Inspiração: Fabuloso Destino de Amélie Poulain

amelie poulain bedroom

Hoje começamos um espaço no ACQMVQ bem legal onde vamos, além de falar de inspirações para nossos cantinhos, também  falar de filmes. Aqui entra filme novo, filme velho, indicado ao Oscar, indicado ao Framboesa, filme trash, filme de amô, filme de terror (Esses eu só assisto acompanhada, luz acessa e de preferência de manhã).  Mas qualé o esquema!?

Toda sexta a gente traz um filme supimpa aqui e fala um pouco dele  e indica as cumadi e os cumpadi que assistam.

Pra começar, vou falar de um filme que me inspirou na decoração da minha mini primeira casa. Não tenho fotos, infelizmente.  Na nossa “brincadeira” não precisa fazer a reprodução exata do cenário do filme, tá?! Só são inspirações, coisas que nos lembra de uma cena ou aqueles detalhes que nos fizeram falar assim: PRECISO disso no meu cafofo!

Amélie…Dear, Amélie! Eu amo O Fabuloso Destino de Amélie Poulain. Eu lembro que assisti o filme  ainda no começo da faculdade e gostei bastante. Tudo é tão vermelho… E eu adoro um vermelho, como cês viram lá na cozinha de casa, né?! Lembra não?! Clica aqui.

Voltando ao filme a minha sinopse é assim ó:

Amélie Poulain é uma mocinha sonhadora e tímida que saiu de casa para morar em Paris (#QuemNuncaSonhou). Um dia, no seu novo apartamento (que é nosso objeto de estudo hoje), ela acha uma caixinha com vários itens que alguém guardou e resolve procurar esse alguém para entregá-la. Quando ela encontra e vê a satisfação do antigo morador do seu apê ao ter de volta suas coisas, a visão do mundo da Amélie muda. Tcharãaaaaam!!! Com pequenos gestos, a garçonete resolve sair por lá ajudando as pessoas dando um novo sentido a sua vidinha. O único problema?! É que Amélie tem que aprender a cuidar dela e  achar um grande amorrrrrr.

Pra quem não sabe,  o filme apresenta uma paleta de cores vivas, fortes, que dialoga com todos os cenários.  As principais cores são o vermelho, o verde e  o amarelo que foram inspiradas nas pinturas do artista brasileiro Juarez Machado. Pasmem! Aha uhu…a inspiração é nossa! Aha Uhu!

Mas como é a decoração do apê da Amélie? Não é nada levinha. Aliás, apenas o banheiro é mais clarinho. Mistura bem essas cores, mas com pequenos contrastes nos objetos que não tiram a harmonia.A luz de todas as cenas é um pouquinho mais amarelada, o que escurece ainda mais os cenários, mas nada que não deixe tudo muito legal e que combinando com todo  o resto da trama.

amelie kitchen interior red and green

Aqui a gente vê que as paredes laterais até que são clarinhas, mas os armários não são. São bem vermelhos quase que um bordô. Hoje a oferta de móveis no estilo retrô, com essa ideia de que o velho não é velho, é grande e é super chique, é old school. É fácil até de encontrar ou fazer. Lá em casa, como eu mostrei, a gente colocou a fórmica de pet  na madeira em uma porta e na cozinha pra dar esse mesmo ar e não gastar muito. Mas nem é só o vermelhão que reina. O verde também está presente em toda casa, nas plantas, nos copos, em vários objetos… Amélie como cês podem ver é gente como a gente. Na casa dela as coisas são bem simples.

amelie-kitchen

Olha os azulejos, gente! Aqui a gente consegue ver melhor a cor da parede begezinha que eu falei, umas prateleiras de madeira,  o cabideiro. E a mistura do ladrinho com o azulejo vermelho e amarelo?!

Bora pra sala.

amelie film movie interior

O que eu amo no meio dessa vermelhaiada são esses detalhes coloridos. Tipo o abajú azul…É fofo. Outra coisa que curto muito são as fairy lights na lateral, que você até pode fazer o mesmo efeito em casa com pisca-pisca. Se bem que acho mais bonitinhas as fairy lights mesmo e gosto também desse arzinho de aconchego que as velas trazem no meio de tudo. Aparentemente, a sensação que tenho, é que não há luz direta. Diz o meu arquiteto particular , que divide a vida comigo, que era comum na Europa alguns apartamentos antigos não terem luz direta. Diz ele…

amelie poulain flat appartment interior

Mais uma da sala e do detalhe de outro abajur. Gosto das almofadas  amarelas no sofá também. Gosto é  desse samba do criolo doido de estampas e texturas da parede, da estampa do sofá, do lisinho da mesa…

ameilie television film interior

Olha que legal a cor da moldura da tv. Tudo nesta vida pode ser personalizado…Olha um desafio surgindo aqui!  Já que estamos íntimas, vamos pro quarto dessa mocinha.

amelie poulain bedroom (1)

Aqui já temos outros detalhes que chamam a atenção:  quadros e abajur de animais são meus preferidos.

amelie poulain animal artwork

Os quadros, aliás, são do pintor alemão Michael Sowa.

amelie poulain bedroom interior home flat

Pra finalizar seguem alguns itens que você pode colocar na sua casa inspirado ou não (é que eles são lindos de qualquer jeito) no nosso filme do dia.

