A saga de encontrar uma nova casa pra morar

Procurar uma nova casa pra morar não á tarefa das mais fáceis, viu? Ainda estou nessa vida de aluguel, mas fico aqui pensando que a saga deve ser ainda mais trabalhosa quando se quer comprar. Nos últimos 30 dias tenho visitado tantos lugares, já perdi a conta de quantas casas foram vistas, de quantos corretores já entrei em contato, de quanta vezes já fiquei sem dormir pensando em todas as possibilidades, decorando cômodos na minha mente, pensando em toda logística dos meus dias morando em cada lugar. A blogueira tá quase surtando.

procurando casa

Tenho tentado conciliar algumas pontos que são importantes, ainda que seja difícil encontrar o combo todo:

-Espaço para as crianças

-Segurança e tranquilidade do local

-Casa com 3 quartos e que seja bem iluminada

-Bom estado de conservação

-Preço (óbvio).

Tenho vistos algumas mais distantes do centro da cidade, Gravatá tem áreas mais calmas em bairros onde existem muitas casas de veraneio e condomínio, e esse tem sido o meu foco: Mais tranquilidade e qualidade de vida, ainda que eu tenha que pagar o preço da gasolina.

Falando em preço, preciso te dizer também que com essa crise os valores baixaram MUITO, também não é pra menos, tá todo mundo no fundo do poço, né mores? Bom para os inquilinos como eu, e  acreditem, estou saindo da minha casa pequenininha TAMBÉM pra tentar baixar os meus custos, isso será papo pra um outro post. Mas voltando…casas que antes eu já tinha visto por mais de dois mil golpinhos, hoje estão pela metade do preço, tenho me surpreendido de verdade.

casas para alugar

Esse não é mesmo um post para te dar dicas antes de alugar um imóvel, é somente um diário contando a minha experiência, mas tenho aprendido algumas coisas importantes que merecem também serem compartilhadas aqui:

-Nunca corra pra primeira, segunda ou terceira opção. Sempre aparece uma melhor do que a casa que parecia ser a dos seus sonhos. E vou te dizer que ter paciência e não se jogar de cabeça no mar de ansiedade que mora dentro da gente (sou dessas), é bem complicado. A gente sempre fica co medo de perder a oportunidade.

-Corretores não tem coração. Tá, mentira. Vou te contar que se nada der certo com os meus planos para os próximos meses, penso até em virar uma, hahaha. Muito massa passar o dia na casa duzoutros. Mas eles realmente vão te pressionar, tentar te convencer, te ligar insistindo pra fechar logo o contrato, mas também são as melhores pessoas, todos que tive contato foram e estão sendo muito queridos (mesmo que não entendam que eu não queira a casa maravilhosa, perfeita e ideal, somente  por causa de um piso verde escuro).

-Parte elétrica e hidráulica devem ser MUITO bem observadas. Pergunte mesmo, peça pra verificar ou leve alguém mais experiente no assunto. aqui no caso ainda temos problemas com abastecimento de água, então tenho ficado atenta ainda nos reservatórios.

-Converse com a vizinhança SEMPRE. Se eu te disse que ontem passei a tarde inteira falando com meus possíveis novos vizinhos? Pois é. Conversei com o caseiro, o porteiro, com a mulher da casa ao lado, com o proprietário de uma chácara próxima. Pedi informações sobre assaltos, invasão de casas, possíveis abordagens no período da noite, etc.

Estou mesmo me munindo de todas as informações possíveis, e diria que tenho até sentido um orgulho danado disso, já que sou impulsiva e ansiosa em quase tudo que resolvo fazer e dessa vez tenho conseguido muito segurar a onda.

procurando casa1

Se finalmente cheguei a uma decisão? Quase! Hahahaha. Ainda aguardando as negociações e olhar as últimas opções, mas uma coisa é certa: Com essa mudança teremos um abalo do bem nesse blog, vou dividir todas as etapas com vocês e novas ideias de decoração virão né? Mais um ciclo que se inicia.

PS: Estabeleça também um prazo para essa decisão ou o lenga lenga será eterno. O meu vai até domingo, depois vou andar de olhos vendados pelas ruas, até que mudança seja totalmente concretizada, risos.

COMPARTILHE
Ana Medeiros
É a neta de D. Edite. Ana comanda o #ACQMVQ e vive diariamente decorando aqui e ali. Trabalha home office produzindo conteúdo para o blog e outras empresas das internetes. É mãe de dois pioios lindos, ama comer, desaguar nas palavras, e não dispensa uma caipirinha no fim de semana. Sabe que ser livre também é perder o controle, que morar é mais do que habitar e que um abraço apertado é melhor que banheira de ofurô.
Faça seu comentário

6 Comentários

  1. Ana,

    sou muito implicada com vizinho que escuta música alta. Fique atenta a isso também. Se não tem chácaras que são alugadas para festas na vizinhança, já que você disse que fica mais afastado rs bjos e boa sorte!

  2. Não sei como é na sua cidade, mas uma dica preciosa para cidades grandes: vá ao endereço à noite, em especial sexta, sábado e domingo. É só aí que você vai descobrir se a vizinhança vira o inferno, se tem baile funk/pancadão/ensaio de escola de samba/jogo de futebol com gritaria na quadra que você nem percebeu que existia por ali e outras atividades com as quais você prefere não compartilhar os seus dias e principalmente as suas noites. Se a rua alvo for ladeira, imagine o que pode acontecer se houver chuva forte e verifique se uma potencial enxurrada vai entrar na sua casa graças ao vizinho empreendedor que fez uma “mureta ou morrinho” na calçada dele, jogando o fluxo de água para a sua casa ou se o bueiro está entupido. Se os vizinhos têm o hábito de confundir bueiro com lixeira e a casa fica ao lado do bueiro, é dor de cabeça na certa.
    Quanto à música alta, como falado no outro comentário, o final de semana durante o dia, em especial sábado, é o período crítico. Academia de ginástica é também uma péssima vizinha, já que a maioria não tem isolamento acústico para evitar que a música e os gritinhos da aula de aeróbica invadam a sua leitura/TV/tranquilidade.

  3. Sou eterna otimista: vai dar tudo certo!!
    Ótima a tua lista de prioridades.
    Que encontre bons vizinhos, educados e que não coloquem o som nos píncaros só pq é sábado e final de semana “tudo pode”!!
    Tem escola boa e perto para os meninos?
    Supermercado se for longe, faça uma vez ao mês e estoque. Acabou o pão? Coma biscoito ou faça um.

  4. Não ficaram registradas as minhas últimas palavras, o comentário comeu…
    Mas fica aqui o meu desejo de que encontre o melhor para ti e teus filhos.
    Saúde e Sucesso!!
    Bjs
    S.O.
    Rio

  5. Oi Ana, tudo bom?

    Já te perguntei por aqui antes mas acho que vc não viu com essa correria toda da nossa vida rs.
    O que aconteceu com a sua cachorrinha? Aquela salsicha pretinha que vc tinha?

    Obrigada, beijos e sucesso 🙂

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here