Conheça as 5 principais diferenças entre Móveis planejados e Marcenaria

Esse post foi inscrito em parceria com a Casa Planejada.

Se você já saiu em busca de profissionais para a execução de móveis sob medida, com certeza já se deparou com a dificuldade de diferenciar os serviços que são prestados por profissionais de marcenaria e empresas de móveis planejados

Além da natural diferença de valores (que muitas vezes nem é tão grande) decorrente da carga tributária, frete, infraestrutura e pessoal, há também uma clara diferença na concepção e construção dos móveis, que por sua vez interfere diretamente na performance e durabilidade do ambiente e é sobre essas diferenças que falaremos nesse post:

Antes de tudo é preciso deixar claro que as diferenças não tornam um serviço necessariamente melhor do que outro, mas sim que essas diferenças interferem no custo, e que por sua vez posicionam cada tipo de serviço para seu nicho de mercado específico, sendo ambas as possibilidades válidas e adequadas para seu publico.

Diferença 1 – Módulos independentes

Empresas de móveis planejados geralmente constroem módulos independentes, enquanto marceneiros costumam construir caixas únicas.

O principal motivo dessa diferença é impactar no preço e tempo necessário à montagem, já que módulos independentes consomem muito mais material e tempo de montagem. 

Seria razoável supor que economizar material e diminuir o tempo de montagem seria uma vantagem para o consumidor, e pode ate ser que para uma considerável parcela isso seja adequado, no entanto, para um público mais exigente quanto ao alinhamento e regulagem das portas e nivelamento geral dos móveis, o método da construção por módulo, que é método realizado pelas empresas de móveis planejados, tem suas vantagens.

Ao separar os móveis por módulos independentes, é possível no decorrer da montagem ajustar os desníveis da parede atrás de cada ponto, o que possibilitará um melhor alinhamento na regulagem das portas quando estas forem instaladas, além é claro, de facilitar quando houver a necessidade de manutenção futura, ou até mesmo aproveitar apenas uma parte dos móveis em outros projetos.

Diferença 2 – Uso de “tamponamento”

O tamponamento é como uma segunda “pele” que reveste o móvel e é muito comum sua utilização pelas empresas de móveis planejados, unificando os módulos e contribuindo para estética geral do projeto.

Assim como ocorreu com a diferença descrita antes, o uso do tamponamento também representa um maior investimento no orçamento, e talvez seja o principal elemento que caracteriza o bom acabamento que as lojas de móveis planejados conseguem entregar. 

Por se tratar de uma camada que esconde todo o sistema de fixação, emendas e elementos estruturais, essa camada unifica a composição e confere beleza ao design. 

Não se trata de um item absolutamente indispensável, e muitas pessoas abrem mão dele para baratear os valores de seus orçamentos, mas essa decisão tem como consequência a exposição de elementos de fixação, que fatalmente ficarão “visíveis” pelos tapa-furos, que não costumam ser muito discretos.

Diferença 3 – Fundos

A espessura dos fundos costumam variar entre 3mm, 6mm e 15mm, sendo os dois primeiros os mais utilizados pelos marceneiros e 15mm pelas empresas de móveis planejados de alto padrão 

Os fundos de 3 ou 6mm costumam ser fixados por encaixe ou pregos, enquanto os de 15 são fixados por parafusos ou mini-fix, garantindo maior estabilidade e esquadro a modulação.

Isso é especialmente importante no decorrer da montagem, já que eventuais diferenças no esquadro se somam a medida que a montagem progride, e os fundos podem ser um poderoso aliado para garantir que o esquadro do móvel fique perfeito, garantindo um excelente aspecto final ao ambiente.

Os fundos de 15mm aliados a um bom sistema de fixação são firmes o suficiente para estabilizar os módulos e contribuem para o nivelamento total do ambiente.

Diferença 4 – Fitamento de bordas

O mercado conta com basicamente dois sistemas de fitamento de bordas para móveis: Cola de contato e Sistema Hot Melt. O primeiro é utilizado por boa parte dos marceneiros, e o segundo é o método da indústria de móveis planejados.

Os sistemas de fixação por cola de contato é aquele em que a cola é passada em ambas as peças, no MDF e na fita de bordo, e após a secagem as partes são unidas e o acabamento é feito com estilete e lima para desbaste das bordas.

O método de fitamento por cola de contato é barato mas depende bastante da habilidade manual do profissional para se obter um acabamento satisfatório, além disso, a cola de contato é a base de solvente, o que significa que sua secagem ocorre por tempo indeterminado, ocasionando o ressecamento da película tornando-a quebradiça, o que resulta no amarelamento das quinas e soltura das fitas de borda do móvel.

Já a colagem pelo sistema Hot Melt ocorre na aplicação de cola em alta temperatura por pressão, para posterior refilamento e polimento em máquinas que garantem um acabamento previsível e durável, já que a cola permanece estável após a normalização da temperatura.

É claro que esse processo exige um maior investimento em máquinas, e exatamente por isso também impacta no valor do produto final. 

Diferença 5 – Fornecedores e ferragens.

Chapas de MDF de boa qualidade e ferragens de alto padrão impactam diretamente no orçamento e perfomance do produto a longo prazo.

Existe uma clara distinção na performance das chapas de MDF dependendo do fornecedor. As melhores fábricas oferecem chapas que contam tratamento antifungos e bactérias, e apresentam boa performance no corte e fitamento, assim como em todo o processo de usinagem e furação. 

A mesma diferenciação ocorre nas ferragens, as melhores opções são provenientes de fábricas que testam seus produtos dando boa previsibilidade do ciclo de uso e previsão de manutenção. 

Nem sempre os melhores fornecedores de chapas e ferragens estão disponíveis nas madeireiras de todas as cidades, especialmente no interior, e por isso o marceneiro muitas vezes precisa contar com o material que dispõem em seu mercado local, enquanto uma fábrica de móveis planejados consegue padronizar sua lista de fornecedores para toda sua area de atuação.

Conclusão

As diferenças que abordamos se concentram nas características materiais inerentes ao produto, mas não podemos nos esquecer que essas diferenças podem ser acentuadas ou atenuadas a depender dos profissionais envolvidos, sejam eles marceneiros ou empresas de móveis planejados. Há exemplos suficientes de profissionais competentes em todos os nichos, e cabe a você levar todos os pontos em consideração.

Espero ter ajudado, Até a próxima!

Casa Planejada Design

Atendimento: (81) 9 8926-1339

Instagram: @casa.planejada

www.casaplanejadadesign.com.br/

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here