
Certamente a expressão “quanta paciência” é dita quando vemos um mosaico.
Pois é exatamente essa sensação que vai tomando conta quando começamos a fazer. A ansiedade vai dando lugar a paciência, paz. Efeito claro de arteterapia =)
O mosaico é o agrupamento de pequenas peças como por exemplo: cerâmicas, vidros, pedras, casca de ovo e outros que coladas próximas umas as outras produzem um determinado efeito visual. Para quem gostar do passo a passo vale à pena procurar em sua região curso para se aprofundar. O curso vai abordar origem, os diferentes tipos, materiais apropriados para área interna e externa etc.
Hoje vou dividir com vocês a experiência da minha primeira peça, digamos que vamos fazer juntos, combinado?
Utilizei:
- Peça a ser feita a aplicação (Escolhi esse nicho de casa, que a Ana me deu um tempo atrás)
- Pastilhas de vidro
- Rejunte (usei o branco)
- Espátula
- Pincel
- Cola branca
- Recipiente para cola
- Óculos de Proteção
- Estopa
- Pano umedecido
- Torquês* use o torquês com roldana ou o cortador de azulejo tipo alicate, esse torquês que aparece na foto não consegui cortar a pastilha com ele, como não encontrei o torquês com roldana para comprar no momento, na loja de material de construção fizemos um teste de corte na pastilha de vidro utilizando o cortador de azulejo tipo alicate e o resultado foi aprovado. Essa parte de teste foi pura diversão. É morar no interior nos deparamos com essas surpresas, achei que com tantas boas lojas de materiais de construção na cidade seria mamão com açúcar encontrar.
Ao trabalho:
Limpei e como pretendo pendurar a peça fiz um furo.
Fiz no papel o desenho de onde seriam aplicadas as pastilhas e fiz uma simulação (notem as sobras no desenho)
Passei cola e em seguida foi feita à aplicação somente deixando para o final a etapa que seria utilizado o torquês.
Com o auxílio da caneta para retroprojetor marquei a linha de corte, como utilizei o cortador de azulejo ele tem um marcador (essa peça circular que aparece na foto) depois é só encaixar e com um leve pressionar ele cortou. Não precisa ter receio de perder pastilhas, muiiiita calma nessa hora. Perdi três.
Seguindo as instruções da embalagem, preparei o rejunte e fiz a aplicação.
Cerca de dez minutos depois passei a estopa para tirar o excesso e o pano umedecido, isso tudo de forma leve, sutil.
Eis o resultado. No mosaico não é necessária tanta preocupação com a precisão dos cortes, mas mesmo assim tentei fazer o possível.
Amei fazer! E a certeza que tenho é que irei fazer mais peças, espero que gostem tanto quanto a pessoa animada que acaba de fazer esse post, hahaha.
Olá Márcia, menina adorei seu mosaico, e em saber como cortar pastilha de vidro, muito bom!!! Tenho certeza que essa casinha ficou linda na decoração. Parabéns!! Bjo
renovandoacasasempre.blogspot.com.br