Um apartamento decorado no estilo Farmhouse

Já ouviu falar no estilo farmhouse? Ele é inspirado nas casas de trabalhadores do campo norte-americanos. Peças antigas, simples e rústicas. Cores claras e ambientes bem iluminados com luz natural. Móveis que trazem a sensação que foram herdados ou adquiridos em épocas diferentes. A sensação que você já entrou naquele espaço em algum filme que assistiu, hahaha.

Bem, aqui a proposta apresentada pela arquiteta Júlia Guadix vem trazendo também algumas outras adaptações com a presença do estilo industrial para atender as demandas de seus clientes.

“Nossa proposta foi deixar o apto com a cara do casal. Para isso, nos inspiramos nas referências deles e trabalhamos um décor que deixou à vista as memórias afetivas dos dois, como os instrumentos musicais do Ricardo, os itens de confeitaria utilizados por Paula e fotos que eternizam momentos especiais”, recorda Júlia. Ela ainda enfatiza que a compactação dos ambientes e a paleta de cores suaves foram outros pontos que contribuíram na busca pela sensação de leveza que ambos desejavam. Além disso, a marcenaria, muito bem trabalhada no projeto, deixou os ambientes super funcionais e práticos.

Ao entrar no apartamento já é possível observar que as referências do farmhouse estão destacadas por conta das cores leves e peças rústicas que integram a decoração. No hall de entrada, a arquiteta posicionou toquinhos de madeiras na parede que ficaram perfeitos e destinados para pendurar bolsas, casacos ou máscaras, assim que os moradores entram em casa. Na continuidade, o extenso banco, elaborado para ser o canto alemão, oferece compartimentos com portinhas de correr para guardar os sapatos. As duas soluções ajudam a deixar o apartamento mais organizado e limpo, preservando a estética do imóvel com o passar do tempo.

A mesa de jantar rústica delimita muito bem a proposta do cômodo e é acompanhada pela execução, sob medida, de um canto alemão – móvel que se destaca pelas linhas simples e o encaixe virtuoso com a proposta decorativa. “Ele ‘abraçou a parede da entrada e propiciou mais espaço para os convidados”, explica Júlia.

Como Paula é chef confeiteira, era imprescindível que tivesse uma cozinha prática e que atendesse sua demanda de trabalho, por isso o ambiente recebeu uma boa quantidade de nichos, portas e gavetas para que todos os utensílios fossem acomodados de forma organizada e ao alcance das mãos. Dessa forma, a marcenaria foi substituída por peças com design clássico, entregando ainda mais charme e sofisticação para o ambiente. Gavetas e armários se tornaram muito mais funcionais, uma vez oferecem praticidade.

Integrada à sala de jantar, o living se transformou em um ambiente leve após a reforma que considerou a aplicação de uma paleta de cores claras e materiais naturais. Para criar a boiserie nas paredes, Júlia instalou ripas feitas de poliestireno reciclado que abraça o espaço e segue até o jantar possuindo o mesmo branco das paredes. Com isso, o projeto conseguiu um belo efeito, sem precisar do painel por toda extensão. Na parte superior, as prateleiras se unem à moldura da sala e contam com uma fita de LED que complementou a luz geral do ambiente e permite a criação de diferentes cenários de iluminação.

No banheiro, a bancada de quartzo e azulejos brancos com pontinhos verde menta, concebeu uma atmosfera fresca e moderna. Na marcenaria, o gabinete de MDF com revestimento amadeirado tipo Freijó possui em tom mais escuro, fazendo um contraponto com o branco e aquecendo o ambiente.

Na ala íntima do apartamento, o quarto do casal é super aconchegante. Nele, Júlia também optou por acabamentos claros como o cimento queimado na parede, a cabeceira estofada, o armário com porta ripada que embutiu a TV e outros elementos que propiciaram uma atmosfera calma e relaxante.

www.studioguadix.com

Instagram: @studioguadix

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here