Apartamento carioca ganha integração, luz e cor após reforma

Com um estilo descontraído que reflete a atmosfera do Rio de Janeiro, este projeto assinado pela arquiteta Daniela Funari, evoca a presença do azul do mar, que se faz notar de forma sutil através de vários detalhes, incluindo a própria porta de entrada!

Dos anos 1970, o imóvel de 107m², pedia uma renovação completa, abrangendo, inclusive, a infraestrutura elétrica, hidráulica e de gás. Assim, a profissional remodelou o apartamento, localizado no Leblon, com recursos arquitetônicos práticos e criativos que combinaram com a essência ensolarada da cidade carioca.

Sobre as mudanças mais estruturais, a profissional colocou em prática toda a experiência que possui em edificações de casas litorâneas, que pedem um cuidado especial por conta do clima e da maresia. “O Rio de Janeiro é muito quente, por isso, uma preocupação importante foi repensar as redes de elétrica, hidráulica e, principalmente, do ar-condicionado”, detalha Daniela Funari.

Neste apartamento, em que a sala de jantar ficou conectada ao living e a cozinha, a circulação é bem fluida, generosa e livre de barreiras. “O resultado da integração é a amplitude máxima na área social”, explica Daniela que realizou a mudança do layout para que o morador pudesse receber amigos e convidados com maior comodidade. “O living ficou mais claro e iluminação após a reforma”, finaliza a profissional.

Optar por um sofá poderoso foi um tópico essencial para delimitar os ambientes conjuntos, trazendo um modelo minimalista, mas imponente, para o estar. Para completar, o tapete, em tie dye trouxe tons de azul e tecido cru, remetendo ao rústico e ao natural. 

As soluções criativas se mantêm nas áreas privativas do imóvel, onde há os dormitórios com bases cromáticas bem trabalhadas, além de banheiros elegantes e práticos. “Por ser um espaço mais enxuto, trabalhamos com uma cabeceira de tecido com toque aveludado, com 7cm de profundidade, em contraste com o tom de azul que utilizamos na pintura das paredes”, pontua a arquiteta sobre as mudanças no dormitório master.

Para arrematar o décor, uma mesinha lateral solta do piso foi inserida para render alguns centímetros a mais, especialmente, no que diz respeito à circulação. No que diz respeito às cores, o tom claro e sereno do azul foi essencial para estimular o conforto e o bem-estar, além de conversar com a paleta dos outros cômodos.

O verde foi a paleta escolhida para o outro dormitório, que contou com um home office minimalista no cômodo. Nas prateleiras superiores e na mesa de cabeceira, as plantinhas ganharam espaço de destaque e trouxeram a natureza para o quarto

O home office ganhou paredes revestidas com cimento queimado, além de apostar nas linhas retas e retangulares para o acabamento dos móveis, prateleiras e paredes. O azul petróleo coloriu a escrivaninha e o sofá, enquanto as cores mais vibrantes foram incorporadas nas almofadas coloridas e artísticas

Daniela Funari Arquitetura 

(11) 95500 0293 

@danielafunariarquitetura 

danielafunariarquitetura@gmail.com 

Av. Ordem e Progresso, Nº 157, CJ. 1104,  

São Paulo – SP

Fotos: Sambacine

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here