5 dicas para escolher a melhor smart TV para o seu cantinho

Escolher os móveis, eletrodomésticos e aparelhos da nossa casa é um processo muito bom, não é mesmo? Para ter em mãos tudo que torne nossa rotina mais agradável e prática, precisamos fazer uma boa pesquisa antes da decisão de compra, e é assim também quando vamos adquirir a melhor smart TV para o nosso cantinho.

Contudo, são muitas características a pensar e levar em consideração antes de comprar uma nova smart TV, o que pode deixar essa jornada mais confusa. Para te ajudar, separamos as 5 dicas para escolher a melhor smart TV para o seu cantinho, confira:

1 – Antes da escolha, verifique todos os recursos disponíveis na smart TV

Atualmente as smart TVs contam com diversos recursos que tornam o seu dia a dia mais prático e tranquilo, sendo alguns dos mais conhecidos:

  • Integração com os streamings mais populares, como Netflix, GloboPlay, YouTube, Prime, etc; (e os que não há o ícone, você pode baixar diretamente na sua smart TV
  • Controle com o smartphone,
  • Conexão com IAs (Google Assistente e Alexa),

Esses são apenas alguns dos recursos oferecidos pelas smart TV da atualidade, mas para saber quais estão inclusos na smart TV escolhida, é só ler as características do aparelho e o manual de instruções.

2 – Verifique qual é a taxa de atualização da smart TV antes da compra

A taxa de atualização pode ser definida como a quantidade de vezes que a imagem ou vídeo que está projetado na tela são atualizados por segundo, o que garante uma imagem mais fluida e torna os filmes e séries mais agradáveis de assistir, por não deixar borrões na tela.

Para escolher a melhor smart TV em termos de taxa de atualização, lembre-se que o que importa é o valor nativo da tela usada, ou seja, as definições de fábrica. Pensando nisso, o ideal é priorizar sempre os monitores de smart TV com 120 Hz (unidade de medida da frequência), que trazem uma imagem mais clara e de boa resolução. Essa tecnologia pode ser chamada também de Clear Motion Rate ou True Motion, assim, você entenderá melhor esse dado quando for abordado no manual de instruções.

3 – Escolha o tamanho de tela de sua preferência

O tamanho da tela é um dos fatores que mais influencia na hora da compra de uma smart TV, e também, que mais influencia na qualidade dos filmes e da sua qualidade de vida, por fim. Cada tamanho tem suas indicações e particularidades, e para escolher o que melhor se encaixa nas suas necessidades, é interessante saber um pouco sobre cada um deles.

TVs de 32” ou menos: Este tamanho, geralmente, oferece pouquíssimos modelos de smart tv, principalmente as que possuem diversos recursos para melhorar o seu dia a dia. É mais indicada para quem quer um TV simples ou para colocar no quarto das crianças, por exemplo, em que não é necessário o uso de diversos recursos.

TVs  de 40 a 43”: Para uma sala pequena e com pouco espaço entre o aparelho e o usuário, este é o tamanho ideal. Existem diversos modelos com as mais variadas resoluções e funcionalidades, e é um dos tamanhos com melhor custo-benefício, e aqui já é possível escolher smart TV com tela 4K.

TVs entre 49 e 50”:  Ideal quando a distância entre a tela e o usuário é entre 2 e 3 metros, trazendo uma experiência de imersão superior se comparada às smart TVs de outras polegadas.

TVs acima de 50”: Se você tem espaço suficiente para investir em uma smart TV maior, as smart TVs acima de 50” são ideais para quem quer mais imersão na imagem e mais recursos, sendo um verdadeiro cinema em casa.

4 – Verifique, antes da compra, qual é o espaço que você tem para a instalação da smart TV

Os aparelhos eletrônicos precisam de espaço amplo para serem acomodados e instalados, pois assim podemos desfrutar de todas as suas funcionalidades, bem como evitar acidentes ou problemas futuros. Para isso, antes de escolher a sua smart TV, você deve ter em mãos a metragem do local em que irá instalar o aparelho, ou ainda, o tamanho do painel que irá assegurar a TV na parede.

Essas medidas diminuem as chances de problemas após a compra, ou de frustrações posteriores, além de tornar a sua instalação mais segura, não sendo necessário fazer furos extras para a instalação ou ainda, precisar comprar um painel novo.

Logo, antes de escolher o seu modelo de smart TV, verifique o espaço que terá à disposição para a instalação.

5 – Dê preferência aos modelos de smart TV que contam com 9 meses á 1 ano de garantia de fábrica

A garantia de fábrica é uma segurança a mais para o uso e teste da sua smart TV, se possível, escolha modelos que venham com ao menos 9 meses ou 1 ano de garantia, para a sua comodidade. Entretanto, caso seja do seu interesse ter um prazo maior, poderá adquirir junto ao fabricante a garantia estendida.

Esse item é ideal para trazer mais segurança para você, visto que aparelhos eletrônicos são passíveis de problemas os quais não temos controle. Logo, com uma boa garantia de fábrica ou garantia estendida, você fica protegido(a) de qualquer problema posterior.

Dica bônus: Saiba quais são os cuidados que precisará ter com a sua smart TV

Smart TVs são aparelhos que precisam de constante cuidado para manterem as suas funcionalidades sempre em dia. Alguns desses cuidados que você já deve saber previamente são, por exemplo:

●     Evitar encostar as mãos ou dedos na tela, pois a gordura podem manchar ou até mesmo danificar o LED;

●     Não deixar que qualquer tipo de líquido entre em contato com a tela, para evitar danos permanentes ou não cobertos pela garantia e assistência técnica;

●     Não desligá-la direto da tomada, sem primeiro desligá-la no comando “off” do controle remoto;

●     Evitar com que fique ligada horas (ou dias) a fio, principalmente em dias mais quentes, para não sobrecarregar as placas e sistema;

●     Não ligá-la, em hipótese alguma, em rede elétrica de voltagem diferente (se o aparelho não for bivolt) sem o uso de um transformador/conversor de voltagem;

●     Não ligá-la, em hipótese alguma, em rede elétrica instável sem o uso de um estabilizador;

●     Não usar panos ásperos ou que soltam pêlos na limpeza das telas;

●     Não usar produtos que não sejam próprios para a limpeza de telas de smart TV;

Escolher a melhor smart TV para o seu cantinho não é tão difícil, não é mesmo? Ao levar as dicas acima em consideração, não haverá erros na hora de escolher uma smart TV para chamar de sua!

COMPARTILHE
É a neta de D. Edite. Ana comanda o #ACQMVQ e vive diariamente decorando aqui e ali. Trabalha home office produzindo conteúdo para o blog e outras empresas das internetes. É mãe de dois pioios lindos, ama comer, desaguar nas palavras, e não dispensa uma caipirinha no fim de semana. Sabe que ser livre também é perder o controle, que morar é mais do que habitar e que um abraço apertado é melhor que banheira de ofurô.
Faça seu comentário

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here