Conceito Hi-Lo, e ideias criativas e baratas no MMPM-RJ

Já meio que torci o pescoço para algumas edições do Morar mais por Menos, não vou mentir. Tinha um pouco a impressão que estava sendo enganada, que de barato e acessível não tinha nada, e até desisti de fazer posts aqui no blog sobre o evento.

Essa semana recebi o release da assessoria com as fotos do MMPM-RJ e me surpreendi: Né que tinha muitas ideias boas, criativas e acessíveis? Beleza, me rendo.

Na verdade, o evento desafia arquitetos e designers da seguinte forma: Harmonizar soluções criativas, artesanais e de baixo custo, com itens de valores mais altos e produtos sofisticados, propagando na decoração o estilo Hi-Lo, já tão conhecido no mundo da moda. Um bom resumo extraído da aula do professor Maurício Arruda, no curso de decoração da Casa Claudia, para que você conheça mais sobre esse estilo Hi-Lo:

Então olhando por esse lado, realmente tenho que voltar a curtir esse evento.Consigo abstrair o que não cabe no meu bolso ou que não me agrada e absorver o que é bacana pra decoração da minha casa, além de ajudar na hora de escolher um móvel ou objeto mais caro e com design bacana. Concorda?

Então vamos lá…

 1- Luminárias pendentes cobertas com retalhos de crochê – Me vem aquela frase clichê na cabeça “Como não pensei nisso antes?”. Lindo e delicado <3

(Na Loja da Casa – Arquitetas Elise e Evelyn Drummond)

2- Galho + Mobiliário de MDF – Talvez encontrar um ganho tão perfeitinho assim no meio da rua não seja uma tarefa muito fácil, mas foi exatamente isso que aconteceu aqui. A dica é envernizar o galho, não esqueça disso! O mobiliário foi feito com MDF, material bem mais barato que outros derivados da madeira (Eu sou fão desse material, tenho feito algumas coisas aqui pra casa como uma mesinha e uma estante, mostro pra vocês depois).

(Quarto do Bebê Menino, das arquitetas Ana Caminha, Carla Cotrim e Loana Goldschmidt)

3- Cama, estantes e prateleiras feitas com tapumes de obras (Placas OSB) e tubulações aparentes pintadas – O OSB também é mais barato do que outros tipos de madeira e mais sustentável, gosto muito dessa “aparência” que ele tem. Os canos foram pintados e ganharam funções extras: No teto para fixar lâmpadas e na prateleira como cabideiro.

(Das arquitetas Juliana Bongiovanni e Luciana Lage e designer Dolores Marafelli)

4- Tijolos de concreto como adega + Baldes de alumínio para armazenar frutas e legumes + Base da mesa com cones de sinalização – O Estúdio do Artista foi um dos ambientes que mais gostei, que apresentou muitas alternativas para o convencional. Além desses artigos citados na decoração, a parede foi texturizada com cimento e argamassa, dispensando qualquer outro revestimento, e o piso é de madeira de demolição.

(Das designers de interiores Joana Di Marino, Márcia Calderaro e Pualani Di Giorgio)

5- Painel e mesa de centro com pallets – Santo palete né? Até quando ele vai nos surpreender?? Já tinha visto muitas mesa com rodinhas na parte de baixo, mas esse “modelo” com um palete em cima  e outro embaixo, se encaixando, é muito legal também. Atenção apara a capa do pufe em crochê.

(Na sala de TV projetada pela arquiteta Estela Pinheiro)

 6- Carretel de fiação de rua como mesa de jantarEssa não é uma grande novidade para quem vive acompanhando blogs, mas sempre vejo carreteis menores. Vai que você tem sorte de encontrar um desse tamanho ou conhece alguém que trabalha no ramo…Aqui ele foi pintado lindamente.Tô tendo um siricutico com esse papel de parede (?)

(Das designers de interiores Danielle Boggis e Márcia Magalhães)

 7- Prateleira com tela de náilon (daquelas de cadeira de praia) + Cabideiro feito com cano de cobre + Estante de engradados plásticos + Cabideiro com registros de água – Deixei por último porque realmente é o meu preferido! Tantas ideias boas em um só lugar. O quarto de bebê zebra com todas essas inspirações acessíveis e mega colorido, não tinha como não ganhar meu coração. Notem também as molduras menores dentro da maior, muito fofo.

