Como começar o ano “de boa” com a sua casa

Se um dos tópicos na sua lista de metas para 2014 for se conectar melhor com a sua casa, apostar na decoração e no bem-estar de quem mora no recinto, esse post é pra você!

Agora vou te contar uma coisinha: Não basta apenas terminar de ler esse post, vamos começar um planejamento pra ontem.

Sim Ana, mas por onde começar?

Já falei que esse blog não gosta muito de regras e manuais? Pois bem, fique à vontade pra ir pelo caminho mais fácil pra você. A minha sugestão é começar reservando um tempo entre hoje e amanhã pra refletir sobre o que mais te incomoda, o que não te agrada quando você vai andando pelos cômodos da sua aconchegante, e algumas vezes, entediante casa. Então…

1- Anote o que deseja.

Faça uma lista do que você realmente gostaria de retirar ou acrescentar na sala, na cozinha, nos quartos, etc. Exemplo:

Sala: Comprar um sofá mais confortável, mandar cobrir com um novo tecido a poltrona, fazer uma doação de vasos antigos, mudar a cor daquela parede atrás da tv, mandar o tapete pra lavanderia.

_como_começar_o_ano01

2- O que dá pra fazer imediatamente?

Depois da sua lista pronta, veja o que pode resolver em um fim de semana ou no intervalo de um mês, e se programe pra isso. Se deseja um quarto mais organizado sem roupas espalhadas em cima da cama ou por cima dos móveis, comece dando uma atenção especial ao seu guarda-roupa, compre um cabideiro pra pendurar bolsas e roupas ainda limpas, separe gavetas para toalhas, embale os edredons para o próximo inverno.

_como_começar_o_ano02

3- Destralhe

Destralhar é o novo verbo queridinho dos meses de Dezembro e Janeiro. Muita gente já começou o desapego no final do ano passado, e outros aproveitam o período de férias pra faxinar geral.

Passar pra frente o que não te serve mais é tão prazeroso como uma tarde inteira de compras no shopping, ainda mais se esses objetos servirem para outras pessoas. Se livrar de coisas entulhadas também é outra delícia.

Outro dia peguei um movelzinho do banheiro do nosso quarto e fui abrindo caixinhas de miudezas com coisas que não uso há seculos, cremes vencidos, prendedores de cabelo quebrados, cotonetes soltos… Caraca, quando terminei vi que que praticamente tudo que guardávamos ali era só porcaria. Alivio define…

_como_começar_o_ano03

4- Defina as prioridades

Principalmente se as mudanças precisam de R$ pra acontecer. Faça um orçamento de quanto você precisa pra deixar cada cômodo muito próximo da sua listinha de desejos inicial. Ter real noção de quanto vale o investimento, nos faz refletir também se não podemos reaproveitar ao invés de comprar um novo, e se esse for o caso, nos faz ser mais criativos com soluções mais em conta. De qualquer forma, não dá pra continuar com uma geladeira pequena se a família está crescendo ne?

_como_começar_o_ano04

5- Conexão

Agora vamos falar de algo tão ou mais importante que qualquer organização ou mudança física que você faz no seu lar doce lar, que é a tal da conexão com o seu espaço. Funciona mais ou menos assim: Acordamos sempre apressados, já de olho no celular (eu) e vamos realizando tudo no automático.

Que tal dez minutos ao acordar e mais dez minutos antes de dormir pra curtir a sua casa? Abrir cortinas e janelas, escutar uma música enquanto prepara calmamente um café, regar as plantas, respirar fundo e meditar um pouco. Sim, pequenos momentos e pausas mentais, bem ali, talvez no único lugar em que você pode ser 100% quem você é, sem rodeios e cerimônias.

_como_começar_o_ano05

6- Se comprometa com a limpeza

Não estamos falando aqui em ser paranoico, mas temos que concordar que uma casa cheirosinha e limpa é quase que um caminho inteiro andando para a sensação mais gostosa desse mundo.

