Apartamento na planta? Saiba planejar

Para planejar a reforma apartamento, você deve se guiar pelo bom senso, isso irá protegê-lo de cometer erros, cair em problemas e evitar complicar demais as coisas.

15

Planejar a construção de um apartamento é algo importante na vida de alguém, pois envolve muitos fatores para que tudo ocorra bem. Veja a seguir como planejar a reforma apartamento:

Prepare-se para a sua reforma apartamento

Construir ou reformar um apartamento significa, acima de tudo, planejar, isto é, ter um plano que permita alcançar o objetivo proposto. A construção é um processo em que você terá que passar por uma série de etapas, executar certas ações e tomar decisões o tempo todo.

Agora, a melhor maneira de começar é saber quais são as etapas de construção ou reforma e começar com uma visão geral de todo o processo. Sua principal tarefa será gerenciar adequadamente o orçamento que você tem.

A renovação de um apartamento é muitas vezes um projeto longo e obrigatório, mas necessário. Em geral, muitas vezes é preciso fazer a reforma apartamento:

  • Antes de vender o apartamento: por exemplo, se você quer vender um apartamento que sofreu um dano de água ou se você quiser refazer as pinturas ou decoração para estimular a compra.
  • Antes de alugar o apartamento: muitas vezes é necessário renovar um apartamento entre dois inquilinos ou montar um apartamento antes de colocá-lo no mercado.
  • Depois de comprar um apartamento: comprar um apartamento para reformar é uma ótima maneira de ter o apartamento “dos seus sonhos” por um preço controlado e tomar posse de sua nova compra.
  • Para levar o apartamento ao padrão: em alguns casos, pode ser necessário colocar um apartamento antigo nos padrões.

Preparação da reforma apartamento

Em primeiro lugar, é recomendado listar o trabalho necessário para renovar seu apartamento. O termo “renovação” pode, de fato, designar muitos tipos de trabalhos necessários.

As reformas mais simples consistem em uma pincelada ou na troca de revestimentos. As reformas mais completas exigirão redesenhar o interior, renovar a instalação elétrica ou até mesmo planejar o encanamento!

Antes de iniciar o trabalho de renovação, é aconselhável:

  1. Ir ao redor do apartamento, sala por sala, listando os trabalhos necessários.
  2. Verificar as instalações (eletricidade e encanamento) para ter certeza de sua conformidade.
  3. Orçar a renovação do apartamento.

Mesmo que seu orçamento seja menor que o preço da reforma apartamento, lembre-se de que o trabalho de renovação pode ser muito caro. Daí a importância de preparar bem o seu orçamento e antecipar os custos mais importantes.

Meta: Acabou de comprar um apartamento na planta e tem que reformar? Veja como planejar e preparar essa reforma com o nosso artigo!

COMPARTILHE
Ana Medeiros
É a neta de D. Edite. Ana comanda o #ACQMVQ e vive diariamente decorando aqui e ali. Trabalha home office produzindo conteúdo para o blog e outras empresas das internetes. É mãe de dois pioios lindos, ama comer, desaguar nas palavras, e não dispensa uma caipirinha no fim de semana. Sabe que ser livre também é perder o controle, que morar é mais do que habitar e que um abraço apertado é melhor que banheira de ofurô.
Faça seu comentário

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here