(Pelos arquitetos Francisco Palmeiro e Patrícia Lima)

Fica o convite para aproveitar o máximo da criatividade desses profissionais que estão participando esse ano, e que realmente, tiveram boas “sacadas”.

Vou publicar outras fotos na nossa página no Facebook. Ainda não curte?? Vai lá curica (o).

O MMPM – RJ começa amanhã:

SERVIÇO DA MOSTRA MORAR MAIS POR MENOS Ri0 2012:

Funcionamento: de 27 de setembro a 4 de novembro

Horário: de 3ª a sábado, das 12h às 22h; domingo, das 12h às 21h.

Ingressos: R$ 20,00 de terça a sexta-feira e R$ 30,00 (sábados, domingos e feriados)

Local: Av. Epitácio Pessoa, 4.866 – Lagoa

Telefone para informações:  21-2512-2412

www.morarmais.com.br

COMPARTILHE
Ana Medeiros
É a neta de D. Edite. Ana comanda o #ACQMVQ e vive diariamente decorando aqui e ali. Trabalha home office produzindo conteúdo para o blog e outras empresas das internetes. É mãe de dois pioios lindos, ama comer, desaguar nas palavras, e não dispensa uma caipirinha no fim de semana. Sabe que ser livre também é perder o controle, que morar é mais do que habitar e que um abraço apertado é melhor que banheira de ofurô.
Faça seu comentário

30 Comentários

  1. Faz tempo que fuço o “a casa da vó” adoroooo..
    Vou fazer a parede de pallets, aqui pertinho de casa encontrei uma empresa que faz pallet do jeitinho que vc quiser. Mas estou um tiquinho preocupada pois moro em um ap. alugado, será que na hora de retira-los da parede vai ser fácil, ou vai destruir a parede inteira?
    Parabéns pelo site.

  2. Cada ideia linda!!!! Pena que na minha casa não cabe mais nada e a gente gosta bastante da decoração atual. Mas quando chegar a hora de remodelar geral ou mudar de casa, com certeza volto aqui.
    Abraços,
    Aline

  3. Ana! Tô completamente apaixonada por esse papel de parede. Descobre algo sobre ele pra gente, rola? Ai jesuis! Você sabe se pode colocar papel de parede na cozinha? Digo, que pode, pode… queria saber se é viável mesmo, sabe? Para o dia a dia, uma cozinha real, usada de verdade… hehehe. Um beijo. (Eu AMO o seu blog).

  4. Eis que estava voltando para casa ontem e topo com um carretel desses pela rua. Inteiro, bonito e…enorme! Como eu ia trazer ele pra casa? 🙁

  5. \o/ Nossa demais. Ideias que vc fala porque não pensei nisso antes?
    A vontade é ter um espaço bem grande (garagem para guardar) e fazer a decoração em ciclos durante o ano para poder mexer nos móveis e na vontade de fazer de tudo um pouco.
    Falta o real arregaçar as mangas
    $$$

  6. Seu blog é incrível! Adorei! da vontade de sair tirando as coisas do lugar e mudar tudo hauhaua super inspirador… Parabéns!

  7. […] Não ficou uma lindeza essa quarto de bebê com essas luzinhas penduradas nesse galho seco? Essa vai para a lista de ideias para copiar, não só para o quarto de um futuro bebê, mas até para o quarto de gente grande também. Para outras imagens e mais informações da Morar Mais por Menos é só acessar esse link >aqui […]

  8. Parabéns pelo blog. Objetivo! Muito bom, gostei.
    Se tiver informação sobre o “papel de parede SIRICUTICO” , tô dentro, inclusive do siricutico (rsrsrs), divulga, por favor.
    Muito obrigada,
    Sandra Cristina

  9. Que amor! Aqui em Manaus só temos a Casa Cor mesmo, por enquanto, mas essa é uma ótima opção e atrai muita gente, né? É muito visível o quanto você salva com essas dicas e é tudo tão lindo!

  10. Aqui em casa (Canoas,RS) é tudo assim, muito embora o “hi” não seja tão “hi” assim … assim como você, nós somos adeptos do “faça você mesmo”!!!

  11. oi ana, super acompanho seu blog e só hoje vi esse post! super obrigada pelos elogios! nós da zebras ficamos muito, muyito feliz em recebe-los! muitos beijos, patricia e francisco

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here