Passo a passo: Como reformar uma máquina de escrever

Ela chegou tooda down, enferrujada, empenada, torta, troncha. Tadinha da bichinha. Veio do pedido de uma querida amiga que ganhou a máquina de escrever e queria uma cara nova. A única exigência era uma cor vibrante.

Pra começar o trabalho, baixou meu sogro em mim. É que ele trabalhou por anos com reforma e manutenção de máquinas de escrever, então, sabe tudo e mais um pouco. Desmontei as peças que sabia que ia conseguir montar de novo. As mais básicas.

como reformar uma maquina de escrever - a casa que a minha vo queria

Peguei uma lixa pra metal, que é bem grossa e passei por todas as peças. Alisou os riscos e nivelou as partes enferrujadas.

como reformar uma maquina de escrever - a casa que a minha vo queria2

Em seguida passei um primer pra metais com um rolinho. Foram duas demãos. Deixei secar bem.

como reformar uma maquina de escrever - a casa que a minha vo queria3

Depois foi a hora de aplicar a tinta spray. Escolhi o amarelo e coloquei todas as peças dentro de uma caixa funda. Pintar com tinta spray em apê pequeno sem varanda é dose. Quem já tentou sabe que o spray solta um pó de leve que vai sujando tudo. Mas só aprendi depois de colorir o rejunte do piso da sala 😀 É preciso aplicar devagar e de longe, uma distância de 25cm mais ou menos. A primeira demão deve ser só o pó mesmo, quase nada. Aí vai pintando, uma, duas, três demãos até cobrir tudo. Se escorrer, limpa com um jornal ou outro papel grosso e refaz a pintura de leve.

como reformar uma maquina de escrever - a casa que a minha vo queria4

Deixei secar de um dia pra o outro. Já era noite, então deixei pra terminar na manhã seguinte. E foi um desafio, acordar sonolenta com as “vista trocada” pra encaixar micro mini parafusos. A máquina é uma Olympia super antiga, toda em ferro e realmente muito velhinha, precisando de uma manutenção danada, mas de quem entenda. Eu só fiz dar um tapa no visu dela.

como reformar uma maquina de escrever - a casa que a minha vo queria5

Em vez de deixar só na cor, quis compor com este adesivo lindo, com mandalas em flores.

Apliquei o adesivo em partes que também estavam sem pintar.

como reformar uma maquina de escrever - a casa que a minha vo queria6

Aí o resultado, genten!

como reformar uma maquina de escrever - a casa que a minha vo queria7

como reformar uma maquina de escrever - a casa que a minha vo queria8

A maquininha foi pra dona que ficou super feliz e gradicida! Espero que vocês tenham gostado.

Um beijo grande pra todo mundo cheio de carinho e gratidão. Foi muito bom poder fazer parte desse blog tão amado este ano. Que 2015 nos traga mais alegria, energia e criatividade pra gente compartilhar um com o outro!

como reformar uma maquina de escrever - a casa que a minha vo queria9

 

Eva Mota é jornalista e designer de interiores, mora em Vitória da Conquista e é casada com um cara que ama e produz cinema. Após alguns anos aparecendo nas telinhas como repórter de TV, resolveu apostar no seu lado criativo e inquieto, e hoje além de escrever no blog Ateliê Casa de Maria, também empreende e cria coisas lindas para a Lojinha Casa de Maria.

COMPARTILHE
Ana Medeiros
É a neta de D. Edite. Ana comanda o #ACQMVQ e vive diariamente decorando aqui e ali. Trabalha home office produzindo conteúdo para o blog e outras empresas das internetes. É mãe de dois pioios lindos, ama comer, desaguar nas palavras, e não dispensa uma caipirinha no fim de semana. Sabe que ser livre também é perder o controle, que morar é mais do que habitar e que um abraço apertado é melhor que banheira de ofurô.
Faça seu comentário

12 Comentários

  1. Linda!!!! Tenho duas dessas, estava pensando em tentar vender. Não tenho esses dotes. Curto muito seu blog, apesar de ser mais velha que vc, me identifico com suas postagens.. sem ficar ridícula rsrsrs
    Parabéns e Feliz Ano Novo.

  2. […] Estes é mais um dos projetinhos que fiz lá pro querido A Casa Que A Minha Vó Queria. E é sempre bom passar por lá ou relembrar as coisas que fiz com tanto carinho. Os materiais foram tão simples, apenas uma lixa pra ferro, primer pra metal e tinta spray amarela. Ah, teve também tirinhas de plástico adesivo pra dar um ar feminino, com o floral, já que a reforma era pra uma amiga super gente boa. Vem que te conto mais e mostro todo o passo-a-passo lá no blog da Aneeenha! […]

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here