
Creio que esse seja um dos projetos mais bonitos já mostrados aqui no blog. Quando recebi o email, do próprio Maurizio, fiquei realmente muito encantada com cada detalhe desse apartamento e gostaria muito de destrinchar cada cômodo dele com comentários pra que seja uma inspiração valiosa pra você que agora está lendo esse post.
Vou começar apresentando as demandas dos moradores:
-Pouco quebra-quebra, mantendo quase que a estrutura inicial do imóvel.
-Um home office reservado.
-Um quarto para cada filho.
-A sala de estar como um belo espaço de convívio.
-E por fim, a utilização de um pequeno terraço.
Então vamos lá:
Antes de qualquer coisa precisamos falar sobre o uso corajoso das cores e o efeito que elas trouxeram para cada espaço do apartamento. Uma paleta ousada e que conseguiu um resultado incrível com ambientes coloridos sem “peso”. O verde interage bem com o coral, que por sua vez harmoniza perfeitamente com o preto, o azul e o rosa caminham de mãos dadas e os tons suaves com outros mais fortes estão convivendo numa boa,s em crise, hehe.
O estilo escolhido? Bem, temos uma mistura de um romântico retrô e certamente muitas referências do design nórdico, onde tudo no fim das contas parece muito essencial. Temos uma “cenografia” de modo geral, a passagem de um cômodo para o outro é convidativa e a sensação é que estaremos prestes a ser surpreendidos.
E a quantidade de luz natural que temos? Note também como é presente referências de plantas nos papeis de parede…é a tendência do design biofílico na decoração de interiores (e prometo fazer post falando mais sobre o assunto). O tom claro da madeira dos móveis e a escolha do lambri em ripas de carvalho natural conferem uma identidade para todo o projeto, aparecendo tanto como painel, como por exemplo na sala de estar, hall e quartos, como em bancos e móveis laterais.
Outro ponto importante a ser observado das áreas comuns são as “paredes” de vidro que são manobráveis e integram com louvor os ambientes, sem perder necessariamente a privacidade.
O terracinho agora tem acesso pelo quarto principal e esse piso de ladrilho ficou muito bom, né? Os lustres de murano pendurados são, com toda certeza, a cereja do bolo desse projeto (fiquei imaginando eles acesos à noite).
Maurizio, certamente gostaria de ser a sua estagiária, risos.















Imagens: Stefano Corso Stefano e Rina Ciampolillo
Arquiteto: Maurizio Giovannoni
Conheçam mais projetos no www.mauriziogiovannoni.it