A casa da vó da novela das 6 – Romântica e real

Quando acabou a novela passada, Cordel Encantado, fiquei pensando com meus botões ingênuos “A Globo tá ferrada pra fazer outra novela tão boa e linda quanto essa”. Bobinha demais eu sou. A nova novela das 18h é uma delícia, histórias emocionantes, ambientada no sul do Brasil e com cenários maravilhosos. Sou noveleira assumida.

Entre tantas casas charmosas de Gramado (Que nem parece ser real de tão lindo! Alguma leitora que more na cidade pra me abrigar?)  a casa da Vó Iná é especialmente uma típica casa de vó: Móveis antigos, objetos com design do século passado, cortinas com bandô, mantas de crochê e tantos outros detalhes que só trazem aconchego.

Me diz, na casa da sua avó não tem aqueles jarros ou peças de porcelana em cima de um buffet onde ela guarda um monte de treco dentro? Hahaha, isso é muito verdade. E olha ai uma outra ideia de customizar a cúpula do abajur, já vimos muito isso em blogs ne?

Tem escada em casa? Que tal aproveitá-la na decoração também? A vó Iná tratou de deixar os degraus bem floridos e o efeito final é muito fofo. (Gente, e esse coelho na escada??! Tão 1980…lembro que tinha um na minha casa, rs #muitoamor)

A cozinha dela é um dos cenários mais vida real da novela. Olha só a geladeira e me diz se a sua memória não conseguiu puxar as melhores lembranças da sua vozinha falando “Calça a sandália ou vai levar um choque”… A toalha de mesa, a cortina xadrez da janela da cozinha e as latas de guardar mantimentos. Ai que saudades!

Esse fogão é um sonho de consumo master! E as cadeiras de ferro são uma graça…

Quero morar no sul só pra viver em uma casa de madeira, pode isso? E sigo falando: A beleza vem dos detalhes.

E como não poderia faltar, um bom patchwork pra deixar tudo mais colorido. Essa corujinha ai é super famosa com as “crafteiras”.

E como é a casa da sua vó? Conta pra mim?? 

Lembram que falei que o dono do ap em que D. Edite morava tinha pedido o ap e ela estava indo morar na casa da minha tia até encontrarem uma nova morada?! Ainda não mudou nada mas ela se adaptou bem e o mais sensato no momento é continuar lá, já que ela tá muito velhinha e morar só, sem alguém para cuidar 24h, seria uma irresponsabilidade. Bem, é isso ♥

Imagens 

COMPARTILHE
Ana Medeiros
É a neta de D. Edite. Ana comanda o #ACQMVQ e vive diariamente decorando aqui e ali. Trabalha home office produzindo conteúdo para o blog e outras empresas das internetes. É mãe de dois pioios lindos, ama comer, desaguar nas palavras, e não dispensa uma caipirinha no fim de semana. Sabe que ser livre também é perder o controle, que morar é mais do que habitar e que um abraço apertado é melhor que banheira de ofurô.
Faça seu comentário

66 Comentários

  1. Ana do céu. Pensei a mesma coisa quando Cordel acabou. Nem assisti aos primeiros dias da novela, como forma de protesto. Ai como me apaixonei pela casa da Vó Iná. Obriguei até minha mãe, que odeia novela, a assistir só para ela se apaixonar também por essa casa. Coisa mais linda. Adorei o post. E se tu for pra Gramado, me leva junto!

  2. Eu percebi que a equipe da globo utilizou-se de muitas idéias de decoração que encontramos na net. Na festa da menina (júlia) eu vi garrafas pintadas com uma flor na decoração, bandeirolas, as plaquinhas de identificação nos cupcakes, e muito mais. Lembrei logo das minhas andanças pelos blogs de decoração.
    Já a casa nova da personagem irmã de Ana está mais “moderna” na decoração, mas não pude deixar de prestar atenção no pisca pisca enrolado na forminha na parede. (eu quero um pra mim) rsrs

    • Edlane, estou louca atras de imagens dessa festa, muitas pessoas comentando! E que bom que eles estao indo agora pra essa decor mais moderninha e atual dos blogs ne? Tem mais a cara da gente =)

  3. eu ia mesmo te sugerir um post quando vi a
    casa da novela pensei é mesmo uma casa de vó !
    é sem duvida a casa que minha vó queria

