Confira dicas para comprar o refletor de LED ideal

Garantir uma iluminação eficiente e econômica é fundamental tanto para garantir visibilidade e segurança quanto para reduzir despesas no final do mês. Atualmente, o refletor de LED é um dos produtos mais procurados no mercado de iluminação, uma vez que é um item projetado para ser econômico e potente.

A cada ano cresce a procura pela tecnologia LED: a crise hídrica sofrida pelo país, desde o início de 2015, tem levado muitos consumidores a repensarem o sistema de iluminação residencial ou comercial utilizado. De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Iluminação (Abilux), o preço das lâmpadas de LED está cada vez mais acessível, fazendo com que as pessoas invistam nessa tecnologia que pode gerar economia de até 70% na conta de luz.

refletor_led_30w

Além da substituição da tradicional lâmpada incandescente pela lâmpada LED tubular, uma eficaz solução de iluminação, os consumidores tem investido em refletores pela durabilidade do produto. Se utilizado 24 horas por dia, o refletor tem duração aproximada de cinco anos. Se usado oito horas por dia ou menos, ele pode durar mais de quinze anos.

Antes de comprar um refletor é necessário estar atento a alguns quesitos para garantir que está adquirindo o modelo correto para sua necessidade.  Confira dicas e acerte na escolha.

Dicas para comprar o refletor de LED ideal

●    Defina seu projeto

Antes de mais nada, é preciso ponderar sobre as condições da compra. Do que o ambiente precisa? É um projeto de substituição de iluminação ou trata-se de um espaço 100% novo? Uma vez que estiver com um projeto bem definido, escolha o modelo de refletor. Dessa forma, evita-se erros na compra e na instalação.

●    Para iluminação de ambientes recém-construídos

Nesse caso, o primeiro passo é buscar uma consultoria junto a profissionais (arquitetos e engenheiros civis) capazes de realizar um trabalho seguro e eficiente. Para elaborar um projeto luminotécnico completo, especialistas saberão avaliar melhor critérios precisos sobre potência, eficiência, vida útil e outros aspectos que devem ser levados em conta.

●    Em caso de substituição de iluminação (retrofit)

As substituições de iluminação tem sido cada vez mais comuns em razão da excelente relação custo/benefício proporcionado pelas lâmpadas de LED. Para não errar na hora de realizar o chamado retrofit, recorra a um estudo de equivalência no nível de iluminação para determinar a economia de energia. Por exemplo: refletores de LED 50W equivalem às lâmpadas convencionais de 100W mais 30% W do reator, proporcionando 61% de economia.

Para garantir que seu projeto com refletores de LED seja bem-sucedido é necessário atentar a especificações técnicas como Certificado internacional de procedência do produto, prazo de garantia e fluxo luminoso. O ideal é escolher um produto que ofereça ao menos 50 mil horas de vida útil e que não esquente.

COMPARTILHE
Ana Medeiros
É a neta de D. Edite. Ana comanda o #ACQMVQ e vive diariamente decorando aqui e ali. Trabalha home office produzindo conteúdo para o blog e outras empresas das internetes. É mãe de dois pioios lindos, ama comer, desaguar nas palavras, e não dispensa uma caipirinha no fim de semana. Sabe que ser livre também é perder o controle, que morar é mais do que habitar e que um abraço apertado é melhor que banheira de ofurô.
Faça seu comentário

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here