Casas mutantes! Enjoei x Adotarei.

A gente costuma dizer que a decoração da nossa casa nunca estará completamente pronta, e isso se deve também, ao fato de termos um siricutico sempre que passamos um tempo razoável com determinados objetos em nossa décor. Depois de um tempo a gente enjoa, doa, passa pra outro, reforma. Queremos mudanças! O siricutico é tão grande em certas pessoas, que elas mudam até os móveis de lugar (todos os meses).

Como disse meu excelentíssimo marido gato, gostoso and inteligente e cheio das palavras bonitas, a nossa casa  é um organismo vivo: “…longe de ser um espaço hermético, mudará com o decorrer do tempo, assim como mudam as cores de nossas plantas no decorrer do ano, nossos humores no intervalo de um único dia, e mudam as vidas que crescem, sonham e envelhecem sob o abrigo de uma casa.”

banner enjoei

Então eu tive a brilhante ideia de fazer duas perguntas para algumas amigas blogueiras: O que elas enjoaram em suas casas e o que trarão de novo para 2013 em suas decorações?

E o porquê dessas duas perguntas? Primeiro porque eu sou curiosa mesmo e sei que vocês também. Segundo, pra que talvez você se encoraje e desapegue daquilo que já foi lindo um dia, mas hoje não te agrada tanto assim (Vamos praticar o desapego). As respostas…

 casadefirulas

 Enjoei/Dispensei: “Tudo o que era supérfluo na minha casa. Me mudei para um apartamento menor e tive que me adaptar. Só foi o que realmente importava (e cabia) no novo apartamento. Foram embora armários de cozinha, rack, estantes, escrivaninha e mais um monte de acessórios de cozinha”.

  Adotei/Irei adotar: “Esse ano adotei móveis planejado e móveis multiuso, como uma cama box baú. É incrível a quantidade de coisa que cabe dentro dela”.

 

**********************************************************************************************************************

dcoracao

Enjoei/Dispensei: “Enjoei de almofadas, a ponto de já ter me livrado de algumas no meu primeiro dia de volta à casa em 2013. De todo modo acho que a cada ano que passa perco mais o medo de enjoar de mudanças, e posso querer novas almofadas daqui a pouco”.

Adotei/Irei adotar: “Em 2013 adotarei mais plantas”.

 

**********************************************************************************************************************

dona das coisinhas

 

  Enjoei/Dispensei: “Então, como muita coisa mudou em 2012, acho que não tenho muito a dispensar em 2013. A não ser a bagunça, quero que essa suma de vez da casa nesse ano”.

 Adotei/Irei adotar:”Esse ano quero adotar sem medo estampas étnicas e florais, daquelas bem coloridas, para contrastar com o branquinho do apartamento novo”

 

**********************************************************************************************************************

 

soumaisminhacasa

Enjoei/Dispensei: O rack da sala. Tchau para ele!

Adotei/Irei adotar: “Criar um rack algo bem bolado e que se eu me mudar, já que o apê é alugado, eu possa leva-lo sem danificar. Outra coisa mudar de local os móveis, pois já mudei tudo no quarto de hóspede/escritório e agora, a meta é sala, porque esse negócio do móvel ficar eternizado naquele lugar e naquela posição, não rola!!! E a terceira, é que quero muuuuito neste ano é colocar cor na minha casa. Não sou do tipo tom pastel… Sou do “neonzão””.

 

**********************************************************************************************************************

decorviva Enjoei/Dispensei: Os ambientes com muita “informação” e pouca circulação e adotei uma decoração um tiquinho mais minimalista onde os espaços são melhor aproveitados e mais amplos. Como na minha sala (que tem até um tamanho razoável) eu tinha 4 (!!!) sofás, resolvi optar por apenas um e deixar o espaço mais arejado. Dois sofás eu doei, um eu vendi e o aguardo ansiosamente a chegada no novo modelo, que tem medidas generosas para acomodar a família e os amigos nas reuniõezinhas em casa.

 Adotei/Irei adotar: Terei em casa os objetos e móveis que realmente amo e preciso, deixarei os espaços mais livres, e passarei adiante aquilo que não me serve mais. No final de 2012 fiz um bazar de decoração que também contribuiu bastante para enxugar grande parte do que estava “sobrando” por aqui e além de mim, um monte de gente saiu satisfeito com novidades para suas casinhas. Acho que esse exercício de desapego na decoração irá refletir positivamente em outros aspectos da minha vida também.

**********************************************************************************************************************

Tá vendo que você não está sozinha (o) nesse mundo? Mostre esse post pro seu marido caso ele diga “Mas pô, você já quer mudar de novo?”. Sim Benhê! Lembrando que mudar não quer dizer comprar. A gente muda transformado, desapegando, trocando, como já disse no começo do post.  Se for o caso, também comprando algo novo, né?!

Agora conta pra mim: O que já deu pra você? E o que você pretende adotar em 2013 na decoração da sua casa??

E mais…Esse é o primeiro post da nossa nova tag “Conta pra mim”, onde estaremos sempre procurando saber mais e mais sobre a opinião de blogueiros sobre determinado assunto desse mundinho porreta da decoração.

