Vai comprar um imóvel?

homeA gente fala tanto aqui no blog sobre soluções para casas alugadas que hoje vamos mudar um pouquinho a pauta. Vamos falar de casa própria, a casa que é sua de papel passado registrado em cartório, onde voce pode sem receios, tocar o rebú, como e quando bem entender!

Muita gente está passando por esse momento de busca para comprar o seu ap ou casa, mas é preciso muita cautela. Muitas vezes acontece de ir até o local, se encantar com o imóvel de primeira e fechar o negócio, sem avaliar bem os prós e contras.

Essa é uma missão que requer algum conhecimento prévio em relação a vários aspectos que envolvem a sua realização, e fazer uma loooonga pesquisa sobre o assunto na internet ou com pessoas que passaram por essa experiencia recentemente é obrigatoriedade máxima.

Fiz uma pequena lista de alguns itens a serem levados em consideração, mas que muitas vezes são esquecidos:

1- Após definir o tipo ideal para sua família, conheça BEM o seu limite de financiamento bancário e os custos envolvidos na transação, caso não vá fazer uma compra a vista.

“Se você pretende financiar a compra, procure fazer uma simulação de empréstimo para pagar sua casa nos bancos de sua preferência antes mesmo de começar a procurar. Ela se chama crédito pré-aprovado, e muitos bancos fazem isso para você, sem cobrar nada. Trata-se de uma forma simples de saber quanto de sua renda ficará comprometida com as parcelas. 

Converse com um bom agente imobiliário. Ele pode aconselhá-lo sobre todos os aspectos relacionados à compra de um imóvel, incluindo as despesas de compra e venda, como custos dos cartórios e imposto de transmissão de bens imobiliários (ITBI), que varia conforme o município”.

2- Escolha três regiões diferentes que quer morar e as classifique em ordem de preferencia.

Assim fica mais fácil decidir, pois o que parece prioridade em um primeiro momento, pode deixar de ser com as vantagens encontradas posteriormente em outro bairro. Leve em consideração não só a estrutura do imóvel, como também os serviços que o bairro oferece, como escola, supermercados, transportes, vias de acesso, hospitais, etc. Faça visitas durante o dia e principalmente a noite, pra conhecer bem o movimento e segurança do local.

3-  Verifique o histórico e o portfólio da construtora.

Se for comprar o apartamento novo ou na planta, é mais do que importante saber com quem estamos negociando. Peça ao corretor referências sobre o trabalho daquela construtora. Cheque se os empreendimentos foram entregues na data e se ela deixou de entregar algum. Visite obras já realizadas e lançadas pela empresa contratada. Se fechar o negócio, peça cópia de todos os documentos,  como a cópia do registro do memorial de incorporação e a minuta do contrato de promessa de compra e venda. Submeta esses documentos à análise de um advogado de sua confiança.

4- Não tenha medo de tirar todas as suas dúvidas, toooodas MESMO.

Nada de ficar com dúvidas, deixe tudo muito claro e não se envergonhe com uma pergunta que possa parecer boba. Colete o máximo de informações que achar necessário.

5- Formalize todas as suas decisões via email. 

Nada de deixar conversas e decisões importantes soltas no “eu disse, voce disse”, tudo tem que ser registrado, e hoje em dia o contato por email é muito facilitador. Reafirme seu entendimento sobre o assunto, os termos que foram combinados e a decisão que você planeja tomar.

Bem, são só cinco tópicos que devemos ficar atentos na hora da compra. Outra boa dica, é antes mesmo de gastar seu precioso tempinho andando, andando, andando ou gastando gasolina, fazer uma procura no site Chaves na Mão dos imóveis disponíveis nas regiões que voce escolheu lá naquele primeiro item da nossa lista. Boa sorte!

selopubli06-09-13

 

COMPARTILHE
Ana Medeiros
É a neta de D. Edite. Ana comanda o #ACQMVQ e vive diariamente decorando aqui e ali. Trabalha home office produzindo conteúdo para o blog e outras empresas das internetes. É mãe de dois pioios lindos, ama comer, desaguar nas palavras, e não dispensa uma caipirinha no fim de semana. Sabe que ser livre também é perder o controle, que morar é mais do que habitar e que um abraço apertado é melhor que banheira de ofurô.
Faça seu comentário

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here