
Até pouco tempo atrás estávamos passando por um sufoco chamado “Casa pequena e apertada” e os dias estavam caóticos e desorganizados pela falta de espaço. No nosso caso, isso aconteceu depois que abrimos a nossa “mini” empresa, e por precisar de um espaço confortável pra trabalhar home office e para montar a oficina do Leo, nos mudamos de casa. Mas convenhamos que essa não é a solução ideal pra todo mundo né, gente? Até porque nem sempre é possível (nem a melhor solução) trocar de casa assim com tanta facilidade.
Uma coisa é certa: Espaço é luxo, especialmente em grandes cidades, que atraem pessoas de outras regiões e países, e que geralmente são o centro econômico de áreas maiores. Cada dia que passa os “apertamentos” vão se multiplicando e nos fazendo morar em áreas cada vez mais reduzidas.
Com o valor que se paga de um pequeno apartamento em São Paulo, é possível comprar uma fazenda em cidades afastadas da capital. Mas de que adianta se você quer ou tem que viver em uma metrópole como São Paulo?
O jeito é reorganizar a casa para ganhar mais espaço ali dentro mesmo. Moradores de grandes cidades em todo o mundo têm reinventado seus ambientes para torná-los mais práticos, bonitos e agradáveis.
E haja criatividade e muitas visitas ao A casa que a minha vó queria, hahaha. Com um pouco de imaginação, você consegue guardar coisas, reutilizar e ganhar espaços e manter tudo arrumado de forma muito estilosa!
Não sabe como? Então vamos lá, anota aí algumas dicas:
Caixas, caixotes e engradados: se você frequenta a feira ou o supermercado, pode de vez em quando pedir aquela caixa de madeira que fica jogada no canto de uma barraca ou o engradado de refrigerante velho, com o qual ninguém no mercadinho parece se importar. Com eles, você pode criar estantes para colocar livros e enfeites, uma sapateira ou uma prateleira para garrafas de vinho. Abuse da imaginação e pinte ou descasque as caixas de madeira; as de plástico podem ser encapadas; Estamos sempre dando dicas aqui no blog de como reaproveitar esses materiais.
Sobe-e-desce: tem escadas em sua casa ou escritório? Ótimo – deve ter espaço sobrando embaixo delas! Você pode construir prateleiras e instalar lá sua biblioteca. Ou, ainda, criar assentos para ter mais opções de acomodação para as pessoas, fazer um “barzinho”, etc;
Nas alturas: alguns imóveis, sobretudo os mais antigos, têm o pé-direito bem alto, e isso pode ser ótimo para quem procura espaço. Considere “dividir” essa altura, em parte de um cômodo, e criar plataformas que podem acomodar pequenos objetos, algum móvel ou até mesmo uma cama. Gavetas também podem ficar lá em cima, e com uma escada estilosa você resolve o problema de acesso; Tire proveito das paredes!
Nada de espaço morto: um closet bem utilizado pode ajudar a resolver a questão de falta de espaço. Não guarde casacos pesados de inverno em casa durante o verão – você vai usar mal o espaço disponível e corre o risco deles adquirirem umidade.
Considere alugar um espaço em um self storage e mantê-los lá, onde ficarão a salvo de sol e umidade, bem guardados, sem ninguém ter acesso. Trocou a estação? Inverta tudo – traga seus casacos para casa, e mande para o espaço a cadeira e o chapéu de praia. No nosso caso, se morássemos ainda em SP, seria também muito útil um espaço para guardarmos o estoque da loja e algumas ferramentas de produção.
Abuse da criatividade para descobrir novos espaços em sua casa ou escritório. Além de ter mais espaço para ocupar com seus pertences, você poderá fazer do seu ambiente algo mais agradável, bonito e moderno! Faltou espaço assim mesmo? Alugue um espaço e seja feliz sem se desfazer de nada do que é seu, essa é uma prática super comum em outros países e aqui no Brasil também já é possível através da Stokarea.
Na Stokarea você encontra espaço entre 1 e 400 m² para guardar os seus pertences e após alugá-lo, já pode começar a guardar. Você tranca o seu espaço e fica com a chave para entrar quando quiser dentro do horário de funcionamento. Visite o site para mais informações =)
Nesse lance da Stokarea me lembrei do episódio do Breaking Bad que a mulher do Walter guarda os milhões num espaço desses hahahaha mas realmente, espaço pequeno é a treva. Me mudei do apê de 46 m² justamente por isso, Sarah nasceu, Jéssyca começou a trampar com personalizados para eventos e precisou de mais espaço. A solução ideal, na minha opinião, é aprender a viver com menos, sem acumular tanta coisa. Vivo essa luta interna diariamente.
@Mario Martins, porra kkkkkkkkkk vc leu meus pensamentos!!! Qdo comecei a ver as portinhas metálicas, lembrei logo de Breaking Bad tb! hhahaha que legal!
a maioria dos últimos posts da Ana são propaganda. Sei que tem que ganhar a vida, mas xauxau identidade gostosa de quando comecei a ler o blog. Pena.
amei o site de vcs
Amôo^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^
Ótimas dicas! Sem dúvidas, arrumar espaço em casa é difícil hoje em dia 😉