Você conhece o Design Baseado em traumas?

O TID (Trauma-Informed Design), é um conceito novo, que ainda não tem uma definição unânime, mas basicamente envolve os espaços de interiores pensados para pessoas que já sofreram traumas.  
Não estamos falando apenas de inclusão e acessibilidade, mas de bem-estar. Traumas cognitivos e de experiências traumáticas de qualquer ordem. São espaços pensados para auxiliar processos de cura <3

Todas as decisões sobre o ambiente físico são em conjunto com a psicologia, neurociência, fisiologia, e não menos importante, os fatores culturais. A intenção é criar espaços com design exclusivo, onde todos os usuários sintam uma sensação de segurança (real e percebida), respeito, conexão e comunidade, controle, dignidade e alegria. Cada ambiente TID deve ter como objetivo atender especificamente às necessidades exclusivas dos usuários pretendidos, reconhecendo que alguns elementos de design úteis e reparadores podem parecer diferentes para diferentes populações.

J. Davis Harte e Janet Roche decidiram lançar uma plataforma online intitulada Trauma-Informed Design, onde é possível explorar uma infinidade de pesquisas e estudos recentemente publicados sobre o tema.

COMPARTILHE
Ana Medeiros
É a neta de D. Edite. Ana comanda o #ACQMVQ e vive diariamente decorando aqui e ali. Trabalha home office produzindo conteúdo para o blog e outras empresas das internetes. É mãe de dois pioios lindos, ama comer, desaguar nas palavras, e não dispensa uma caipirinha no fim de semana. Sabe que ser livre também é perder o controle, que morar é mais do que habitar e que um abraço apertado é melhor que banheira de ofurô.
Faça seu comentário

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here