Tour pelo Recife Antigo com as crianças

Sábado passado colocamos os pioios embaixo das asas e saímos sem destino. Inicialmente pensamos em bailinho de carnaval em algum shopping da cidade, mas pelo caminho paramos e pensamos “Pô, estamos no Estado do frevo, temos Olinda e Recife nos esperando…Que p—a vamos fazer dentro de um shopping?”, desviamos sabiamente o caminho e chegamos no Recife antigo. Como ainda era de manhã, não havia carnaval, nem bailinhos, nem blocos infantis pelas ruas (Geralmente começam após as 16h), então resolvemos explorar o bairro. Quer saber? Não poderíamos ter tido um dia melhor, que de tão incrível, tá virando post.

Estamos na melhor época do ano pelas bandas de cá. O clima da cidade muda e o humor das pessoas é outro. A cor, a alegria, os preparativos, a expectativa, dá pra sentir todo o burburinho só de sair de casa. Foi nessa vibe que chegamos ao Marco Zero, local onde nasceu a cidade de Recife, à beira do cais do porto e ponto inicial para todas as estradas de PE. É nessa praça que fica um dos polos de shows agora no carnaval (Por isso esse palco montado aí na primeira foto), e onde temos uma vista linda do rio Capibaribe e do Parque das Esculturas com a famosa obra Coluna de Cristal, do artista Francisco Brennand.

Logo ali atrás do Vinico, esse prédio amarelo é a Caixa Cultural, nossa segunda parada obrigatória do dia.

tourrecifeantigo11 tourrecifeantigo7
tourrecifeantigo12

Chegamos lá, conhecemos o prédio todo e nos deparamos com a instalação da dupla VjSuave, A natureza invade a cidade. Gente, que lindo! Através de desenhos transformados em animação digital, é passado em uma enorme tela uma história bem real da ação do homem transformando a cidade em que vive, sem se preocupar com o meio ambiente. O trabalho do  Ygor Marotta e Cecilia Soloaga é incrível, e quem quiser saber e conhecer um pouquinho mais, recomendo não só ir até a Caixa Cultural (Que agora só reabrirá no fim de Fevereiro por causa do Carnaval) como também visitar o site do VjSuave. Ah, o Igor é também o criador do movimento “Mais amor por favor”.

Valeu mais que o cineminha do Bob Esponja viu? Deitamos no tapete, nos jogamos nos pufes, os meninos interagiram…Uma beleza.

tourrecifeantigo5tourrecifeantigo2 tourrecifeantigo6 tourrecifeantigo3 tourrecifeantigo1

Como já estava perto da hora do almoço, atravessamos a rua e fomos conhecer também o recém inaugurado Armazém do Porto, inicialmente um polo gastronômico com várias opções de restaurantes (Não achei tão baratos, mas tá valendo). Fomos ao Rocks&Ribs e recomendo muito, além de uma costelinha barbecue deliciosa e uma sobremesa muito boa, a Rock Brownie (Melhor de todas! É um petit gateau no fim das contas, por favor, comam), tem um certo “suporte” pra quem leva os pioios, adoro restaurante que chega com desenhos e lápis de cera na mesa, haha.

tourrecifeantigo4 tourrecifeantigo8 tourrecifeantigo9 tourrecifeantigo10

Saindo do almoço fomos direto para o Museu Cais do Sertão, super interativo para levar as crianças e conhecer um pouquinho mais da história do povo sertanejo da nossa terra . Saimos de lá bobos com tanta riqueza, poeticidade e originalidade do espaço. Parece bem contraditório contar a história desse pedaço do nosso Brasil por meio de tanta tecnologia, mas é exatamente isso que acontece de forma cativante e envolvente. Queremos voltar lá com mais calma, e vou fazer um post mostrando a “decoração” de uma casa do sertão na próxima semana. Claro que o nosso sertanejo mor encontra-se totalmente envolvido em toda a exposição, Luiz Gonzaga é muito amor.

tourrecifeantigo19
tourrecifeantigo13 tourrecifeantigo14 tourrecifeantigo15 tourrecifeantigo16 tourrecifeantigo17 tourrecifeantigo18

