Como impermeabilizar vasos de barro/cerâmica

Estava aqui sofrendo com os meus vasos de cerâmica, regava as plantas e não conseguia seguir uma rotina legal de rega, porque no outro dia lá estava a terra seca. Já me sentia a péssima jardineira rs. Sim, essa absorvição rápida é algo normal e comum nos utensílios de barro/cerâmica.Vi então uma dica de impermeabilizar vasos e resolvi testar. O que você vai precisar? Vamos lá:

Impermeabilizar Vasos

Siga as instruções da lata do produto, neste caso agitando bem. Coloque uma luva porque…bom você irá entender o porque quando estiver manuseando o produto. Limpe o(s) vaso(s) e vamos colocar o pincel para trabalhar. Depois que concluir nem pense em lavá-lo (pincel), pode descartá-lo.

Vasos Passo1

Esperei secar por 72 horas, não fiquei ansiosa porque como é um produto forte quanto mais seco melhor. Depois de ok lavei-os por dentro antes de plantar.

Vasos Passo2Vasos Passo3

Dica: Você pode pintar assim como fiz com alguns. Passei a tinta PVA (de parede) branca e depois as cores que tenho em casa. Você pode usar tinta de artesanato, a PVA (de parede mesmo). Usei tinta à óleo, gosto da praticidade de poder lavar o objeto depois, mas no fazer exige mais atenção no uso do solvente e thinner (se não for a base de água). Já a PVA é só lavar o rolo e pronto.

Outra dica é customizar, fazendo caras e bocas, colocando algo, pintando algo geométrico, fazendo poás etc.

SAM_8618

Resultado: Agora as plantas estão verdes, terra com a umidade adequada e rega dentro da rotina de cada uma.

Marcinha e esse banco da foto abandonado, sem vida?! Pois é, o vi no sítio de uma tia, o trouxe e logo mais mostro a transformação, por enquanto serve como suporte.

Beijos e até o próximo encontro!

8 Comentários

  1. Olá, Ana!! Comprei uns vasos de barro, pois pretendo fazer uma torre de flores. Antes gostaria de impermeabilizar e envernizar os vasos para que durem mais e fiquem bonitos por mais tempo. Obrigada pelas dicas.

  2. BOA TARDE,TENHO UMA DÚVIDA CRUEL QUAL A DIFERENÇA DE PLANTAR SUCULENTAS EM UM VASO DE BARRO COMUM OU O VASO IMPERMEABILIZADO?E GOSTARIA DE SABER SE ESSA IMPERMEABILIZAÇÃO NÃO MATA AS PLANTAS,GRATA.

    • O vaso sem impermeabilizar puxa a umidade da terra e suas plantas necessitaram de regas mais frequentes ou ficaram murchas. Impermeabilizando os vasos evita que a terra seque rápido e as plantas permanecem mais bonitas e saudáveis.

  3. Que dica máxima! Meu lírio da paz tá só sofrendo aqui coitado, troquei terra, adubei, e sempre tinha que regar todo dia e abundantemente, sem falar que tenho que limpar o vaso por fora todo santo dia porquê ele suja pra caramba! Vou impermeabilizar o vaso mas é já!

  4. Pensei que transportar minhas suculentas para os vasos de barro seriam a solução para o ressecamento acelerado que vinha acontecendo. Agora sei como dançar esse problema. Amei a dica.

  5. Olá! O pincel pode ser limpo com aguaraz em um copinho descartável mesmo. Enquanto não estiver usando, pode deixar nesse produto. Evita que o neutrol seque es perca o pincel.
    Quando encerrar o trabalho, limpe usando um paninho embebido no aguaraz. Pode deixar esse pincel somente para esse fim.

  6. Essa impermeabilização veda rachaduras no vaso de concreto? Porque eu fiz um buraco na lateral e essa buraco ficou grande . Meu marido prendeu um pedaço de piso por dentro escondendo o mesmo com cimento e areia, mas ele não peneirou a areia . Quando esse reparo secou eu limpei os borrados de cimento com água. Mas percebi que afastado desse reparo formou-se uma linha molhada por dentro do vaso, indicando infiltração, por apresentar rachadura . Nesse caso , essa técnica com esse produto,vai vedar a rachadura? Tenho que pincelar com esse produto dentro e fora do vaso?

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here