Existem alguns programas e métodos para manter sempre tudo nos trinques, mesmo para pessoas que trabalham o dia todo fora. Já li muito no blog Vida Organizada, a Thaís falando sobre alguns deles. Vale fazer a busca por lá.

_como_começar_o_ano06

7- Se livre das inseguranças

Liberte-se do medo de pintar uma parede com uma cor mais viva, de não acertar um passo a passo de primeira, de não saber exatamente qual a melhor disposição dos quadros na parede. Não, o resultado final não tem que ser exatamente como nas páginas de revistas, tem que ser construído de erros e acertos, de intuição e coragem. 

Li um dia desses em um blog a seguinte frase:

Imperfeições não são deficiências, são lembretes de que estamos todos juntos nessa.

Brene Brown

Sigamos em frente.

GIFF

Então amorecos, já dá pra ter um norte pra seguir ne? Te garanto que a cada ação que listamos acima e o quanto antes realizadas, é possível seguir os próximos meses “de boa” com o cafofex.

Ps: Tenho o sovaco mais gordinho da face da terra. Me abraça.

Ps2: Jamais tirar foto com vestido mulambo de casa… #espontaneidadeexagerada

COMPARTILHE
Ana Medeiros
É a neta de D. Edite. Ana comanda o #ACQMVQ e vive diariamente decorando aqui e ali. Trabalha home office produzindo conteúdo para o blog e outras empresas das internetes. É mãe de dois pioios lindos, ama comer, desaguar nas palavras, e não dispensa uma caipirinha no fim de semana. Sabe que ser livre também é perder o controle, que morar é mais do que habitar e que um abraço apertado é melhor que banheira de ofurô.
Faça seu comentário

15 Comentários

  1. Oi, Ana! Ótimo post, como sempre!

    Quero mudar uma pouquinho a decoração da minha casinha esse ano. Eu moro de aluguel e não dá para fazer muita coisa, principalmente sabendo que em 2015 eu saio de lá. De qualquer forma, ter a casa do nosso jeitinho é maravilhoso e o próprio “planejar” e “construir” a decoração é uma delícia!

    Um beijão,
    Inara
    http://www.lerdormircomer.com.br

  2. Oi, Ana! Bom dia, feliz ano pra vcs aí, que este ano seja muito sereno e organizado pra todos nós! Só assim mesmo pra dar conta do recado! Mesmo que intuitivamente eu já tinha começado a fazer o que vc disse aí em cima, com listinha e tudo! A partir do dia 25 tenho uma semaninha de folga e aí destralhamos geral! Tô pensando em um cômodo por dia! Depois mostro o resultado aqui, na minha casa.
    Uma coisa bacana que instituí com as meninas, que estão numa fase de brigar demais, é escrever um bilhetinho com uma coisa boa que aconteceu com você naquele dia, todo dia, e por no nosso porquinho, na sala. No final do ano vemos nosso saldo de alegrias e como devemos ser gratos pelas pequenas coisas!
    E o quartinho do bebê, começou a arrumar?! Olha, eu tenho uma cômoda de madeira maciça que foi das minhas pequenas, tá parada aqui em casa… Mandei pintar de branco, mas rola lixar numa boa. Estou te oferecendo, se precisar…
    Beijo, bom ano!

  3. Nossa, amei o post…Vida simples, organizada e feliz pra um ano novo espetacular…E nem se preocupe com o sovaco, é fofinho…kkkk

  4. Ana, que delícia esse post cheio de dicas bacanas. Adorei as sugestões de como organizar e começar 2014 colocando sua casa do seu jeito. E, principalmente, conseguindo curtir o lar.
    Quanto ao sovaco se você não tivesse falado nem teria reparado. Você é muito engraçada!
    Beijos da Nanda

  5. Chará, você é uma figura. Nem se preocupe com o sovaco. Depois que o bebê nascer vai te ajudar muito a se manter bela. Carregando meu bebê nos últimos dois anos fiquei com um braço de dar inveja em qualquer rata de academia.
    Quanto ao abraço, tá guardadinho, passando por Salvador dá um sinal.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here