Objetos ideias em qualquer decoração 

A decoração de uma casa ou apartamento é muito importante para deixar o ambiente bonito e confortável.

Geralmente, a decoração começa pela sala de estar.

Afinal, estamos falando do cômodo que é a entrada da casa, onde recebemos amigos e familiares.

Ter um espaço bonito e aconchegante significa mais do que apenas preenchê-lo com móveis.

Em geral, a beleza está nos muitos detalhes que adicionamos, que podem fazer muita diferença.

Existem certos itens decorativos que são fundamentais e muito importantes em um cômodo como a sala de estar.

Mas, antes de ir às compras para a decoração da casa, pense se existe um local adequado para cada item adquirido.

Se você gosta de decorações, é bom já na fase de projeto especificar os espaços que serão utilizados para esse fim, como nichos e prateleiras, por exemplo.

Para escolher os acessórios certos, além de dinheiro, é preciso paciência e uma boa dose de criatividade.

A paciência para pesquisar, analisar e decidir qual é a melhor opção natural, e criatividade para fugir do comum.

Lembre-se de no momento de pesquisar apartamentos para comprar, já considerar o tamanho do ambiente para acertar na escolha dos objetos.

Confira abaixo alguns objetos ideais para decoração.

Quadros

Os quadros sempre adicionam um toque de arte ao ambiente.


As pinturas são verdadeiros clássicos e dependendo do tamanho e do local onde são colocados, podem ser os protagonistas da decoração, seja uma moldura grande ou pequena, com imagens ou quadros abstratos.

Entre os elementos decorativos, estão entre os que mais refletem a personalidade de quem ali mora.

Espelhos


Os espelhos estão sempre entre as melhores escolhas para as peças de decoração da sala desde os com molduras simples até os mais complexos, grandes ou pequenos, montados ou simplesmente apoiados na parede.

Além da decoração, os espelhos também são usados como um “truque” para dar uma sensação de maior amplitude a qualquer cômodo onde sejam instalados e, por isso, são mais utilizados em espaços reduzidos.

Luminárias e abajur

Uma boa iluminação valoriza qualquer espaço. No caso de luminárias, abajures e lustres, os próprios pontos de luz podem ser bons elementos decorativos na sala.

Ou seja, estamos falando de objetos de decoração 2 em 1: além de serem peças lindas, também são funcionais.

O lustre da sala de jantar, por exemplo, precisa ser pensado de várias maneiras, não apenas seguindo um padrão decorativo, seja ele industrial, minimalista ou clássico.

Além disso, ele também cumpre sua função de iluminar a mesa onde você come, afinal, todo mundo “come com os olhos” antes de provar qualquer comida.

As luminárias também são ótimas opções para quem gosta de ter um cantinho na sala dedicado à leitura.

Quando colocado ao lado de uma estante com livros e uma cadeira confortável, tem uma combinação perfeita.

Plantas

Uma boa decoração com plantas não se limita apenas aos tipos que você vai escolher, mas também no vaso e na forma como você vai arrumar o conjunto no local.

Sejam plantas penduradas, vasos de cimento ou terrários, um pouco de vegetação sempre fará com que o ambiente fique harmônico.

Se o espaço não recebe muita luz natural, você pode contar com espécies que podem ser cultivadas nesse tipo de ambiente, plantas de sombra populares, ou aderir às plantas de plástico.

Mesa de centro

Em cômodos pequenos, a mesa de centro precisa ser bem pensada, para não limitar a circulação, mas se você tem o espaço que permite ter esse tipo de móvel, vale a pena dar aquele toque a mais na sua decoração.

Da mesma forma, em grandes áreas, além de ser um item decorativo, esse tipo de móvel ajuda a unificar o espaço, principalmente quando combinado com um sofá.

Você também pode usar a mesa de centro para colocar diversos tipos de itens decorativos, como pequenos vasos de plantas e flores, terrários, pequenos quadros, velas decorativas, molduras ou livros de arte.

Cortinas

Apostar em cortinas pode ser uma opção, mas é recomendado mantê-las longe da cozinha por causa da gordura que pode acumular no tecido.

Existem vários tipos de cortinas que se adéquam ao estilo e às necessidades do morador.

Tapete

Existem tapetes de diversos materiais, como sintético, lã, algodão e couro, e agregam sofisticação a um espaço.

A única recomendação é ficar atento sobre a tonalidade da peça.

Almofadas

Além de conforto, as almofadas embelezam o ambiente.

Alguns modelos podem ganhar uma nova capa e assim atualizar as cores do cômodo.

O minimalismo é uma tendência atemporal

Se o seu estilo segue uma certa neutralidade, não há necessidade de buscar peças irreverentes para compor o design da sua casa, o minimalismo é uma tendência que nunca sai de moda.

Para uma sala moderna que segue uma linha estreita, procure peças retas, sem estampas exageradas, sem excesso de informações, a ideia é transformar o cômodo em uma sala virtual, onde você pode relaxar em todos os sentidos.

Com isso em mente, procure uma paleta de cores neutras, cinza, branco e bege são boas opções.

Os objetos de decoração revelam muito da personalidade do morador, portanto, não há uma receita específica, permita-se experimentar e encontrar seu próprio estilo.

COMPARTILHE
É a neta de D. Edite. Ana comanda o #ACQMVQ e vive diariamente decorando aqui e ali. Trabalha home office produzindo conteúdo para o blog e outras empresas das internetes. É mãe de dois pioios lindos, ama comer, desaguar nas palavras, e não dispensa uma caipirinha no fim de semana. Sabe que ser livre também é perder o controle, que morar é mais do que habitar e que um abraço apertado é melhor que banheira de ofurô.
Faça seu comentário

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here