  4. Ai como eu tô desnaturada, nem comentei da mudança do blog ¬¬ Ficou lindoo Ana, seus azulejos fizeram toda a diferença e os outros detalhes também lógico 😀 Menina, eu vi essa novela no feriado, o que foi aquele capítulo de terça? (vc como boa noveleira deve ter visto hahaha) Segurei pra não chorar, os atores estão otimos, o cenário perfeito, a imagem então, igual cinema, nossa fico babando. Essas cadeirinhas de ferro com encosto de coração apareceram terça, achei a coisa mais linda do mundo *-* Bjuuu Ah, já fui em Gramado uma vez, é coisa de outro mundo viu, seu Vinico ia ficar doido com as fábricas de chocolate de lá, fora todo o resto que é mesmo maravilhoso ;D

  5. Ana….tava mesmo esperando um post sobre o assunto e sabia que vc iria mencionar…vc viu no capitulo de ontem o abajour feito de xicaras e jarras antiguinhas no quarto da pequena julia? morri de amores…to amando cada detalhe…e a guirlanda na casa da Vitoria???
    Conta mais…imagens lindas

  6. Eu amo este cenário. Toda vez que aparece na novela eu digo pra minha mãe: é bem casa de Vó mesmo!
    E este fogão a lenha? A maioria das casas do interior aqui no sul tem um. No inverno a gente senta perto dele para tomar chimarrão e jogar conversa fora. Saudades da minha Vó!

  7. Ana…lindas imagens…estava mesmo aguardando um post sobre esse assunto…parabéns…
    E você viu no capitulo de ontem o abajour de xicaras empilhadas ? morri de amores…e a guirlanda na casa da Vitoria?
    Estou amando essa novela…principalmente pra namorar os detalhes…
    Bjs

  8. Eita parece pensamentos conectados,ontem estava assistindo a novela(coisa rarissima).E na cena q o rodrigo conta a historia p filinha dele,nem sei q historia era,so sei q o abajur ao lado da cama da minininha era um arraso,parece q são varias xicaras gigantes ou jarras de porcelana,nao sei ao certo,uma em cima da outra.Vou v se acho a foto e posto aqui.Arrasou.Bju!

  9. Oi Ana, eu também adoro a novela das seis. E essa casinha então?!?!! Por coincidência eu tbem postei as fotos da casa da vo Ina no post de ontem. Bom final de semana, bjs Gi

  10. OI!!!
    quando comecei a reparar na decor da novela lembrei de vc. Tudo lindo né!!!! afffff
    Mas falando de vó, a minha tem facebook, msn, orkut e twitter. É mais moderna de cabeça do que eu!!!kkkkk
    bjss

  11. OI ana, eu estou encantada e apaixonada por essa novela, a primeira vez que passou a casa da dona Iná logo pensei: as blogueiras devem estar eufóricas uma hora dessas, assim como eu, a decoração romântica e objetos de decoração que constantemente vemos nos blogs, é uma casa dos sonhos, casa de vó!!!!
    Na casa da minha vó é cheia de peças de porcelanas com muito trecos dentro,hahaha!
    bjs…..

  12. Tudo bem que a casa da Iná é fofa… mas você já viu o quarto novo da Ju????
    Aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaai…. é de doer de tão fofo…

  13. Olá, Ana. Eu ia comentar sobre o abajur de xícaras….que fofura!! Mas a Cris me adiantou….
    Fui a Gramado comemorar meus 30 anos de casada em 2009.E foi naquela igrejinha que aparece sempre..Foi surpresa pra meu marido. Ajeitei tudo…o padre abençoou as alianças e todos cantaram parabéns e nos abraçaram…ficamos emocionados com tanto carinho daquele povo. Dá vontade de arrumar uma casinha e morar lá. Voce tem toda razão..No facebook até coloquei uma foto com o maridão lá em Gramado. Beijinhos

  14. Tô apaixonada pelo seu blog, pelas imagens de casas maravilhosas que vc posta. Até me animei a fazer umas mudanças na minha casa, que andava meio abandonadinha. E, falando nisso, vc não tem uma dica de onde eu encontro umas almofadas bacanas, coloridas e com estampas variadas? Parabéns pelo trabalho e pelo filho lindo.

