Como pintar um móvel de madeira e a minha mesinha nova

Talvez um monte de gente saiba muito bem como pintar um móvel de madeira, mas como vivemos falando aqui sobre esse assunto e sugerindo ideias, resolvi fazer mais uma vez esse passo a passo maroto. Antes de qualquer coisa, vamos a algumas considerações básicas importantes:

-Existe no mercado tinta específica para pintar madeira, assim como outros materiais complementares que são de extrema importância, como  a massa para cobrir imperfeições na madeira e o primer fundo nivelador. O primeiro o nome já diz tudo, o segundo serve para passar antes da tinta propriamente dita, uniformizando a absorção nas superfícies da madeira , melhorando o aspecto final da pintura e aumentando o rendimento da tinta de acabamento.

-Tem um móvel desses com revestimento brilhante e bem lisinha e quer pintá-lo? É o seguinte: Qualquer móvel com revestimento, seja ele da loja mais cara ou mais barata da cidade, não é aconselhável jogar tinta em cima. Pode cobrir? Pode. Vai gastar mais material? Vai. Vai durar? Provavelmente não, vai começar em pouco tempo a descascar. E qual a solução? Podemos falar disso em um outro post.

Agora falar sobre a minha pintura, rs.

O Leo fez um movelzinho da loja com a medida errada, se distraiu e pá! Acontece né? Daí ele falou que ia desmanchá-lo pra aproveitar a madeira, e eu que não sou boba nem nada, pedi a caixinha pra mim. A boa mesmo é que fazer uma mesinha dessas é muito simples e você pode até usar uma gaveta que iria para o lixo ou um  nicho desses que já encontramos prontos em lojas de decoração.

Como tive a sorte de pegar uma madeira crua, não precisei passar pelas etapas mais chatas do processo de pintura, que é justamente a não-pintura: Limpar bem o móvel, lixar para tirar qualquer verniz, cera, tinta anterior. Parti diretamente para o primer que falei logo no inicio do post.

como pintar um móvel de madeira1

Antes de pegar o rolinho e pince, isolei com fita crepe os limites da minha pintura, para que não fizesse sujeira em algumas superfícies que eu não queria pintar.

como pintar um móvel de madeira20

Então com rolinho fui passando o primer. Em lugares que o rolinho não alcança, como os “cantinhos”, um pincel fino resolveu.

como pintar um móvel de madeira3

Passei somente uma demão, mas aconselho a todos a passar duas, principalmente se o seu móvel já tinha alguma pintura anterior, enfim, o certo mesmo são duas demãos, hahaha. Como eu também não estava preocupada em fazer algo tão profissa, não usei a massa para cobrir os buraquinho e nivelar a madeira. Para um móvel de pintura perfeita, é aconselhável.

Antes de aplicar a tinta propriamente dita, passei uma lixa fina para uniformizar melhor.

como pintar um móvel de madeira4

Daí comecei a pintura. Essa tinta eu ganhei da Coral e ela é um tinta de parede. Oi, como assim? Pois é, não é uma tinta específica para madeira, mas eu quis testar se funcionaria e deu certo.

como pintar um móvel de madeira5

como pintar um móvel de madeira6

como pintar um móvel de madeira7

Aproveitando que estava com a mão na massa, peguei uma cabeceira de 20 anos atrás, que era dos meus pais e que veio parar aqui em casa e coloquei ela pra jogo também. Confesso que deveria ter lixado ela completamente, mas como ela também é de madeira crua e maciça e há um bom tempo ninguém passa cera ou verniz nela, fui de primer + tinta e só. Façam o que eu digo, mas não façam o que eu faço, hahaha.

como pintar um móvel de madeira8

Voltando pra mesinha…

Depois de esperar o tempo de secagem das duas demãos de tinta, hora de tirar a fita crepe <3 Eita sensação maravilhosa!!!

como pintar um móvel de madeira9

Daí eu tinha um adesivo dando bobeira aqui em casa que sobrou daquela parede da nossa ex loja (Falei sobre ele aqui nesse post) e apliquei no tampo do movelzim e tirei os execessos com o estilete.