Untitled-1

1. Não rola de faltar as Fairy Lights da  Toda Coisinha

2. Cabideiro Cristal – Tranqueira Chic

3. Almofada linda da Casa de Criação ACQMVQ 

4. Vaso Frisado Verde – Tranqueira Chic

5. Abaju Lavínia também da Casa de Criação ACQMVQ

6. Luminária – Tranqueira Chic

7. Essa é uma réplica, em forma de poster, lá do site All Posters. Nunca comprei lá, gente! Só achei na minha pesquisa da net aqui. É uma chance de ter a imagem exata do quarto da Amélie por aí, mas mesmo que você não goste desse quadro, tem vários outros do Michael Sowa que são muito legais. Tem de vários outros filmes também.

Agora me digam, pessoas…

Quais são os filmes que inspiraram um canto, um detalhe pequeno ou grande da sua casa?! Se não tiver, será que tem um filme que você gosta e que acha a casa linda de morrer?! Me conte tudo!

20 COMMENTS

  1. Inclusive tenho uma parede vermelha por causa disso, mas confesso que meu senso de decoração (e uma estante amarela) fez meu quarto parecer mais uma franquia do MC Donalds do que um filme francês.

  2. Ana, eu sei que você pensou no layout do blog, mas eu acho que fica estranho a gente começar o post sem saber quem está escrevendo. Até as referências e etc ficam meio complicadas. Enfim, só para pedir para voltar a colocar o nome do colunista em cima.

    Quanto ao post mesmo, Amelie Poulain é tudo de bom!!! Daqueles filmes que melhoram a seu dia!!

  3. AMEI esse post! Esse filme é o meu preferido, e sempre presto atenção na decoração da casa de Amélie… toda vez que eu assisto, eu faço isso!
    Acho que eu não teria coragem de reproduzir tantas cores tão fortes, mas a pegada retrô e as coisas simples tocam meu coração.

    Beijos!

  4. Que blog fofo!
    Já curtindo <3
    poxa, a casa dela é realmente vibrante né? Adoro essa paleta mais escura, os tons de vermelho. Acho que se eu pudesse escolher seria um ambiente mais puxado para a casa do Sherlock Holmes, tons de madeira, marrom e preto (ou tons de vermelho preto e branco). Muito dificil decorar um lugar hahahhahah Acho que no final minha casa seria uma bagunça básica =x
    Adorei o post <3
    uma ótima tarde!
    http://pansmind.com.br/2015/01/resenha-literaria-11-a-mao-esquerda-de-deus-paul-hoffman.html

    • @Pandora, eu tenho uma casa super colorida. Pra se ter ideia, tenho um corredor amarelo com as portas dos quartos cada uma de uma cor. Acho que tem que ser do gosto mesmo da pessoa e num tem dessa, se ficar forte, a gente tenta dar uma melhorada! hahahha O importante é ter a sua cara, suas preferências! Vou postar qualquer hora, mas eu adoro o ar inglês, uma pegada hora do chá nas coisas. Valeu!

  5. Amo a decoração do chalé no filme “O amor não tira férias”. Sonho em ter um cantinho inspirado nessa casa!

  6. Amélie Poulain!!! Pronto! Este post já encheu meu coração de alegria <3
    Amo tudo no universo de Amélie!
    Lindo! Parabéns!!!

  7. Parabéns pela estreia, Amélie é perfeito!! O filme “O amor não tira férias” tem detalhes lindos nas casas que as 2 protagonistas trocam para tirarem férias. A casinha que fica num país frio (agora não lembro o país rsrs) é perfeita, cheia de detalhes aconchegantes. Acho que dá pra ter boas inspirações.

  8. Eu também AMO esse filme, escolha perfeita!!! Minha paixão é a casa de Lorelai Gilmore de Gilmore Girls e o filme Holiday( com Kate Winslet e Cameron Diaz) , especificamente a casa de Kate na Inglaterra, uma pequena casa muito charmosa!!!

  9. Sou alucinada por Amelie Poulain desde o colegial! E quando mudei de casa com certeza foi o filme inspiração pra minha decoração. Mas como gosto de mais leveza deixei só para os detalhes mesmo!

    Inclusive, eu achei o abajur azul da primeira foto da sala pra comprar na Etna e por um preço suuuuper acessível! Pensem que eu surtei quando vi, só faltei sair correndo de encontro ao abajur! E detalhe: tem pra vender até hoje!!! 😉

    Obrigada pelo post, o blog está cada vez mais divino!

  10. Olá Gabi, só hoje vi o post da Amélie e super adorei!! Eu já vi esse filme umas 5 vezes e toda vez que passa eu vejo de novo. Ele é de uma sensibilidade artística incrível! E é claro, as cores e a decoração são um charme á parte. Mandou super bem na escolha desse filme como inspiração. Parabéns, o post ficou maravilhoso!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here