
Ai, gente! Que delícia estar aqui novamente na Casa da Vó! A-DO-RO!
Como todas sabem, eu e Ana garramos amizade sem fim quando reformei os quartos das meninas, ano passado. E pra quem tá chegando agora, eu tenho 2 meninas espertas: a Penélope, 11 anos; e a Cleópatra, 9 anos. Elas me ajudam na cozinha, fazendo várias receitinhas saudáveis e outras nem tanto!
Se você, como eu, trabalha fora e passa menos tempo com seu filho, cozinhe com ele! Além de ser terapêutico, rende bons momentos de lembranças eternas! Fora a garantia de que vocës saberão a qualidade do que estão comendo… #feitoemcasaémelhor!
De minha parte, tenho feito isso praticamente todos os dias… Costurei aventaizinhos para as meninas e as apelidamos de #ascozinheirinhas, só conferir no mei IG elas sovando pão (@deolhonacasa) Hahahahaha!
Acontece que Ana e eu estamos no afã de perder uns quilinhos a mais que fomos ganhando pelo caminho, o que gerou nosso projeto #véiasboassentaenãodobra. Sinto informar que ainda dobra, mas estamos ganhando qualidade de vida, com tudo isso! E, como ninguém é de ferro e muito melhor uma receita funcional que a família toda coma que ficar comendo alface o final-de-semana todo, concordam? Então lá vai uma receitinha MARA de pão-de-mel da tia Cidinha pra minha amiga e pra quem quiser fazer!
Super fácil, super råpida, barata, super saudável, não usa batedeira e não vai ovo. Não tem como dar errado, mesmo com criança ajudando!
São 5 passos: 1) separe os ingredientes; 2) misture os secos; 3) misture os molhados; 4) forno; 5) boca!
Vamos lá?!
Ingredientes:
2 xícaras de farinha ( eu uso 1 de trigo branca e outra integral… Pode usar as 2 integrais se preferir);
1 xícara de açúcar mascavo;
1 xícara de chocolate em pó ( achocolatado, não, tem açúcar¡ E cacau em pó não é chocolate)
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de café de cravo em pó ( se não achar, moa no pilão o cravo… Nåo deixe de usar porque faz toda a diferença!)
2 xícaras de leite
2 colheres de óleo ( usei de coco, pode ser de girasol, de canola, de soja…)
6 colheres de mel
1 colher de sopa de fermento em pó.
2 barras de chocolate para cobrir
Modo de preparo
Separe os ingredientes, ligue o forno a 200 graus e unte a forma. Untamos com óleo e chocolate em pó. Você pode usar também: margarina, cacau em pó, açúcar e canela, farinha… Lembrando que a farinha vai deixar crostas brancas.
Misture os ingredientes secos, incluindo cravo e canela, à exceção do fermento ( deixe a criança mexer!); Adicione agora o leite e o mel; O fermento vai por último e incorpore bem, com espátula, fouet ou colher de pau; Asse em forno médio ( 200 graus Celsius) por 20 minutos ou até passar no teste do palito.
Aproveite o tempo de forno pra derreter o chocolate no micro-ondas, parando a cada 30 seg e mexendo. Limpe a bagunça e dance na cozinha. Desenforme depois de frio, cubra e coma!
Considerações:
Eu cobri com chocolate ao leite derretido. Você tá na dieta lascada? Cobre com whey derretido no micro com um pouquinho de água, bom também!
Cravo e canela são termogênicos ( ajudam a queimar banha);
Açúcar mascavo ( menos processado) e mel são boas fontes de açúcares e a farinha integral tem fibras;
Criança não merece viver de abobrinha refogada, faça receitas saudáveis que a famîlia toda coma!
Não está de dieta? Pode rechear com doce-de-leite, brigadeiro, beijinho…
Eu fiz em formato de bolo, numa forma de 22 cm redonda, sem furo; você pode fazer em forminhas individuais de pão de mel, se quiser;
Aliás, fica massa pra dar de lembrancinha de aniversário, hein! Ou pra vender também!
Deixa um pedaço pras crianças! Hahahahaaha!
Se fizer, me mostra? Pode marcar no IG ( @deolhonacasa!)
Espero que tenham gostado! Nós amamos!
Ja quero fazer!!
@Ana Clara Bender Tavares,
Que fofas as duas na última foto! Adorei os aventais hehe Adorei da receita, pelas fotos parece muito deliciosa 😀 Minha mãe nunca foi muito de cozinhar, mas com certeza vou mostrar essa receita para ela para fazer um dia desses com as minhas irmãs. Beijos
[…] Receitinha de pão de mel para fazer com as crianças […]
[…] receita eu aprendi no A casa que minha avó queria , já deve ter uns dois anos que faço ela, é muito simples de fazer e deliciosa! Das outras […]