Receita de queijo caseiro pra fazer em 15 minutinhos

Mostrei lá no insta @avoqueria dia desses uma foto desse queijo e todo mundo pediu a receita. Não sei se é um queijo inventado pela minha família ou se o danado já existe e eu tô aqui passando vergonha quando digo que é uma receita milenar que foi passando de geração pra geração da família Melo, hahaha.

O que importa mesmo é que é uma delícia, que ele quentinho é de comer ajoelhada agradecendo aos céus, sério mesmo, e com docinho de goiaba então, huuuum…

RECEITA QUEIJO CASEIRO3

E a receita além de simples, fica pronta em 15 minutinhos.

Anota aí:

-1 litro de leite

-1 caixa pequena de amido de milho (200 gramas)

-1 pote de manteiga ou margarina (250 gramas)

-2 pacotes de queijo parmesão ralado (100 gramas)

-1 pitadinha de sal

Modo de preparo:

Primeiro você vai misturar o leite, o queijo e o amido sem levar ao fogo, só pra tirar as “bolotas”, mexendo um pouquinho. Depois você coloca a manteiga, liga o fogo e vai mexendo pra ele derreter, derreter, derreter. Daí vai ficar como na ultima foto dessa “montáji” abaixo:

RECEITA QUEIJO CASEIRO1

Ai você começa a cantar uma música bacana e continua mexendo, quando a música terminar provavelmente vai ter dado o “ponto” do nosso queijo, que é quando ele ta desgrudando da panela, soltando assim, pra lá e pra cá, como nessa foto gigante aqui ó:

RECEITA QUEIJO CASEIRO2

Então é só colocar em uma forma (geralmente colocamos nesses pirex de vidro mesmo) e esperar esfriar (ou não, haha). A quantidade de queijo nessa receita é bem boa e dá pra família inteira colocar num pãozinho fresco.

Quem fizer volta aqui pra me contar o que achou, combinado?

Ps: Mainha, valeu ter vindo fazer e pela paciência em ter parado a mão mil vezes para que eu fotografasse.

UPDATE: Um ano depois…Resolvi fazer a receita em vídeo pra tirar todas as dúvidas, aperta o play:

COMPARTILHE
Ana Medeiros
É a neta de D. Edite. Ana comanda o #ACQMVQ e vive diariamente decorando aqui e ali. Trabalha home office produzindo conteúdo para o blog e outras empresas das internetes. É mãe de dois pioios lindos, ama comer, desaguar nas palavras, e não dispensa uma caipirinha no fim de semana. Sabe que ser livre também é perder o controle, que morar é mais do que habitar e que um abraço apertado é melhor que banheira de ofurô.
Faça seu comentário

85 Comentários

  1. Oie,fiz o queijinho e voltei para comentar!!!Delicioso!!!Fiz agora à tarde…..já tá quase no fim!!!!Muito bom!!Obrigada pela receita!!

  2. Tem o gosto daquele recheio mole daqueles pães recheados de queijo de supermercado.A textura fica parecendo um pudim :(… não gostei.

    • @Ana, fiz metade da receita e tb não gostei da textura e o gosto mt forte do queijo. Então, depois de gelado eu amassei todo o queijo com um garfo, coloquei creme de leite e mexi bem ate ficar um creme. Ficou um requeijão delicioso.
      Na foto o queijo parece mais durinho e mais amarelo que o meu. Fiz o meu com leite de caixa e margarina. Acho que se for leite de saquinho e manteiga deve ficar melhor.

  3. Ô Ana, vc me fez lembrar de um tempo bom que passou. Minha primeira sogra fazia esse queijo. Eu adorava. Recentemente lembrei muito dela desse queijo, e tava querendo fazer. Mas a minha ex-sogra já tá bem velhinha e não acredito que ela lembre. Então, vc vem com a receita passo a passo. Rapazzzz, que feliz coincidência!!! Beijos no core!!

  4. Olá ! Joinha, ja conhecia esta receita mas havia perdido, fica sim muito bom, conheci um senhor que passava
    vendendo, e um dia ensinou a receita para minha funcionária, pra ver, como ainda da para ganhar dinheirinho srsr

  5. É muito gostoso. Sempre que me lembrar do meu pai na cozinha será fazendo essa receita de queijo. Ele aprendeu quando era menino. <3

  6. Ola, quando fala em queijo ja fico atenta ao assunto. Aqui em casa tenho dois ratinhos um de 19anos e outro de 12anos. Nossa, nao dou conta de tanto queijo nessa casa. Vou tentar fazer, espero dar certo. Bj

  7. Gostei demais, fiz com margarina, ficou muito bom, só não achei o ponto soltando da panela como na ilustração. Segui a receita fielmente 1 L de leite, (leite de caixa), 200 gramas de parmesão ralado, uma pitada de sal e 250 de margarina, 200 Gr de amido também é claro. Ficou igual requeijão cremoso o que também é uma delícia rsrsrrs.