Saindo do Museu voltamos para o Marco Zero pra fazer um passeio de Catamarã pelo rio Capibaribe. O percusso dura em média uma hora e cruza as cinco pontes que interligam as ilhas no centro da cidade. Gente, é lindo! Um guia vai contando a história dos prédios históricos e nesse horário do finzinho da tarde fica melhor ainda por causa do por do sol.

tourrecifeantigo21
tourrecifeantigo23 tourrecifeantigo24 tourrecifeantigo25 tourrecifeantigo26 tourrecifeantigo27

Pra fechar com chave de ouro, só mesmo um bom maracatu né? Íamos embora, mas escutamos os batuques e fomos atrás. Esse vídeo aqui explica um pouco a minha animação, hahahaha.

tourrecifeantigo22

Quem estiver por aqui, mora na cidade ou tem planos de passar uns dias em Recife, não deixe de fazer esse tour. Voltaremos lá outra vez pra visitarmos o Museu do Frevo, a Casa dos bonecos, Paço Alfândega (E pra comer a sobremesa mais uma vez, abafa).

 

COMPARTILHE
Ana Medeiros
É a neta de D. Edite. Ana comanda o #ACQMVQ e vive diariamente decorando aqui e ali. Trabalha home office produzindo conteúdo para o blog e outras empresas das internetes. É mãe de dois pioios lindos, ama comer, desaguar nas palavras, e não dispensa uma caipirinha no fim de semana. Sabe que ser livre também é perder o controle, que morar é mais do que habitar e que um abraço apertado é melhor que banheira de ofurô.
Faça seu comentário

10 Comentários

  1. Eis uma escolha inteligente: trocar o shopping por um passeio cultural! E mais legal: “iniciar” os pequenos nessas atividades. : ) Parabéns pelo blog! Acompanho há um tempo e dá pra notar o crescimento (não só na expansão do projeto) mas na sofisticação das decorações e em atitudes como essas! Saudades de Recife! Abraços!

  2. Ana que cidade linda!!!
    Quando puder e o dinheiro der vou até Paraíba cidade do meu esposo e já dou uma esticada em Pernambuco pra conhecer um pouco mais dessa cidade tão alegre <3
    Lindo passeio…e muito melhor que Bob Esponja kkkkk Bjus nessa família cheia de Luz <3
    Ahh só uma pergunta? Esse petit gateau tá um pouquinho exagerado ou é impressão minha? kkkkkkk

  3. Boa tarde Ana,
    Que passeio lindo!
    Graças ao passeio da sua família aproveitei para conhecer um local diferente…
    Que vontade de ir também!

    Lindas fotos!

  4. Ana, moro aqui desde que nasci e tu conhece Recife melhor que eu…kkkkkk
    Amei as dicas…vou realmente fazer mais passeios assim, o tempo não me permite muito!

    Lhe indico,se tiver um tempinho, conhecer as praias de Gaibú, Calhetas , Praia do Paraíso e “Bar do Doido”… Uma pintura da natureza perfeita,e sem a agitação de Porto de Galinhas, (que também recomendo)…
    Teus pimpolhos vão adorar!!

    Beijo 😉

  5. Oiii Ana hahaha, eu conheço Recife, Olinda, esses mesmos lugares!!! Tb fizemos o passeio de catamarã, é demais né. Fui em 2012 e pretendo voltar, eu adoreiii. Ah e parece q sua família tb curtiu bastante né. Parabéns pelo passeio. Bjo
    Renovandoacasasempre.blogspot.com.br

  6. Oi Ana! Adoro seu blog… Já li todinho… uma delícia! Moro no Rio, mas sou de Recife… amei seu passeio e pretendo faze-lo em breve com meu filhote. Mas que tal mostrar as delícias de Gravatá!? Estamos planejando passear por aí (terra de meu pai) e adoraria dicas. De qualquer forma, não deixarei de visitar sua loja quando estiver por aí. Beijos e muito sucesso!

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here