Obrigada meninas:

Casa de Firulas /Dcoração /Dona das Coisinhas /Sou mais minha casa /Decorviva

COMPARTILHE
Ana Medeiros
É a neta de D. Edite. Ana comanda o #ACQMVQ e vive diariamente decorando aqui e ali. Trabalha home office produzindo conteúdo para o blog e outras empresas das internetes. É mãe de dois pioios lindos, ama comer, desaguar nas palavras, e não dispensa uma caipirinha no fim de semana. Sabe que ser livre também é perder o controle, que morar é mais do que habitar e que um abraço apertado é melhor que banheira de ofurô.
Faça seu comentário

17 Comentários

  1. Eu sou completamente desapegada das coisas. Quando gosto e acho que é útil, fico. Quando não vejo utilidade, não tem amor que segure haha!
    E eu adoro mudanças. O aparador da sala, já mudei umas 5 vezes (e moro nesta casa há apenas 7 meses…). Acho uma delícia quando o namorado entra pela porta da frente e repara nos detalhes novos. Sinto que não sou somente eu quem curte isso.
    Beijão, Ana!

  2. Esse ano eu pretendo tirar uma cama de casal que habita o escritório do meu marido e transformar o escritório em um própriamente dito. Ninguém merece trabalhar o dia todo olhando pra uma cama, né?! É covardia!
    Bjinhos e parabéns atrasado!

  3. Enjoei de quadros na parede. Alías, enjoei de tudo na parede, e só ficou a pintura básica do pôr-do-sol na sala e meu quadro de borboletas bordadas em ponto-cruz (que eu mostrei no blog).
    Pra esse ano eu pretendo adotar mais bancos pra casa! Pq eu adoro a funcionalidade deles, mas os coitadinhos são feinhos né? Estou procurando idéias de materiais pra reaproveitá-los tb como o de lata de tinta.
    Enjoô fácil tb… Mas minha casa é pitica demais pra mudar muito os móveis de lugar, então tô esperando a reforma \o/
    Vou me libertar!
    Bjos meninas =)

    E parabéns Ana, o ACQMVQ voltou com tudo!

  4. Sou adepta ao desapego.
    E olha que sou virginiana ao pé da letra. O mundo craft tem me libertado ano a ano rs.
    Parabéns meninas isso é muito bom e mudança é sempre bom e bem vinda! #amaioria
    Adoro e conheço o blog/site de algumas e de quem não conhecia já passei a curtir desde já.
    Amo decoração, amo cor, amo mudança, amo vida.
    Bjs

  5. Enjoeei dos quadrinhos na parede do escritório = muita informação. Enjoei dos móveis escuros do HO, parecia escritório de contabilidade. Já adotei prateleiras claras e adotarei uma bancada com cavalete para que quando enjoar (faço muito isso) basta desmontar.

  6. Esse ano resolvi fazer um cantinho para criar minhas artes, costurar, enfim!!!
    Por isso já estou praticando o “desapego”, confesso que é muito difícil, mas estou me saindo muito bem…kkkkk. Aproveitando que estou começando o ano em uma casa nova e daí mais facilidade para organizar as coisas e jogar uma porção de coisas e objetos que não usamos mais e só entulhamos…Bjs

  7. Esse ano resolvi fazer um cantinho para criar minhas artes, costurar, enfim!!!
    Por isso já estou praticando o “desapego”, confesso que é muito difícil, mas estou me saindo muito bem…kkkkk. Aproveitando que estou começando o ano em uma casa nova e daí mais facilidade para organizar as coisas e jogar uma porção de coisas e objetos que não usamos mais e só entulhamos…Bjs

  8. Olá!…Eu só vivo mudando as coisas de lugar…Talvez, por isso o desapego não seja tão necessário…O que antes estava na sala de estar, passou para a de jantar, e desta para a copa e assim tudo ficou com outra cara…Reformo o que enjoei trocando os tecidos, as cores ou revestindo com vinil…Em 2013 talvez, só me desapegue mesmo do que já está muito velhinho e ultrapassado (uma TV e um microondas gigantesco)…Bjs!…Adoro muito esse site!

  9. Adorei o post, Ana <3 E adorei mais ainda estar no meio de tanta gente boa reclamando da minha bagunça!

    Nessa ova etapa também terei que me livrar de muita coisa, não sei como enfio tanta coisa no meu quarto! Acho que o que tenho aqui dá pra montar um apartamento hahahaha gostei muito da ideia da cama box baú da Mirella! Acho que vai me quebrar um galho 😉

    Beijocas, linda!

  10. Eu concordo com a Viviane Pontes.
    A gente tem que ter o dinheiro de gostar e desgostar quando quiser, né!
    Mas, eu mudo tanto as coisas aqui em casa que pra este ano a meta e achar um jeito de ficar pelo menos uns 6 meses sem mexer em nada muito radicalmente.
    O apartamento é muito pequeno e eu tenho uma menina de quase 3 anos. Então, tenho que ir adequando as coisas.
    Um dia antes do natal tava lá eu pintando a casa e mexendo em tudo!
    Vamos ver se sossego um pouco agora!

    Grande bj.

    Jo

  11. Que legal essa coisa de enjoar/adotar…adoro poder enjoar e mandar embora pra alguém que curta,pra alguém para quem aquilo seja necessário(na meioria das vezes,graças a Deus,temos mais do que precisamos).Neste ano quero adotar uma parede de listras no HO…no melhor estilo eu que fiz pra mostrar e surpreender o maridão qdo voltar do Pará onde está a trabalho…tomara que ele goste e vc também,depois eu mostro Ana!bjsssssssssss

  12. Aiai eu na verdade comecei a desapegar ainda em 2012,quando fiz uns “melhoramentos” na minha cozinha,percebi que tinha coisa demais e que não usava metade,como revendo tupperware,imagine tinha peças que não acabava mais,doei o que pude.pretendo não adquirir mais.Mas também cansei das minhas paredes sem nada e resolvi adotar alguns quadrinhos,o que exagerei nos plásticos,faltou para outros cômodos da casa. E ainda mudar a cor do quarto das meninas chega de tanto rosa!! 2013 para mim é desapega,desapega!!!
    Bjus .

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here