  8. Já fiz muitas vezes / porém substitui o queijo por um pote de requeijão após tira do fogo o leite com o amido é a manteiga so coloco 100gs .

  9. Vou experimentar….creio que é uma delícia…. parabéns a equipe que nos indica receitas práticas e funcionais para o nosso dia a dia… Amei essa idéia..

  10. Meu pai é Pernambucano e aprendeu um queijo parecido com esse ,ele chamava de requeijão de corte,comi muito na infância, só ñ sei se é a mesma receita, vou fazer,obrigado.

  11. Sem comentário. O Queijinho da vovó é realmente um show ! Fiz, gostei, o povinho de casa também adorou.
    AGRADECIDA PELA RECEITA.

    BOM DIA!!!!

  12. É bom. Na verdade boa parte dos requeijão do nordeste dificilmente será puro. É desse jeito aí. Fica legal. Só não erre a quantidade de amido porque o sabor realça. Use manteiga. Fica mais saboroso

  13. Acabei de fazer.. ficou show!!!
    Coloquei no pão junto com o hambúrguer caseiro que fiz.. aproveitei e usei como recheio de um kibe caseiro tbm que ficará para o almoço de amanhã. Obrigado pela receita!!! Pena que não dá para enviar fotos.. Obs. O total de requeijão ralado é 100g!!! Abraço à todos!!!

  14. Vou fazer e depois deixo meu comentário, se é verídico ou não……
    (…)acredito eu que a moça não iria mentir sobre receitas..

  15. é uma delicia eu sei fazer minha vó me ensinou eu tinha uns 09 anos aqui em casa todo mundo gosta sou de Pesqueira – Pe

  16. Ana, fiquei com medo de não sair bom. Fiquei assistindo tv e com meus pensamentos na receita. Decidi comprar os ingredientes e fazer a receita. NOSSA ASSESSORIA! FICOU UMA DELICIA. Ficou no ponto, boa textura, bem durinho, o sabor ficou leve e o aroma ficou incrível. Parabéns! Obrigado por compartilhar conosco essa deliciosa receita!

  17. deixarei 2 comentarios, gostei do seu queijo que nao vai a geladeira, fica mais saboroso. Eu pessoalmente acho a mulher bonita sem tatuagem, me desculpe, nada pessoal

    • Ela está ensinando a receita do queijo e não pediu em momento algum a opinião de ninguém sobre as tatoo dela. Aff muito mimimi viu.

  18. Eu fiz o queijo, não ficou bom, ficou com sabor de mingau, usei como molho branco no espinafre, mas comer com pão não dá, devo ter errado nas quantidades, bj

  19. Bom eu fiz duas vezes a receita da primeira vez fiz idêntica à que você postou a segunda vez coloquei meu pitaco, fiz assim coloquei 150 gramas de queijo coalho, 100 gramas de queijo parmesão e 205 gramas de manteiga (não utilizei margarina) o demais fiz igualzinho ficou uma delícia, ambas são gostosas, porém preferi a do meu pitaco.

  20. Ficou muito bom! Quando estiver quente ele é requeijão e quando esfriar dá para comer um “Romeu e Julieta”, queijo + goiabada. Obrigada.

  21. Ainda não fiz. Mas só pela sua simpatia e alegria de viver tá valendo, mesmo que não fique legal. Bjs no seu coração.

  22. Vou tentar fazer!
    Parece que é uma delícia, além de fácil para fazer, se comparado a outras receitas.
    Obrigado, minha linda, pela receita.
    Um abraço!

  23. Acabei de fazer. Gostei muito. Fiz com um pedaço de mussarela e prato. So não acertei o sal! Hahaha! Mas ficou muito bom. Com textura de polenguinho. Obrigada pela receita.

  24. otima receita, farei alguns ajustes na receita para ver o resultado final.
    mas sua receita ficou perfeita, coloquei na geladeira por meia hora, ficou otimo para corte.
    parabéns.

  25. Já fiz essa receita e todos aqui em casa amaram, até os de fora que experimentaram me pediram a receita. Agora faço sempre. Bjs

  26. Olá,

    Posso subtituit o leite por creme de leite?
    Tenho 1 1/2 lit. de creme de leite que sobrou do natal e está vencendo. Gostaria de usá-lo ao invés de jogar fora.

    Obrigada pela atenæão.

    Flavia

  27. Eu modifiquei um pouco a receita, usei 1 litro de leite, 200g de maizena,200g de manteiga de garrafa,400g de queijo de coalho, uma colher de sopa de sal. Bati no liquidificador o coalho com o leite e levei ao fogo com a manteiga e o sal. Ficou maravilhoso!😋😋😋

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here