Decoração de sala simples

A sala de estar costuma ser centralizadora dos encontros entre amigos e família. Independentemente de seu tamanho, ela abraça todos os eventos que acontecem, especialmente os rotineiros, que verdadeiramente representam o dia a dia. Quando pensamos em decorar um ambiente assim tão importante, sempre queremos que esse espaço seja confortável, acolhedor e charmoso. Para lhe ajudar nessa tarefa, separamos algumas dicas para decorar um cômodo tão cardeal. Confira! 

O estilo

            O estilo deve ser o primeiro aspecto ao qual você vai se atentar caso esteja começando a decoração do zero em toda a casa. Isso porque, interligado a outros cômodos, o estilo escolhido deve propor um diálogo entre ambientes. Portanto, decida por um estilo fidedigno ao seu gosto pessoal, capaz de casar harmonia, charme e conforto. 

            Alguns estilos são capazes de transmitir essa sensação acolhedora com mais facilidade. Estilos como o boho e o tradicional clássico, por exemplo, permitem combinações mais variadas com outros estilos. Você pode mesclar o boho com o rústico, e terá um ambiente acolhedor e confortável, com a robustez dos móveis de madeira unidos à delicadeza de objetos, plantas, e tecidos do estilo boho. 

            Se o espaço da sua sala de estar é um pouco menor, uma boa pedida é o estilo moderno, pois possui um visual mais clean se aliado a combinações minimalistas, com ornamentos mais conceituais e quadros mais abstratos. Tudo depende da sua imaginação e criatividade! No entanto, se a sua sala já tem um estilo pré-definido, e você busca dar uma repaginada, siga a dica anterior, e brinque com estilos variados. Às vezes é uma combinação improvável que garante um estilo único ao seu cômodo, revelando a personalidade do seu lar. 

O espaço 

            O espaço do seu ambiente deve ser calculado e bem dividido porque receberá os móveis de sua predileção. Isso significa que se atentar aos corredores de passagem e espaços livres na sala, é indispensável na hora de reformar. O espaço casa-se com o estilo e com os móveis, por isso exige planejamento. Defina os móveis principais da sala de estar como sofá, rack, mesa de centro, mesa de apoio, abajur, luminárias… enfim, escolhendo sabiamente os seus móveis, você reduz a possibilidade de diminuir o espaço, tanto visualmente como praticamente falando. É importante considerar espaços de janela, de iluminação e espaços de transitação. 

Os móveis

Os móveis que estruturam uma sala são elementos indispensáveis na composição da decoração do cômodo. Isso porque eles são elementos maiores e que “constroem” de fato, o ambiente. Para manter um caminho simples, pense naquilo que é fundamental, como sofás, poltronas, rack (com gavetas ou sem) e mesa de centro, que costumam ser os balizadores do espaço de circulação. Como mencionado anteriormente, a combinação de estilos pode ser uma saída caso você já tenha os móveis, ou esteja buscando uma forma de garantir a sua sala um charme totalmente único e especial. 

Ao atentar-se para o sofá ou poltrona, leve em consideração o tamanho que ocupará no seu ambiente, se ele será um divisor de cômodos, ou se dará conta de receber pelo menos as pessoas que moram na casa. Quando escolher mesa de centro e rack, por exemplo, considere as cores das paredes e também o material dos móveis, essa atenção trará harmonia para o conjunto.  Geralmente, quanto maior a mobília, mais importância ela tem dentro do espaço, por isso é tão importante selecionar e combinar com cuidado. 

Já no que diz respeito aos móveis como mesa de centro, luminária, mesa de apoio, ou até mesmo vasos de plantas que costumam preencher um canto, estes são complementares à decoração. Isso significa que passarão uma sensação de acolhimento aos moradores e aos visitantes. Também nessa construção, esses elementos precisam ser considerados. Além disso, junto a eles, podemos elencar a escolha de tapetes e cortinas que fazem toda a diferença quando falamos sobre compor a decoração, já que costumam definir aspectos de profundidade e de iluminação do ambiente. 

Desta maneira, pensando em um cômodo mais simples e charmoso, as cores claras são sempre bem-vindas, especialmente para cortinas, propiciando um espaço iluminado, com um toque de requinte. Cortinas claras, em tons de branco e dentro da cartela do bege, transmitem mais harmonia ao ambiente. Caso opte por uma cortina estampada, pense em estampas menores e\ou com linhas na vertical, assim, a sala de estar parecerá maior.

O tapete é um outro item que pode ajudar a refinar a decoração de uma sala mais simples e tirá-la de um lugar de convencionalidade. Dependendo do estilo pelo qual você optar, tapetes coloridos e felpudos (para não alérgicos!) garantem um ambiente super criativo e único, enquanto tapetes mais sóbrios, adicionam um toque clássico à sala. Além disso, caso o estilo que você optou seja o moderno aliado ao pop art por exemplo, você pode brincar com sobreposições, tanto no que diz respeito aos tapetes, como às mantas de sofá e às almofadas. 

Os objetos de decoração 

Essa é uma parte fundamental da decoração, independentemente se você está começando a planejar um cômodo do zero, ou um ambiente que já está completamente mobiliado. Às vezes, o que acrescenta calor e acolhimento à sala de estar é o zelo na escolha dos objetos de decoração. 

Depois que tudo está em seu devido lugar, sofá, poltrona, cortinas e tapetes, luminária, rack e mesas de centro ou de canto, você pode começar a pensar nos pequenos objetos que vão compor o estilo escolhido e que irão decorar o cômodo por completo. Plantas vivas são uma ótima pedida para estilos rústicos, bohos, modernos e até mesmo urbanos. Isso porque as nossas amigas plantinhas ajudam a complementar o estilo, como no caso do estilo rústico, trazendo um aspecto selvagem e natural para o ambiente, ou podem auxiliar a quebrar a dureza do concreto, quando mescladas com o estilo contemporâneo e urbano, por exemplo. 

Caso você tenha pouco tempo para cuidar de plantas, você pode optar por aquelas que sejam específicas para dentro de casa, ou então ir com as plantas secas e flores de plástico. 

No que diz respeito às paredes, fazer uma composição de quadros de variados tamanhos e com espelhos em diversos cortes, pode ser uma sugestão de um jogo geométrico bastante moderno e com muita personalidade. Você pode ainda, colorir as paredes de acordo com o estilo que selecionou. 

Por fim, muitos aspectos do estilo que você escolheu se sobressaem na hora de decorar com objetos menores, como vasos, velas aromáticas, porta-retratos, plantas menores como cactos e suculentas, porta controles de televisão e de ar condicionado, porta incenso, almofadas e mantas, por exemplo. O que faz uma boa decoração é um bom planejamento, mãos à obra! 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here