Cacto e suculenta na caneca sem furo, porque SIM!

Uma das perguntas mais freqüentes na minha página é justamente sobre como plantar em canecas, já que elas não tem furos. Essas são as minhas e a prova que é possível sim ter suculentas em vasos sem furos.

DSC00436

O melhor é que não tem nenhum segredo, a questão é que como as “sucas” precisam de pouca água, não é necessário colocar até escoar como costumamos fazer com outras espécies, por isso amo, amo e amo cada vez mais essas coisas verdes e gordinhas com ou sem espinhos chamadas de suculentas.

DSC00437

Mas tem outra coisa que podemos fazer quando não temos experiência ou quando nossa filhinha verde mora onde a terra não secará rápido pra não apodrecer as raízes, ou seja quando mora longe do sol, ou dentro de casa, sim, porque todo mundo é viciado e quer tê-las por perto, ao alcance da vista, em cima de algum móvel, decorando aquele cantinho fofo da casa.

DSC00435

Usar pedriscos, argila expandida, pedaços de madeira ou de isopor é nossa carta na manga. Mas gente só? E funciona? Posso dizer por muitas e muitas experiências que sim.

O que acontece? Você vai regar sua “suca” com pouca água (claro), mas se acontecer de demorar a secar essa pequena quantidade de água, será filtrada pelo substrato e irá para a parte de baixo da caneca ou vaso, nesse caso sem furo. Pra que esse processo aconteça corretamente você precisa ter certeza que o substrato está aerado o suficiente, pra isso use areia misturada na terra, isso vai facilitar o escoamento e sua suca não vai apodrecer.

DSC00433
Fiz um passo a passo com fotos das etapas de criação de um mini jardim em um vaso lindo, porém sem furo pra vocês verem, olha só como é simples:

sucas1sucas2DSC00424DSC00431

Então se você tem aquela caneca ou xícara linda que foi da sua vó ou do seu casamento e não quer deixa-la mais guardada dentro do armário essa é uma ótima opção não acha?  A xícara quebrou a asa! Coisa mais comum. Tasca-lhe uma suculenta “migos”. Já até virou modinha nesse mundão “véio sem porteira” que é a internet (Pinterest, blogs, igs…).

DSC00434

Fica de olho nas postagens, dia 30 estarei aqui, dessa vez falando sobre o SOL, sim, o sol e o efeito nas sucas. Um beijo bem suculento!

COMPARTILHE
Ana Medeiros
É a neta de D. Edite. Ana comanda o #ACQMVQ e vive diariamente decorando aqui e ali. Trabalha home office produzindo conteúdo para o blog e outras empresas das internetes. É mãe de dois pioios lindos, ama comer, desaguar nas palavras, e não dispensa uma caipirinha no fim de semana. Sabe que ser livre também é perder o controle, que morar é mais do que habitar e que um abraço apertado é melhor que banheira de ofurô.
Faça seu comentário

7 Comentários

  1. Oi adorei a dica das canecas! Mas fiquei com uma dúvida, se a terra já for arenosa eu ainda preciso misturar com terra? Obrigada!

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here