como pintar um móvel de madeira10

como pintar um móvel de madeira11

Levei para a oficina pro Leo colocar os pés palitos (Não que eu não conseguisse, mas como ele já estava fazendo o outro móvel e com a mão na massa, né?) e  “Vira aí pra eu tirar uma foto pro post dessa etapa, amor”. Ele me vira com essa cara de garoto propaganda, lindo, gato, maravilhoso. Hahaha, ai gente, desculpa. Beijo meu marceneiro preferido.

como pintar um móvel de madeira12

Voltando pra mesinha mais uma vez…

Queria fazer as meinhas os pés, que mostrei no começo da semana. Então mais uma vez a fita crepe. Dessa vez não apliquei o primer (Por puro esquecimento mesmo).

como pintar um móvel de madeira13

como pintar um móvel de madeira14

E aqui a mesinha pronta com a cabeceira que também colei adesivo.

Esse será o quarto de hóspede que estou decorando no momento com as coisas que já tenho aqui por casa mesmo, reaproveitando, pintando, usando a criatividade. Os pezinho como vocês já devem saber, é fabricação nossa e vedemos lá na lojénha do blog, quem quiser colocar a mão na massa, passa lá! 

como pintar um móvel de madeira15

como pintar um móvel de madeira16
como pintar um móvel de madeira17

Mostro esse ambiente todo prontinho na próxima semana tá? Quem quiser ir espiando antes, espero vocês lá no Instagram e Snapchat (@avoqueria). Agradecimentos especiais a Jaci, que trabalha aqui com a gente, e a Angela, minha irmã. As duas ajudaram um monte, apesar de não terem aparecido nas fotos, rs.

Agora me digam: O que acharam????

 

COMPARTILHE
Ana Medeiros
É a neta de D. Edite. Ana comanda o #ACQMVQ e vive diariamente decorando aqui e ali. Trabalha home office produzindo conteúdo para o blog e outras empresas das internetes. É mãe de dois pioios lindos, ama comer, desaguar nas palavras, e não dispensa uma caipirinha no fim de semana. Sabe que ser livre também é perder o controle, que morar é mais do que habitar e que um abraço apertado é melhor que banheira de ofurô.
Faça seu comentário

18 Comentários

  1. Maravilhosoooooooo! Desde o passo a passo bonitinho até a escolha das cores, ficou tudo lindo! Imagina o sortudo que se hospedar nesse quarto aí… se fosse eu, ia ficar me achando!! rsrs

  2. Amei ficou muito lindo, você me deu uma super ideia, to pra trocar minha cama por que na verdade nunca gostei da cor dela, agora me veio a vontade de pintar, mas aqui o trabalho vai ser grande por que vou ter que lixar muito, muito,muito.
    beijo e parabéns ficou muito lindo

  3. Que lindeza mais linda!
    Amei. E olha, nunca havia pensando em usar fita para evitar borrar outras áreas. Dei uma estilizada numas caixas de mdf e tive maior trabalho com tinta ultrapassando as áreas. Thx pela dica!

  4. Oooowwwwwn, que amor, Ana! Amei a combinação da estampa com a cor da tinta. Amei, amei, amei! Doce e inspirador!

    E se eu te contar que já pulei etapa de propósito, para a tinta durar menos no móvel, você me crucifica? rsrs

    Beijos

  5. Você começou a escrever sobre pintura de móvel com o revestimento melamínico e eu fui ficando muito feliz…e aí cortou o assunto e eu ‘ploft’, caí do céu! hahaha Eu tenho umas prateleiras assim medonhas no meu apê que queria pintar mas não sei como!! Vou esperar o post sobre esse assunto, já que você prometeu!

    Ah, adorei o móvel, as dicas, a decoração, tudo de bom!

  6. Amei o móvel! Estava precisando de inspiração pra fazer um criado mudo pro meu quarto e esse post caiu como uma luva.

    Só estou na dúvida com relação as dimensões do móvel, tem como passar… pois fico com medo de ficar desproporcional com os pés palitos.

    Bjs.

  7. Ficou muuuuito lindo! Mas eu preciso muito aprender a pintar esses tais móveis lisinhos! Ensina a gente, pleeeease!!!!

  8. Oi Ana!!
    Adorei a luminária que está em cima da sua mesinha (que a propósito ficou linda!!)!!
    Me ensina a fazer por favor!!!! 🙂
    Ela é de tomada?!!
    Obrigada!
    Bjs!!

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here