Móvel de quinta: Como fazer uma cama de paletes

Esse post não é somente  pra mostrar o passo a passo de como montar uma cama de paletes, acho que já temos muitos tutoriais na internet sobre isso, é um post pra te apresentar um blog incrível, o Joias de Casa, e um conceito que talvez vocês já experimentem há algum tempo, mas nunca ouviram sobre um termo que o explica tão bem.

Já ouviram falar em SUPRACICLAGEM?

Supraciclagem é o processo o qual itens descartados são redesenhados com o objetivo de aumentar o seu valor, torná-los úteis ou simplesmente agradáveis esteticamente.

A supraciclagem trabalha em oposição à cultura do consumo, encorajando pessoas a pensar em novas formas de usar as coisas, ao invés de simplesmente comprar novos produtos. A essência da supraciclagem é o “reutilizar” dos três R’s da sustentabilidade (reduzir, reutilizar e reciclar).

A supraciclagem é diferente de reciclagem. Para reciclar é preciso de materiais base – na maioria papel, plástico, metal e vidro. Esses materiais de base passam por uma série de processos físicos e químicos para que possam ser transformados em um novo produto, frequentemente de menor qualidade.

Para supraciclagem, os materiais não precisam passar por processo industrial nenhum. Você mesmo pode customizar um produto e ele continua sendo do mesmo material que você o encontrou. Além disso, um item “supraciclado” é tipicamente melhor ou da mesma qualidade do que o original.

Sim minha gente, as nossas conversas constantes sobre “repaginadas”, nada mais são do que tudo isso que as meninas do Joias de Casa explicaram tão bem, e como é bom sempre aprender um pouquinho mais =)

como fazer uma cama de paletes8

Quem comanda o Joias são duas bichas arretadas, a Ariane Protte e a Camila Cortez, designers de produto que desde 2014 vem trabalhando com o “design de reuso”. As meninas fazem oficinas voltadas a supraciclagem (upcycling), divulgando o assunto e incentivando pessoas a praticarem também, além de criarem produtos (E trabalham sob encomenda, heim?). O contato pode ser feito por email: joiadecasa@gmail.com.br.

Ah, as meninas estão em São Paulo.

Agora vamos ao passo a passo propriamente dito né? Vou deixar que a Camila explique pra gente como se deu todo o processo, e se liga, tem muitas dicas importantes no meio da conversa:

Essa minha segunda experiência com pallets foi a pedido de uma amiga, que precisava de cama para o quarto. Conseguimos quatro peças de 1,20 X 1,00m na fábrica que ela trabalha que dariam certinho pra empilhar e fazer uma cama de solteiro.

Como o pallet era usado no chão da fábrica, tinha bastante sujeira e pegadas de sapatos, mas nada que uma boa lixada não resolveria. O mais importante era observar o que estava marcado nas peças. Voltando a falar um pouco sobre o cuidado na reutilização, é importante observar o que está escrito no pallet. Todo pallet vem com um carimbo, que tem informações sobre sua origem e como foi tratado. Esses pallets tinham com um marca “HT” que significa “heat treatment”, ou seja, tiveram um tratamento térmico em estufa para uma esterilização superficial e evitar a proliferação de organismos vivos. Assim fiquei mais segura pra continuar com o projeto.

Para a montagem da cama, eu tirei todas as ripas debaixo usando um pé de cabra. A ideia era criar um nicho maior entre as peças quando elas fossem empilhadas.

como fazer uma cama de paletes1 como fazer uma cama de paletes2

Assim ficou a cama, ripas viradas para cima e ripas viradas para baixo, entre essas ripas, só os montantes.

como fazer uma cama de paletes4

Para unir os dois blocos, comprei uma ripa de madeira pinus de 4 metros de comprimento por 10cm de largura, cortei um pouco menor do que o comprimento da cama e parafusei na parte de baixo das duas peças, como se fosse uma chapa de união. Aproveitando a sobra da ripa de pinus, criei pezinhos bem simples apenas recortando pedaços com 12cm. Depois eu parafusei esses pezinhos na ripa inteiriça que uniu os dois blocos de cama.

Para o acabamento, nós usamos tinta esmalte a base d’ água na cor amarela. Na hora de pintar, eu descobri que a melhor maneira de economizar a tinta na cor final é aplicando uma camada de tinta látex branca. Se você aplicar a tinta esmalte direto no pallet cru, a madeira que é bem porosa, vai sugar bastante tinta. A tinta látex branca é mais barata e dá uma boa cobertura.

como fazer uma cama de paletes3

como fazer uma cama de paletes5

Para juntar as peças eu usei essas “chapas de união”. É essa barra de ferro, que vem com esses furos para você parafusar nas duas peças que quer juntar. Então ficaram dois blocos, na mesma altura.

cama-pallet-41

Para aproveitar melhor esses vãos que ficaram na cama, eu montei caixas de tecido estruturadas com papelão, pra servirem de gavetas. Eu sei operar uma serra circular, furadeira, tico-tico, mas uma máquina de costura não! Então nessa parte eu tive que ser socorrida pela mamãe. O maior charme dessas caixas está nesse tecido de estampas geométricas da Tamtum.

como fazer uma cama de paletes7

como fazer uma cama de paletes6

como fazer uma cama de paletes11

Depois dessa trabalheira toda, a cama foi parar dentro de um quarto colorido e divertido de uma designer de brinquedos, apaixonada pela literatura infantil e circo.

como fazer uma cama de paletes9

como fazer uma cama de paletes10

E ficou tudo tão lindo, tão moderninho, tão colorido neah? Amei, amei, amei. E lá no Joias de Casa tem muuuuitos outros projetos mão na massa e muitos outros trabalhos incríveis e novos conceitos, trabalhos, pessoas pra gente conhecer.  Visita obrigatória <3

COMPARTILHE
Ana Medeiros
É a neta de D. Edite. Ana comanda o #ACQMVQ e vive diariamente decorando aqui e ali. Trabalha home office produzindo conteúdo para o blog e outras empresas das internetes. É mãe de dois pioios lindos, ama comer, desaguar nas palavras, e não dispensa uma caipirinha no fim de semana. Sabe que ser livre também é perder o controle, que morar é mais do que habitar e que um abraço apertado é melhor que banheira de ofurô.
Faça seu comentário

2 Comentários

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here