  15. Ana! Sou gaúcha da Serra, moro a 80 Km de Gramado e a 45 de Porto Alegre. Amo a novela, até remanejei compromissos para poder estar em casa às 18h15 e não perder nada. Para consolo das não-gaúchas, Gramado não é colado em Porto Alegre, precisa umas duas horas de estrada entre uma cidade e outra. E sim, por aqui as coisas são lindas e as casas acolhedoras, há sempre um bolo, uma cuia de chimarrão e café passado. E sim, hoje manhã eu estava de casaco de lã!
    Bjks, adoro teu blog!

    • Caren, que privilégio morar tão perto. Quero muito visitar seu Estado e quem sabe, comer um bolo quentinho, tomar chimarrão e um café passado =D #muitoamor

  16. Ontem mesmo estava analisando a casa da D.Iná, realmente o departamento de produção da Globo caprichou…a casa toda é muito fofa. A casa da minha vó parece um castelinho, porque as paredes internas são deoradas com aqueles tijolos aparentes envernizados e os portais são em forma de arcos, vc entra nos cômodos parecendo que vai entrar no salão de um baile medieval, ou seja, não é nada romântica, mas adoro me reportar ao romantismo das casas de Gramado. Muito bom o post, com várias fotos e com detalhes.
    Bjks

  17. Oi Ana!
    Também acho lindo o cenário e não sei se presto atençao na história ou na decoração incrivelmente detalhada… AMO esse ar romântico e antiguinho… bem cara de casa de vó mesmo… Também AMO seu blog!!
    Bjoca!!

    • Leandra, estamos na mesma então, não sei se presto atenção na história ou não tiro o olho dos detalhes, rsrs. Beijãooooo

  18. Eu tive a sorte de conhecer até minha bisavó…minha nona usava lencinho de croche no cabelo, lembro perfeitamente das colchas e tapetes de retalhos, da cristaleira, das louças antigas, do fogão de lenha. Quanta saudade…um beijo pra vc e pra vovó.

  19. ESTOU FICANDO TÃO LIGADA NESSA NOVELA PELO FATO DE TODO ESSE ACONCHEGO QUE SEUS CENÁRIOS E AMBIENTES NOS PROPORCIONA …ESSA CASA DA VÓ INÁ CHEGO A SENTIR O CALOR O CHEIRO DA LENHA SEMPRE ACESA … HOJE CHEGUEI A PENSAR NA CASA PASSANDO DE VÓ INÁ PRA MAMÃE NOEL JÁ QUE ESSE CLIMA TEM MUITO A VER … AH GENTE É UMA GOSTOSURA …

  20. oi Ana, hoje é a primeira vez que venho ao seu blog, que encontrei por um acaso e que não largo nunca mais. Logo que abri o blog me deparei com essse post lindo que fala das casas gaúchas e de coisas que nós gaúchas temos em casa, a Globo realmente nos surpreende cada dia mais.
    Quando faltava mais ou menos um mês para começar a novela aqui na RBSTV, passava propagandas convidando os gauchos a olharem a novela que a história ia ser toda contada aqui, já fiquei empolgada e quando começou nem acerditei, pude ver coisas que tinha na casa da minha vó e coisas que tem na casa da minha mãe e claro coisas que tem na minha. Coisas que minha vó fazia pra mim como boo de laranja ou chocolate quente ou aquela cuia de chimarrão bem pequena que era só dos netos e ela fazia um chima todo especial ali… Ai que saudades…
    Realmente Gramado é tudo isso e muito mais e todo meu estado é tudo isso e muito mais, sou louca pelo meu Brasil, mas sou simplesmente APAIXONADA pelo RIO GRANDE DO SUL! Mais uma vez lhe dou os parabéns que o blog todo é muito lindo e seus post são mais ainda, amei seu geitinho de postar e de nos falar e de nos deixar tão assim apaixonadas pela A casa que minha vó queria.
    Beijos bem apertados e um Bah tche tri legal guria…

    • Nicole, que alegria esse seu comentário, o “não largo nunca mais” adorei! Entendo perfeitamente a sua paixão pela sua terra, a cidade é de um encanto sem fim. Beijocas enormes e muito obrigada pelas palavras Bah Tche trilegal guira =)

  21. Ana,minha vó mora no sul e tem um fogão à lenha igualzinho a esse, tenho lembranças da minha infância, ela fazia os pães em casa, em formato de bonequinhos e assava no forno.Que saudade da minha véinha, que aliás ainda mora na mesma casa de madeira e cozinha no mesmo fogão. Cada vez que eu vou visitá-la no Sul, ela me dá alguma velharia dela que eu amo pra colocar na minha casa…
    E sobre essa novela, realmente é tudo! Adorei saber que você é como eu, assiste a novela de olho na decoração, asdoidinhassssss,srsrrsrsrrs.
    bjos

