Vantagens e desvantagens do ar condicionado Split

Dias atrás estava todo mundo reclamando de MUITO calor, até que chegou uma frente fria em alguns Estados e melhorou o forno geral, porém em alguns lugares, como aqui em PE, o clima continua quente e sabemos muito bem que não adianta muito esperar por um inverno de verdade. Vai ter calor o ano todo sim, e né pouco não, viu?

Então me diz: Quem não deseja um ar-condicionado hoje em dia? Deixou de apenas ser para o conforto, a coisa ficou séria, e agora se tornou um item indispensável (Tenho usado no quarto dos meninos também pra evitar o mosquito Aedes, esse danado).

Agora uma perguntinha: Você conhece as vantagens e desvantagens de um ar-condicionado Split em relação a um ar-condicionado de janela, aquele modelo mais tradicional? O preço varia bastante, mas separamos aqui alguns pontos positivos e alguns pontos negativos de optar por um ar-condicionado Split, que é o que uso em casa e que vem se popularizando bastante nos último anos.

arcond

Vantagens do Ar-Condicionado Split

– Se você ainda não tem um espaço adequado para instalar o ar-condicionado Janela, você pode optar pela instalação do ar-condicionado Split, evitando assim bagunças, pois não é necessário quebrar a parede, basta fazer um furo na parede e está pronto!

– Os aparelhos Split são mais silenciosos se comparados ao modelo janela.

– Se você mora em um condomínio que não permite nenhum tipo de ruído, o ar-condicionado Split é uma excelente opção que com certeza evitará transtornos.

– Grande parte dos modelos vêm com filtros que eliminam as impurezas do ar, garantindo um ambiente mais saudável.

ar condicionado avoqueria

Desvantagens do Ar-Condicionado Split:

– Se comparado ao modelo Inverter, o Split é possui um maior nível de ruído e pode incomodar caso a pessoa tenha o sono muito leve. Porém o Split comum ainda é mais barato que o modelo Inverter.

– Se comparado aos modelos Janela que possuem apenas 1 parte (a condensadora e a evaporadora ficam no mesmo gabinete), o aparelho Split possui 2 partes, precisando de espaço para a condensadora (parte externa) e também para a evaporadora (parte interna).

– Hoje a grande maioria dos novos empreendimentos (prédios ou condomínios) são projetados para aceitarem a instalação do ar-condicionado Split, porém os mais antigos normalmente possuem aquele espaço adequado para a instalação do ar-condicionado Janela.

Se você estiver procurando por melhores preços, não deixe de comparar a potência dos dois tipos de máquinas (Split e Janela) antes de investir na compra do seu ar-condicionado. Mas se estiver procurando economia na conta de energia, compre os do tipo Inverter. A variedade de aparelhos e preços é grande, pesquise muito antes de fazer sua compra.

COMPARTILHE
Ana Medeiros
É a neta de D. Edite. Ana comanda o #ACQMVQ e vive diariamente decorando aqui e ali. Trabalha home office produzindo conteúdo para o blog e outras empresas das internetes. É mãe de dois pioios lindos, ama comer, desaguar nas palavras, e não dispensa uma caipirinha no fim de semana. Sabe que ser livre também é perder o controle, que morar é mais do que habitar e que um abraço apertado é melhor que banheira de ofurô.
Faça seu comentário

6 Comentários

  1. Você esqueceu de dizer que o Split, precisa de dupla voltagem ou seja uma carga de entrada de energia bifásica ou trifásica, pois o Split só funciona em carga de 220v. Existem transformador de voltagem de 127v (padrão Rio de Janeiro), que transformam 127v em 220v. Sua conta de energia vai bem alta.
    Se morar em apartamento com varanda , vai ficar na sua varanda a condensadora, se estiver ligado ninguém ficara na varanda e estéticamente é horrivel.
    BETO

    • Caro Beto.
      Não é dupla voltagem e sim tensão elétrica bifásica, mas isso só é válido para alguns Estados brasileiros onde a tensão elétrica (não voltagem) de 220V é bifásica. SC por exemplo, a tensão elétrica residencial de 220V é monofásica (FASE-NEUTRO).
      Um transformador pode alterar esse nível de tensão 127 para 220V e de 220V para 127V, mas não vai gerar excesso de consumo, desde que bem dimensionado para não aquecer pois o aquecimento é a energia elétrica transformada em calor – Normalmente o transformador adequado acaba por não compensar.

  2. Gostaria de saber na manutenção, limpeza e conservação qual é mais em conta e mais fácil para fazer o split ou de janela?

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here