Cobrindo móveis com tecido – Prateleira

Não tem nem muita graça mostrar esse passo a passo porque já é coisa tão “manjada”…Mas sempre fico pensando nas pessoas que ainda ficam com dúvidas na hora de cobrir madeira com tecido, então resolvi postar assim mesmo (oi oi oi).

Os materiais são basicamente, cola branca, rolinho, pincel, tesoura, água e o tecido.

Dilua um pouquinho a cola

Use o rolinho pra passar a cola uniformemente sobre a madeira.

Coloque o tecido bem esticadinho por cima. No meu caso, fiz um lado da prateleira de cada vez, deixando alguns centímetros de sobra para cobrir as laterais.

Com o rolinho novamente, passe a cola diluída sobre o tecido, isso mesmo, por cima (esqueci da foto). Espere secar bem. Isso faz com que o tecido fique mais durinho e fácil de limpar futuramente.

Agora vamos para o último passo que é ajustar as laterais da prateleira. Usei o estilete para tirar o excesso de tecido de uma das bases e o grampeador para prende-lo por baixo. Deu pra entender?

Esse é mais ou menos o basicão para cobrir qualquer móvel  e parede. Sem muita complicação, requer só um pouquinho de gingado, mas é bem pouquinho mesmo. Qualquer dúvida vamos conversando nos comentários ta?

Fiz duas prateleiras e vão pro quarto do Vinícius. Aliás, essa semana quem me acompanha no Instagram e Twitter tem visto a preparação do quartico dele (@avoqueria, segueeee).

PS:Não estou esquecida do nosso concurso Instagram, vou tenter desencantá-lo na próxima semana, eu juro.

COMPARTILHE
Ana Medeiros
É a neta de D. Edite. Ana comanda o #ACQMVQ e vive diariamente decorando aqui e ali. Trabalha home office produzindo conteúdo para o blog e outras empresas das internetes. É mãe de dois pioios lindos, ama comer, desaguar nas palavras, e não dispensa uma caipirinha no fim de semana. Sabe que ser livre também é perder o controle, que morar é mais do que habitar e que um abraço apertado é melhor que banheira de ofurô.
Faça seu comentário

33 Comentários

  1. Amei! E gaveta, você sabe? Assim, só na parte da frente? Seria só cola, né?
    Queria aprender…

    Ps: Amo seu blog. Vou me casar e ter minha bebê e ele me ajuda tanto!

  2. Amei! E gaveta, você sabe? Assim, só na parte da frente? Seria só cola, né?
    Queria aprender…

    Ps: Amo seu blog. Vou me casar e ter minha bebê e ele me ajuda tanto!

    🙂

    • Gabi, vc pode só cobrir a parte da gaveta sim, mas deixa essa sobra pra depois vc fazer as bordas bem feitinhas com o estilete.

    • Ivny, o ideal é sempre limpar com um paninho úmido. A camada de cola por cima tb serve para impermeabilizar o tecido =)

      • Foi essa a minha dúvida. Acho lindo madeira forrada de tecido, mas sempre penso na sua durabilidade. Eu não sou de fazer mtas reformas, por mais que eu queira mto, então qdo penso em fazer algo, gostaria que fosse beeeem durável. A aplicação do tecido na madeira dura bem? qual o melhor tecido pra aplicar? Esse tecido é liiindo!! Bjs!

  3. Oi Ana!!! Acesso seu blog quase todos os dias e nunca havia comentado (falha minha!), mas quero aproveitar para te parabenizar, ele é lindo e a forma como vc escreve muito me agrada…

    Por favor, uma dúvida em relação ao PAP; eu posso finalizar com cola mesmo ao invés de grampear? Não tenho o grampeador 🙁
    Um beijo grande!!!

    • Oi Josiane, muuuito obrigada querida!
      Vc pode finalizar com cola sim, mas como o tecido geralmente fica mais “enrolado” digamos assim, a cola não segura muito bem dependendo desse acabamento.

  4. Ana, estou querendo comprar um grampeador para madeira. Você tem alguma recomendação? Vi no mercado livre e os preços vão de 18 a 150 reais! Fiquei na dúvida!

  5. Queridas, só para ajudar. Dá para fazer o acabamento com tachinha em vez de grampreador de tapeceiro. Fica bem fofo e é um material que se acha mais fácil.

    No meu móvel eu usei um martelo para fixar a tachinha para evitar perder meus dedos apertando a tachinha no MDF… Rs

    Beijos!

  6. Bom dia…Quero mto utilizar esta técnica do revestimento com tecido, mas tenho medo das quinas…..Vc tem alguma foto ou vídeo do acabamento nas quinas?

    Obrigada

  7. lindo-seu-trabalho,adoro-artesanato-e-estou-decorando-minha-casa-com-pouco-dinheiro-então-estou-fazendo-td…beijuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

  8. Adorei a idéia do revestimento com tecido, mas tenho uma duvida, tenho um móvel que já foi pintado, posso fazer o revestimento sobre a tinta ou precisa lixar? Adorei este blog.

  9. Ana, fazendo uma busca no google para encontar uma estante revestida de tecido com telhadinho do tipo casa de boneca encontrei seu blog.
    Amei seu trabalho e, especialmente este PAP. Quero revestir uma estante velha de madeira para o quarto da minha filha e suas dicas foram valiosas!
    Como não tenho o grampeador, vou colar com a cola PVA sem diluir. Isso deverá dar uma durabilidade maior no acabamento.

    Grande abraço,

    Cláudia

    PS: vou linkar vc no meu blog. 🙂

  10. Olá Ana..
    primeiro, parabéns pela “Arte”. AMEI.. muito bem feito!
    Me tira umas dúvidas..
    Eu tenho um móvel para computador, e queria muito fazer tal reforma.. porém, gostaria de saber se a cola pega no material do meu móvel, pois é aqueles que compramos em “casas bahia” não é madeira original.
    E Também gostaria de saber se tecido “CHITA” é bom para isto, pois também se trata de algodão.

    Muito obrigada, um beijo!

  11. Oi, nunca fiz este tipo de trabalho e vou tentar fazer com as tuas dicas. Mas tenho um receio antes de fazer: depois do tecido colado é possível retirá-lo depois de um tempo? Não estraga o móvel?

    Obrigada!!

  12. Oi Ana.
    Queria cobrir o assento de umas banquetinhas de madeira da minha cozinha.
    Pensei em colocar espuma embaixo do tecido.
    Minha dúvida é: as banqueta são envernizadas. Preciso lixar antes de passar a cola branca? Ou ela cola mesmo no verniz?
    Beijo e obrigada.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here