Como cobrir a cúpula do abajur com tecido – De cara nova!

É com imeeeensa alegria que apresento pra vocês a minha amiga Marcia Marinho, que trará mais conteúdo bacana pro blog, sempre com pautas relacionadas a passo a passo e crafitices desse mundo decorativo.
Vamos fazer montinho de boas vindas? =)
Primeiro post de colaboração, super feliz pelo convite. Além de admiradora, leitora assídua, fã desta neta e pessoa especial, adoro decoração. O lado craft é uma das maiores fontes de inspiração para o meu trabalho diário, o soltar a imaginação, o tentar.
Como leitora do ACQMVQ aprendi que: é legal anotar o que se gosta, e fazer. Nada é eterno então se enjoou, não deu certo vamos mudar de novo a cor e as coisas. Vamos dar vida e vamos dar uso.
Quando a minha ficha caiu para essa dica e veio o convite da Ana resolvi me jogar ao material que tenho, que ganhei e que estavam guardados. Essa é a minha chance de repaginar, utilizar e dar mais vida e cor ao lar doce lar assim como pratico diariamente no meu trabalho. E por aqui vou dividir também um pouco  com vocês.
Esse abajur é um belo exemplo, meses de material comprado, já havia comentado com a Ana e agora lá está ele decorando o meu quarto. Esse foi o primeiro, então posso dizer que estamos aprendendo juntos (agora já querendo e pensando nos próximos para customizar). Espero que gostem =)
abajur-romantico-com-garrafa-de-vidro
Anote a listinha de materiais:
1 garrafa ou pé de abajur , aros, opalina (cúpula), rabicho, soquete,lixa, cola, rolo, pincel, régua, lápis, clipes, tesoura, pano úmido, papel para servir de base para executar o trabalho, tecido, chave de fenda fina, fita dupla face automotiva, fita dupla face comum.

 

 

abajur-romantico-com-garrafa-de-vidro2

Lixe o lado brilhante da opalina e passe o pano úmido para eliminar os resíduos, corte o tecido com sobra de 1,3cm a mais em relação ao tamanho da opalina e passe a cola com o rolo (lado que foi lixado). Fixe o tecido com sobra de 2,5cm em uma das extremidades (por exemplo do lado que começou a fixação do mesmo), lembre-se de alisar o tecido para evitar bolhas.

passo1

Una as extremidades (formando então a cúpula e lembrando da marcação que fizemos da medida dos aros ok?), logo em seguida, passe a fita dupla face comum em volta do aro, fixando no meio da fita e curve-a para o centro do aro. Fixe os aros as suas respectivas extremidades, fazendo um leve pique quando o tecido encontrar com as hastes. Com o auxílio da chave de fenda vamos embutir as sobras do tecido, por isso a importância dos 1,3 cm para um acabamento perfeito. Cúpula pronta!!!

cupula-pronta

Faça a instalação da parte elétrica (pedi ao vidraceiro para que fizesse o furo) e observe também na hora de comprar o material elétrico, que este seja de acordo com a voltagem do local/cidade de uso. Simples, rapidinho de fazer e beeem barato heim???

final

Marcinha é a idealizadora da Temco, loja online de produtinhos handmade, com pronta entrega.  Com mãos habilidosas e sua máquina de costura essa menina faz coisas lindas pra você e sua casa.

 

 

COMPARTILHE
Ana Medeiros
É a neta de D. Edite. Ana comanda o #ACQMVQ e vive diariamente decorando aqui e ali. Trabalha home office produzindo conteúdo para o blog e outras empresas das internetes. É mãe de dois pioios lindos, ama comer, desaguar nas palavras, e não dispensa uma caipirinha no fim de semana. Sabe que ser livre também é perder o controle, que morar é mais do que habitar e que um abraço apertado é melhor que banheira de ofurô.
Faça seu comentário

23 Comentários

  1. Novidades maravilhosas!Amei o tecido escolhido e o pé de garrafa.Ambos de muito bom gosto.Venha sempre com essas ideias divinas!! =]

  2. Olá pessoal! Gostaria muito que vcs fizessem um post de “faça vc mesmo” e objeto para customização fosse um palete, de preferencia um mini palete. Tenho um e gostaria de fazer algo legal com ele! 🙂

  3. Oi, Marcia! Já tinha visto reforma de cúpula, mas nunca uma começando do zero… Amei!!! Fiquei com uma dúvida apenas : colocaste fita dupla-face no aro, e na hora de colocar o tecido, não embola?
    Tenho duas garrafas lindas, q guardei para esse fim. Agora, com teu pap vou me jogar!!! Muito obrigada!
    Abs.

  4. SEMPRE MUDEI O PANO DA CÚPULA DE MEUS ABAJURES MAIS FAZIA COM FILTRO DE CAFÉ OU APROVEITANDO OPALINA VELHA NÃO FICAVAM TÃO BONS POIS NÃO SABIA COMO NEM ONDE COMPRAR NEM O NOME DO MATERIAL, AGORA GRAÇAS A VC MEU TRABALHO VAI FICAR MUITO BEM FEITO OBRIGADO PELA GENTILEZA DE PASSAR SEUS CONHECIMENTOS

    MUITOS BJS

  5. Bom dia Marcia.
    Parabéns. Ficou lindo seu trabalho.
    Onde vc comprou este bocal? Em minha cidade não encontro este produto. Vc pode enviar resposta para meu e-mail?
    Obrigada
    Carmem

  6. Gostei das dicas, mas ocorre que tenho 88 anos e sem paciência nem habilidade para realizá-las. Tudo que necessito é da dica do nome de um profissional ou de uma empresa capaz de recuperar meus abajures de mesa de sala de jantar. Vc conhece alguém que possa me indicar.
    Izrael

  7. a sua copula ficou muito bonita. mas eu gostaria de saber se o pano da copula foi cortado em vaze. obrigada vera guimaraes.

  8. gostaria de saber se posso fazer na propria cupula o meu e de tamanho medio quanto de tecido cola branca eu nao entendi mto devido a minha idade 73 gostaria de entender melhorobrig

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here