Buscando conexão e meus próprios rituais

Apesar de ter crescido numa família católica, nunca tive uma religião, mas sei que experiências espirituais – tradicionalmente religiosas ou não – nos dão insights únicos sobre a vida e traz muitos benefícios.

Mesmo que você não seja religioso

Muitos buscam fontes de experiências que sejam “maiores” do que a vida cotidiana pode proporcionar, que contenha uma sensação de admiração, um sentimento de unidade com os outros ou com o divino, além da perda dos limites de espaço e tempo. Esses tipos de experiências têm uma forte base neurológica, e muitas evidências revelam que o cérebro reage de maneiras específicas a encontros religiosos e espirituais. Pacientes em tratamento de doenças graves, relataram melhor qualidade de vida quando profissionais de assistência espiritual estão envolvidos em seus cuidados juntamente com tratamentos médicos, em comparação com aqueles cujas necessidades espirituais foram deixadas de lado de seus cuidados.

Comece de forma simples

Criando seus próprios rituais. Seja acendendo uma vela enquanto ouve uma música tranquila ou contemplando o nascer do sol quando abrir suas janelas às 5:30 da manhã. Uma pausa para uma caminhada, sem nenhum dispositivo eletrônico, com a mente e o coração abertos para ir aonde quiserem. Você pode também simplesmente entrar em um culto (de qualquer religião) e sentar no fundo, observando sem julgamento ou expectativa.

Leia mais

Comece a ler amplamente as literaturas de sabedoria, incluindo as que um dia te despertaram algum tipo de curiosidade. Particularmente tenho alguns livros de ensinamentos budistas (comecem pelos introdutórios, de linguagem acessível), mas também já me interessei pelo Evangelho Segundo o Espiritismo e leituras que me façam entender melhor sobre os Orixás.

Deixe fluir, mas com propósito

Se esforce para aceitar suas experiências pelo valor que elas podem te trazer, em vez de rejeitá-las pelo seu ceticismo automático. Não é uma reação a um sentimento; é uma decisão de buscar novas verdades, apesar de quaisquer sentimentos ou falta deles. É um compromisso, não um estado de espírito; na verdade, uma das coisas que você transcende são seus próprios sentimentos. Sem saber o que você vai encontrar, ou quão desanimado você pode estar em um determinado dia, você se levanta e se move. Pouco a pouco, as descobertas se acumulam e você expande a fronteira de sua alma.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here