Como fazer um terrário (com as crianças)

Olá pessoal, eu sou a Leyla, leitora, fã da ACQAMQ, casada, mãe de um piolho lindo de 6 anos, que a Ana chama de Vitinho da Silva.

Estou passando pra visitar essa casinha e compartilhar com vocês uma paixão que carrego há alguns anos. Como começou essa paixão é assunto pra outro post, se a Ana deixar que eu visite a casa novamente, claro! (Brincadeira)

Mas… vamos deixar de blá, blá, blá e falar do que realmente interessa:  A paixão pelas plantas. Agora, paixão pelas suculentas, em especial pelos cactos. Sim, os cactos são suculentas! Esse é um assunto pra outro post. Hahaha! Tenho interesse por tudo que se refere a planta e se você também é assim, deixa seu comentário aí no final sobre dúvidas, sugestões de posts.

O projetinho que escolhi pra mostrar é tão fácil que até criança consegue fazer, Vitinho da Silva e Vinícius provaram isso. A idéia foi juntar a paixão pelas plantas, as férias das crianças e fazer algo legal que elas pudessem participar.

Então … que tal montar um terrário aí na sua casa como atividade de férias com as crianças? Pra isso vocês vão precisar de:

* Um recipiente de vidro;

* Pedriscos, brita ou argila expandida;

* Cascas de pinus;

* Areia de construção;

* Terra adubada e

* Mudas de cactos  e suculentas.

A montagem é feita na mesma ordem dos materiais citados a cima, fazendo camadas com eles, depois de colocada a camada de terra adubada é só fazer buraquinhos, colocar a muda e apertar a terra junto as raízes para fixá-las (elas precisam se sentir firmes) e  por último cobrir a terra com os pedriscos que você usou na primeira camada do vidro, além de ser decorativo, os pedriscos não deixam formar buracos durante as regas, quando a água cai no mesmo lugar.post14

post12

post15

post10

post8

post5

post4

Esse terrário vai ser o xodozinho da casa, sem dúvidas. Coloque-o em um lugar super iluminado, pois os cactos e suculentas gostam de muita luz e alguns  gostam de sol pleno(os maiores, claro!).

post3 post2 post1

E se gostar muito desse projetinho faça um terrário pra alguém querido, amarre um laço no começo do pote e seja feliz, afinal quem não gosta de receber um mimo, um carinho, né mesmo? Se fizer não esqueça de mostrar sua foto, usando a hastag #avoqueria, ficaremos felizes em fazer um repost. Beijo e até o próximo post.

COMPARTILHE
Ana Medeiros
É a neta de D. Edite. Ana comanda o #ACQMVQ e vive diariamente decorando aqui e ali. Trabalha home office produzindo conteúdo para o blog e outras empresas das internetes. É mãe de dois pioios lindos, ama comer, desaguar nas palavras, e não dispensa uma caipirinha no fim de semana. Sabe que ser livre também é perder o controle, que morar é mais do que habitar e que um abraço apertado é melhor que banheira de ofurô.
Faça seu comentário

6 Comentários

  1. Amay mil vezes! Que lindas e lindos! Eu coloco carvão ativado no fundo, antes dos pedriscos, por causa do cheiro que o acúmulo de água pode dar, mas não sei se faz muita diferença, não! Ficaram lindos! Um beijo enorme!

  2. Oi Leyla, tudo bom?
    Eu sou apaixonada por cactus e suculentas, aí esses dias fuçando a net vi vários terrários, na hora peguei meu aquário que estava vazio e me pus a fazer um. Mas que legal, eu nem sabia que tinha algum talento pra plantar hahaha. Ficou lindo e minha mãe adorou e agora meu terrário enfeita o aparador dela.
    Adoro seu blog que conheci há pouco e claro o post sobre esse jardim lindo que as crianças prepararam. Muito bom que desde pequenos, eles aprendem a cuidar da natureza e respeitar. Belo trabalho!
    Bjoos

  3. Olá, já conhecia os terrários que realmente resultam em “arranjos” que enfeitam bastante. Todavia jamais pensei neles como uma “brincadeira de criança” e aqui, ficou bem patente que é uma atividade lúdica e bem interessante para se fazer com os filhos. As fotos estão lindas e expressam bem a felicidade dos meninos com os seus trabalhos acabados! Quase admirados com a obra que acabaram de fazer. bj.

  4. o mais legal é o Bê todo livre num body aberto entre as pernas! Eu também fazia isso com meu filho, achei que fosse a única hahaha!

    • @paula, Eu iria comentar justamente isso, em casa minha filha fica super a vontade com um body folgado e aberto kkkkk Tem um vermelho que fica parecendo o Chapolim Colorado kkkkkkkkkk

  5. Amei o post, vou reproduzir em casa. Muita legal a forma bem natural das crianças, deu para perceber que o mais importante é a diversão. Parabéns!!!

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here