A cozinha amarela de Débora (Antes e depois)

A Débora nos enviou um daqueles emails que enche o peito da gente de gratidão e nos faz ficar animados cada vez mais com esse blog.

” Recentemente fiz uma mudança radical na minha cozinha e muitas dicas foram inspiradas nas informações do seu blog, já que não quebrei nada, usei apenas tinta e criatividade.”

Pois é gente, com tinta e criatividade a gente muda o mundo, ou pelo menos o nosso mundo. Olha só que maravilha que um casal disposto é capaz! #inlove

cozinha-debora

Quando nós compramos o imóvel que moramos hoje relutamos para fechar o negócio pois o apartamento, que fica em um prédio antigo, estava detonado, feio, sem nenhuma bossa e ficamos completamente deprimidos ao entrar e ver um lugar tão loooooonnnnnge de ter o nosso estilo e a nossa cara. Isso pra gente é fundamental, somos um casal de estilo e personalidade e tudo que temos, desde de nossas roupas até os objetos de decoração, móveis e ambientes refletem exatamente como somos.

Mas o imóvel era bem localizado, grande e com preço camarada, então decidimos comprar e deixar todos os cômodos com a nossa cara.

E o desafio foi fazer isso sem quebrar nada e gastando o mínimo possível, pois sabíamos que esse ainda não seria o nosso lar definitivo, além de não termos tempo e dinheiro suficiente para reformar o imóvel inteirinho.

O primeiro cômodo transformado foi a cozinha, já que somos apaixonados por gastronomia e esse é um cantinho muito importante do nosso lar.

Tinta epóxi específica para chão e azulejos (amarela nas paredes e cinza no piso) foi a solução encontrada pra deixar essa cozinha toda linda assim. Sabe essa parede lousa? Foi só passar uma massa corrida na parede, por cima dos azulejos, deixar ela lisinha e depois pintar com a tinta fosca preta.

Os armários da cozinha estavam caindo e tinham puxadores de plástico, então foi só trocar as dobradiças e os puxadores por uns mais bonitinhos de metal. Cortininha de tecido pra separar a cozinha da área de serviço, algumas lembranças de viagens, objetos com design bacana e outras fofuras (Olha lá o quadrinho Jantar do Casa de Criação) completam a grande transformação.

cozinha reformada gastando pouco1

_MG_6755

cozinha reformada gastando pouco2

cozinha reformada gastando pouco3

cozinha reformada gastando pouco4

cozinha reformada gastando pouco5

cozinha reformada gastando pouco6Sem desculpas na hora de reclamar que seu ap antigo tá caindo aos pedaços e você não tem como reformar, né chuchu?

A Débora trabalha com papelaria e mimos na Abelha Design e tem também um blog massa onde mostra além do seu trabalho, muitas ideias lindas pra festas e outras inspirações decorativas <3

COMPARTILHE
Ana Medeiros
É a neta de D. Edite. Ana comanda o #ACQMVQ e vive diariamente decorando aqui e ali. Trabalha home office produzindo conteúdo para o blog e outras empresas das internetes. É mãe de dois pioios lindos, ama comer, desaguar nas palavras, e não dispensa uma caipirinha no fim de semana. Sabe que ser livre também é perder o controle, que morar é mais do que habitar e que um abraço apertado é melhor que banheira de ofurô.
Faça seu comentário

15 Comentários

  1. Eu amei a transformação!!
    Sempre quis mudar a cara da minha cozinha (que é antiga tipo essa.rs), mas não tenho como ($$) trocar os azulejos. Gostei da ideia da tinha na parede, mas será que ela cobre até aqueles azulejos com relevo (florzinhas em revelo…uuuuurgh )??

    Beijos

    • Pessoal, estou muito feliz pelos comentários! Vou tomar a liberdade de invadir o espaço da Ana para responder as dúvidas de vocês.

      Não lembro o código da cor, se não me engano chamava amarelo-ouro. Mas na casa de tintas tem sempre uma cartela com as amostras.

      Usei a tinta a base de solvente mas me arrependo amargamente, pois o cheiro é insano, passei muito mal. Usem a tinta a base de água.

      Quem tiver azulejos escuros ou com desenhos coloridos, como era meu caso, precisa primeiro passar a tinta epóxi branca e só depois passar a cor escolhida. A branca tem que ser passada até cobrir todo o azulejo, se vocês colocarem alguma cor direto nos azulejos mais escuros, eles vão continuar aparecendo.

      Para o chão é a tinta epóxi de garagem, se passar a de azulejo descasca com a limpeza.

      Dá certo sim para azulejo com relevo, também pintei as paredes do meu banheiro (de branco) e o azulejo era bege escuro com relevo em marrom.

      A massa corrida que usei foi específica para passar sobre azulejo, é um pouco mais cara mas não cai, não estraga, adere e dá super certo. Mas para lixar, precisei contratar um profissional pois teve que ser com lixadeira profissional elétrica, pois ficou bem grossa a camada para garantir total cobertura, e lixar com a mão seria algo impossível. Depois pintei por cima com tinta de quadro negro mesmo, mas acho que dá pra fazer com qualquer tinta a base de água, pois eu nã gostei dessa tinta de quadro negro, ela é a base de solvente, difícil demais de usar e tem cheiro fortíssimo.

      Na dúvida, contratem um pintor ou profissional experiente em tinta epóxi, pois ela é bem chatinha de usar, mas vale super a pena, sai muito mais barato que reformar.

      😉

  2. Lindo de viver! Gente fiquei curiosa sobre essa coisa de passar massa corrida por cima dos azulejos. Não cai a massa?? Adere bem?? É que aqui em casa tem um quartinho que eu uso como atelier e também para passar roupa e ela é azulejado. Detesto. Queria arrancar tudo mas dá muito trabalho, então curti essa idéia da massa! Beijo from Curitiba com chuva!

  3. Ficou ótimo! Pena que essa reforma é fácil, mas não chega a ser viável pra um apto alugado, né? Ou teria como remover essa tinta de uma maneira fácil?

    Abs!

  4. Coisa linda de Deus! Imagino que seja muito bom acordar de manhã e dar de cara com essa alegria toda. O dia começa com mais astral. Parabéns pela mudança!

  5. Nooooosaa!
    Eu ameeeeeeeeeeeeeeeei!
    Ana, eu acompanho seu blog há um tempão, e adoro tuuuudo q vc faz!!!
    Parabéns!
    Vou fazer isso no meu banheiro, depois te mando fotos do antes e depois!
    Bjussss

  6. Gurias, achei q só eu tinha uma cozinha amarelona, hahaha… Amo essa cor!!! Meu apartamento é antigo, e ainda não tive dindin prá reformar a cozinha, mas ele tinha azulejos brancos até uma altura e para cima (e pasmem : o teto) eram pintados de um azul tão feio q ninguém ficava na cozinha!!! Hoje minha cozinha é o xodó da casa, tanto q já estou programando a reforma geral, mas vou manter a dupla azulejos brancos com pintura amarela! Parabés Débora pela coragem!!! Bjs a todas!

  7. To me inspira do nessa lindeza! Meu azulejo tem relevo e na primeira demão as cores do relevo ainda estão aparecendo
    Sera que com mais sairão? Qtas demão voce passou? Bj

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here