    • Ai Mônica, que delicia comer pãozinho preparado em um fogão fofo desses heim?! Menina, sou uma doente, assisto novela pra ver os cenários, haha

  22. Ana, vejo seu blog todo dia, mas não sou de comentar, mas com esse post, não poderia deixar passar em branco. Em um dos dias dessa semana, vi a novela e em uma cena em que a dona Iná e a neta estavam conversando na mesa e a toalhinha da mesa era de florzinhas com uns babadinhos, super delicada, lembrei de você na hora.
    Como uma das meninas falou ai em cima, não sei se vejo na novela ou os cenários.
    Eu adoraria ter conhecido minhas avós e saber o que é o sabor da comida e as recomendações delas.
    Beijo.

  23. Puro charme essa casinha!!!!
    Vim pra te conhecer, pois vi seu nome a no blog Casa de Faz de conta, no concurso da árvore Mairlinda e fiquei curiosa. Adorei tudo por aqui, principalmente esse post de hoje…

    bjocas

  24. Oi Ana!
    Olha eu sou suspeita pra fala,porque sou do Sul,e comecei a ver a novelinha só pra ver a decoração,e quando vi que você guria tinha postado as imagens,aí,aí…dá uma saudade,kkkkk.eu amo tudo principalmente os móveis,lindosss.
    Adoroo seu cantinho Guria!!
    Ótima semana e beijocasss

  25. Ana vc leu meus pensamentos esta semana pensei que vc poderia falar com sua amiga da rede Globo para dar uma olhadinha neste cenário tão maravilhoso e olha só tá ai o que eu queria !! Sou gaúcha e minha casa era de madeira tinha um fogão a lenha igualzinho a este e muito destas coisas tão gostosas.. estou adorando a novela e meu sonho ainda é ter uma casa de madeira novamente …. Hoje estou em SC um pouco diferente mas é aqui que sou feliz… com saudade mas sou feliz… Bjos e obrigado por prestigiar a minha terra…

  26. Aqueles retratos em cima da lareira deram o toque final para o conceito da coisa toda: casa de vó tem muita história para contar. E o legal é que todos nós também vamos construindo nossa própria história, para um dia sermos nós os donos da “casa de vó”. A vida é uma construção contante… =)

    Seu blog é muito legal!

  27. Tudo nessa novela é muito lindo!!! Morro de saudades da casa da minha vó, não tem coisa melhor ne, embora a minha fosse ultra moderna, como ela falava, não gostava de nada de velha, rs, mais era a casa mais gostosa do mundo!!! Adorei o post!!!

  28. Olha vc e como eu adoro tudo de decoraçao , e essa novela das seis ta demais , a casa da ina e muito fofa , a casa da manu tambem , a globo acertou em cheio pois quando vejo me da uma vontade de morar em uma cidade igual a da novela , e o meu sonho , um dia irei realizalo , se Deus quizer .Beijos gostei das fotos .

  29. Olá. Hoje andei em lojas de decoração à procura de uma toalha parecida com a que aparece forrando a mesa da casa da Iná. Não encontrei. É linda. Encontrei uma para mesa de apoio pequena, em renda e laise. Um encanto. Se alguém souber onde posso encontrar para mesa redonda de 06 lugares, fico grata.

  30. gente eu não vejo novela sou crente ,mais olhando estas fotos fiquei maravilhada,é o sonho de todas nós termos um cantinho assim ,vamos fazer uma coisa cada uma de nós pega um pedacinho deste cantinho e coloquemos nas nossas casinhas,cada uma de nós podemos fazer da nossa casinha um cantinho igual a esse .basta sermos criativas.estou certa? beijos.

  31. […] A sua casa, onde quer que seja, como quer que seja, precisa contar sua história. Não é difícil fazer isso. O mais difícil, mesmo, é ser firme e manter sua personalidade. Também é difícil quando você mora com alguém que não tem o mesmo estilo que o seu – então vocês devem encontrar um meio termo que abarque as referências dos dois. Um lar convidativo e aconchegante sempre será aquele que não resta dúvidas de quanto carinho foi usado para construir cada detalhe. Como esta casa que era o cenário de uma novelinha do PLINPLIN (Cordel Encantado). As anotações e a fonte das imagens são da Ana Medeiros. […]

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here