Série Palhinha Indiana: a popularização na mobília

Sou louca apaixonada fissurada na tal da palhinha e não existe material que me deixe mais fascinada nessa vida. De tempos em tempos ela volta em peças de decoração e em móveis, bombando em projetos de decoração e nos catálogos de grandes marcas no mundo todo, como Ikea.

Mas tu já se perguntou onde tudo começou? Independente da resposta (hahah), quero te contar porque hoje vou começar uma série de posts sobre ela, inclusive mostrando alguns projetos que você pode fazer na sua casa (Ana Medeiros, o retorno).

Primeiro precisamos falar sobre um carpinteiro entalhador alemão chamado Michel Thonet (1796 – 1871). Através de algumas experiências com madeira laminada, ele desenvolveu uma técnica inovadora para arquear madeira a vapor, e com isso, produziu cadeiras em série que foram um grande sucesso.

A mais popular, vendida para um café de Viena, foi a cadeira N°14, que logo após tornou-se um símbolo do design moderno, trazendo vários prêmios para o seu criador e participação em exposições importantes. Ela é composta por apenas 6 peças de madeira, tornando-se um objeto funcional, ergonômico, leve, barato e muito elegante. Ela era construída com 6 peças de madeira unidas com apenas 6 parafusos, e o assento era geralmente feito com…PALHINHA!

É por isso que estou falando desse cara. Foi ele que popularizou no ocidente o material surgido na Índia, aplicando-o na sua cadeira mais conhecida, a cadeira Austríaca ou também conhecida como cadeira Thonet. Em, 1919, sua produção já continha em torno de 1.400 modelos de móveis com sua técnica, e muitos deles sendo utilizado a…PALHINHA.

A Palhinha Indiana ou casca da haste do rattan, é uma planta da família das palmeiras, nativa da Ásia e da África, bem comum na Indonésia.

Chegou pelas bandas do nosso Brasil no séc XVIII. Com o nosso clima tropical e todos aqueles móveis acolchoados e cheios de veludos e tecidos quentes, não existia cristão morando em nossas terras que dessa conta do calor insuportável que era sentar numa poltrona, minha gente. Logo a palhinha foi trazida pra cá pra literalmente refrescar a galera…

Bem, continuaremos nosso especial nas semanas seguintes, vai ser massa =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho de compras