Dicas para organizar sua estante de livros

Difícil mesmo é não ter uma estante ou móvelzinho ai na sua casa que abrigue uns livros, tô certa? E também tenho quase certeza que rola uma duvidazinha insistente em como organizar esses livros com outros objetos que você tanto gosta, que ganhou de herança, que trouxe de uma viagem…

Quer então um bom exemplo a ser seguido e umas dicas universais para uma estante nos trinques? Cola então “uzoim” nesse post e nas imagens do The Makerista:

estante de livros1

1) Agrupe os livros por cor: Essa é uma modinha bem modinha do mundo decorativo e que resulta num efeito bem legal.

2) Tenha uma caixa de couro ou outro material (que combine com seu estilo) para guardar pequenos objetos, evitando deixá-los espalhados. Ela também cria um bom volume na composição.

estante de livros2

estante de livros3

3) Use apoiadores de livros, eles são bem úteis e existe uma variedade enorme de tipos, uns mais chiques, outros mais divertidos e por ai vai…

estante de livros4

4) Intercale livros na horizontal e vertical, quebrando a monotonia.

estante de livros5

5) Divirta-se: Achei muito bacana esse pequeno “cenário” criado com o livro aberto e o tigre dourado como se estivesse saindo de dentro da página.

estante de livros6

6) Procure um equilíbrio no uso de vasos, arranjos e porta-retratos. Veja que não temos aqui nada que não “converse” entre si, as cores usadas em quase todos os objetos são as mesmas (Branco, dourado e preto), e nada ficou amontoado, alguns objetos em cima de livros, outros mais recuados…

estante de livros7

7) E por fim, você pode aproveitar a última prateleira pra colocar uns cestos com revistas.

estante de livros8

COMPARTILHE
Ana Medeiros
É a neta de D. Edite. Ana comanda o #ACQMVQ e vive diariamente decorando aqui e ali. Trabalha home office produzindo conteúdo para o blog e outras empresas das internetes. É mãe de dois pioios lindos, ama comer, desaguar nas palavras, e não dispensa uma caipirinha no fim de semana. Sabe que ser livre também é perder o controle, que morar é mais do que habitar e que um abraço apertado é melhor que banheira de ofurô.
Faça seu comentário

10 Comentários

  1. Oh Ana, isso não é organizar os livros, é usá-los para decorar. Separar por cores é modinha infeliz. Lembra um seriado onde a nova rica chamava um decorador e pedia: nesta parede quero 2 m de livros azui, nesta outra 1 m de livros verdes. Bj nos pioios e em vocês papais frescos.

    • Ah, não liga não. Essa solução é para quem tem tão poucos livros que fica espaço na prateleira.
      Quem dera meu problema fosse ter espaço de sobra para livros ao ponto de precisar de fotinhos e caixinhas para complementar.

  2. Vou ter que discordar da minha colega acima. Organizar é encontrar soluções para as coisas. Nesse caso, são dicas para dar vida à estante e aos próprios livros, que interagem com o restante dos objetos. Gosto muito de soluções assim, sem regras e padrões, mas que trazem felicidade ao dono da casa.

  3. Acho que quando conhecemos os livros que temos, esse é um tipo de organização tão válido quanto separar por temas, autores, ou simplesmente dispô-los em ordem de tamanho ou alfabética (considerando os títulos).

    Curti essa possibilidade!

  4. Oi, Ana! Primeira vez visitando seu blog e adorei aqui.
    Eu acho lindo a estande com as cores organizadinhas, mas não consigo colocar a minha assim. As minhas são organizadas por tamanho e gênero. Colocar livros de tamanhos diferentes juntos me dá agonia hahaha Também separo um lado pra livros em inglês e o outro pra livros em português.

    Beijão

  5. Amigas,
    No item 1 do post a Ana mencionou que é “uma modinha bem modinha do mundo decorativo”.
    Eu achei bonito, mas não serve para mim. Embora conheça todos os meus livros, já que os li todos, são muitos e para uso de toda a família. O melhor método, no meu caso, é ordenar os livros por autor e, dentro de cada autor, por ordem alfabética por título. Evidente que cada estante contem um assunto, ou assuntos similares.
    Valeu a sugestão.
    Beijinhos,
    Maria Goretti

  6. Em tempo:
    Amei a dica da primeira foto. Vou fazer aqui em casa: uma cadeira com pufe para esticar as pernas e uma mesinha com uma plantinha.
    Beijinhos,
    Maria Goretti

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here