Como usar a furadeira: Dicas, truques e bate papo

Aêêêê!!! O pontapé inicial da nova fase do nosso canal foi dado e hoje temos o nosso primeiro vídeo com uma nova proposta no Youtube. Queremos discutir, problematizar e encontrar soluções para assuntos sobre decoração, reparos, reformas, babados, confusões e gritaria. Obviamente que não deixaremos os tutoriais de lado e vez ou outra vão rolar uns vlogs também.

Hoje o nosso primeiro vídeo é sobre a tão temida furadeira, aperta o play pra assistir e depois se liga aí no post que fizemos com muitas informações bem detalhas. Mas ó…por favorzinho, assina o nosso canal e deixa seu joinha pra gente fazer esse canal bombar?

Até alguns meses atrás, como falei no vídeo, nunca tinha usado a furadeira. Foi somente quando me separei e vim morar sozinha, que tive coragem pra fazer algumas coisas por conta própria e ter plena convicção de que sou capaz sim, todos somos. Parece uma besteira sem tamanho, mas é mesmo libertador colocar um armário na parede, trocar a resistência do chuveiro, o gás do fogão, instalar um pendente na cozinha. Simbora homens e mulheres, pra quem ainda tá por fora de como a “coisa” funciona, esse post é pra você!

Primeiro você precisa conhecer uma furadeira e as ferramentas necessárias para prender qualquer coisa na parede. Ah, vamos falar aqui sobre o uso dessa ferramenta para paredes de alvenaria, já que dentro do ambiente doméstico elas são mais usadas para essa finalidade, combinado? Usamos para prender prateleiras, armários, quadros, etc.

furadeira

  • Martelo
  • Chave de fenda.
  • Bucha e parafuso
  • Chave de mandril

Agora as partes de uma furadeira:

  • 5-Broca
  • 6- Mandril
  • 7-Furadeira propriamente dita

Existe uma infinidade de tipos de brocas nesse mundo encantado dos armazéns, mas as mais básicas são essas três aqui.

como usar furadeira - DICAS, TRUQUE E BATE PAPO - www.acasaqueaminhavoqueria (10)

O tamanho da bucha e do parafuso vai depender do que você vai prender. No caso de móveis, geralmente ele já vem acompanhado do material que você vai precisar pra fixá-lo, então a preocupação em acertar o número da bucha não existe, rs. Em quadros não tão pesados, costumo usar a bucha número 6 ou 7 (E no meu caso não uso pregos porque muitas paredes da minha casa são extremamente duras, não entram, só mesmo com a furadeira). Em prateleiras e painéis de madeira, buchas número 8. Aqui estão algumas que comprei pra mostrar pra vocês:

como usar furadeira - DICAS, TRUQUE E BATE PAPO - www.acasaqueaminhavoqueria (4)

Em ordem crescente, temos número 6,7,8,10 e 12. Coisa mais linda né? Hahaha.

E pra facilitar a vida do cidadão, achei no armazém um kit já pronto com broca, buchas e parafuso. Tendo isso em mãos, é só correr por abraço, meu povo.

como usar a furadeira

Primeiro você precisa fazer a marcação do que vai prender, geralmente marco com um lápis ou dou um furinho com a ponto do parafuso mesmo.

como usar furadeira - DICAS, TRUQUE E BATE PAPO - www.acasaqueaminhavoqueria (12)

A casa que moro é muito antiga e os rebocos das paredes são bem frágeis, por causa do tempo da construção e por tantas vezes que a parede já foi pintada, então aprendi um truque de antes de furar colocar uma fita crepe no local, meio que pra segurar a onda…

como usar furadeira - DICAS, TRUQUE E BATE PAPO - www.acasaqueaminhavoqueria (11)

E aqui alguns truques pra não espalhar o pó que inevitavelmente vai se espalhar pelo cômodo (Mas como eu disse no vídeo: nas suas primeiras furadas apenas curtam o momento e esqueçam essa parte, haha):

Você pode usar um post-it

como usar furadeira - DICAS, TRUQUE E BATE PAPO - www.acasaqueaminhavoqueria (1)

Um saquinho

como usar furadeira - DICAS, TRUQUE E BATE PAPO - www.acasaqueaminhavoqueria (2)

Ou um filtro de café

como usar furadeira - DICAS, TRUQUE E BATE PAPO - www.acasaqueaminhavoqueria (6)

Segure firme a furadeira, sem medo, sem receios e pensando que agora você pode sim fazer isso sozinha(o)

como usar furadeira - DICAS, TRUQUE E BATE PAPO - www.acasaqueaminhavoqueria (9)

Duas coisas importantes a considerar:

Esteja calçado, nada de usar a furadeira com os pés no chão.

