Móvel de quinta – “Sofá Plissados Plissados”

Essa semana a Ana mostrou várias formas de usar o macramê na decoração, então achei uma boa ideia trazer um móvel com a mesma pegada dos nós. Particularmente tenho um contato direto com essa arte em casa, sei na teoria e já me arrisquei nos nozinhos. Pra quem não sabe o meu marido é artesão e faz macramê há muito tempo, pense num homem cheio de prendices. Além dessa ele é conhecedor de várias outras técnicas artesanais, e em algumas delas tenho que concordar que ele manda muito bem. Como boa exploradora, digo esposa, fiz biquinho e perguntei como dava pra fazer algo inspirado nesse sofá, e claro que ele respondeu prontamente e até me mostrou os paranauês de como fazer o ponto, mas acho meio lasqueira explicar sem mostrar o passo a passo. Então desculpa, Brasil!

Segundo o “Rei do Macramê” (vulgo meu marido), esse móvel é facilmente reproduzido com o ponto de 4 tentos em qualquer armação de ferro ou madeira. O que são 4 tentos não sei, mas pelo que entendi, é basicamente uma trança com 4 cordas, onde você pode usar quatro fios separados, ou ainda, dobrar dois fios e usar as extremidades de cada um como dois fios, resultando em um total de quatro (deu pra entender? Eu falei que é era um cocô de macaco explicar sem foto), desculpa de novo!

Ainda segundo o “Rei Pandinha” ops, quer dizer o  “Todo Poderoso do Macramê”, pra fazer algum tipo de poltrona ou sofá com a técnica, é indispensável o uso de cordas flexíveis, espessas e resistentes. Pois como você vai trabalhar com muitos fios, você precisará de flexibilidade pra poder tecer com mais facilidade e resistência para garantir a durabilidade do seu móvel. Mas chega de conversa e vamos ao maroto sofázin:

móvel de quinta - sofá de macramê 4

Imagine um sofá super fofinho e confortável…  Imaginou? Agora abra os olhos e o veja materializado na sua frente. haha Este é o sofá  ‘Plissado Plissado’ criado pelo Daniel Hedner do Imaginary Office, uma empresa fundada por 3 irmãos em 2008 com a ambição de agir como um playground para novas ideias e explorar de forma mais criativa o design, as formas, a arquitetura e diversos materiais. O intuito é unir design e materiais simples, ousando nas combinações e formas inesperadas para produzir móveis com um identidade única.

móvel de quinta - sofá de macramê 2móvel de quinta- sofá de macramê

Este sofá tem a armação de aço e o assento/encosto trançados com a técnica do macramê.  A estrutura dele foi feito a partir de tubos de aço, construída de modo simples e claro com uma certa dose de romantismo à peça. Não duvido que seja gostoso sentar nessa belezinha.

móvel de quinta - sofá de macramê 3

Com alusão ao tema da Alice no País das Maravilhas, foi feito 19 faixas nó a nó usando espuma de poliuretano revestido com tecido elástico na cor laranja.

móvel de quinta - sofá de macramê 1

Como falei lá no inicio, você pode usar esse tipo de assento em qualquer armação de aço ou madeira, é só ter paciência e se jogar nos nós. Achei incrível o emprego de técnicas antigas em combinação com o novos e moderno, e vocês o que acharam?

COMPARTILHE
Ana Medeiros
É a neta de D. Edite. Ana comanda o #ACQMVQ e vive diariamente decorando aqui e ali. Trabalha home office produzindo conteúdo para o blog e outras empresas das internetes. É mãe de dois pioios lindos, ama comer, desaguar nas palavras, e não dispensa uma caipirinha no fim de semana. Sabe que ser livre também é perder o controle, que morar é mais do que habitar e que um abraço apertado é melhor que banheira de ofurô.
Faça seu comentário

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here