Prenda o cabelo! Outro dia um leitor me chamou atenção no Snapchat e ele estava super certo, o cabelo pode enroscar na furadeira e aí já viu…

Depois enfie a bucha no buraco, e aí que entra o martelo, dou umas batidinhas pra ela ficar bem alinhada com a parede.

como usar furadeira - DICAS, TRUQUE E BATE PAPO - www.acasaqueaminhavoqueria (3)

Agora você vai colocar o que quer prender entre a bucha e o parafuso e depois apertá-lo com a chave de fenda.

como usar furadeira - DICAS, TRUQUE E BATE PAPO - www.acasaqueaminhavoqueria (5)

Agora quero todo mundo aproveitando o fim de semana pra usar a furadeira sem moderação. Mulheres do meu Brasil, vamos nessa! E não esquece de jeito nenhum, POR FAVOR, de postar uma foto com a mão na massa e me marcar lá no Instagram, combinado? Usem a hashtag #avoqueria. Tenho certeza que todo esse movimento vai se lindo \o/

Sobre o texto que falei do meu amigo Mazes no vídeo.

“Usei uma furadeira pela primeira vez na vida e sem ninguém por perto há algumas semanas. Sou homem, tenho 27 anos, mas nunca me deram confiança pra segurar uma furadeira antes. Até porque quem tem uma costuma ter ciúme. É bem pesada e meu braço doeu por dias, porque furei muitas vezes, porque era pra duas prateleiras, mas foi uma das melhores sensações da minha vida. É um tipo de medo que constrói. Quer dizer, o medo era de quebrar a broca e de levar choque, mas, depois que você ta firme, furando (a parede, claro) e você chega até o fim do buraco, você se sente uma pessoa maravilhosa. Sim, tem algo de sexual/orgástico nessa experiência, claro. Mas tem também o lance de fazer algo sem precisar depender de alguém que o faça. Acho que todo mundo devia experimentar. Logo logo compro minha furadeira. Simbora, meninas. Sejam autoras de suas furadas. Empoderem-se. Depender dos outros é muito ruim. E a gente nem tem que ser obrigadx a nada.”

COMPARTILHE
Ana Medeiros
É a neta de D. Edite. Ana comanda o #ACQMVQ e vive diariamente decorando aqui e ali. Trabalha home office produzindo conteúdo para o blog e outras empresas das internetes. É mãe de dois pioios lindos, ama comer, desaguar nas palavras, e não dispensa uma caipirinha no fim de semana. Sabe que ser livre também é perder o controle, que morar é mais do que habitar e que um abraço apertado é melhor que banheira de ofurô.
Faça seu comentário

4 Comentários

  1. Oi Ana!!Que legal esse post, eu PRECISO dizer que passei pela mesma coisa.Me separei e fui morar sozinha.Queria instalar cortinas na casa e aí depender de pai pra isso??Comprei a furadeira, o kit e fui pra casa determinada.Quando instalei a primeira cortina na sala fiquei me sentindo a super poderosa,hahahah…Façam a experiência mulherada,recomendo!
    Beijos

  2. A furadeira igual a minha, mulher que sabe se virar é outro nível, só peço ajuda em coisas mais pesadas! Vou postar na hashtag!

  3. Adorei o “tutorial”!
    Sempre quis aprender a usar uma furadeira porque eu sempre estou pendurando coisas na parede e meu pai não tem tempo para ficar furando a parede toda vez que eu decido mudar minhas coisas de lugar (o que acontece pelo menos uma vez ao mês). Quero colocar um quadrinho de cortiça na cozinha e pretendo eu mesma furar a parede e colocar.
    Me deseje sorte haha
    Beijão <3

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here