Receita delícia de pão de mel para fazer com as crianças

Ai, gente! Que delícia estar aqui novamente na Casa da Vó! A-DO-RO!

Como todas sabem, eu e Ana garramos amizade sem fim quando reformei os quartos das meninas, ano passado. E pra quem tá chegando agora, eu tenho 2 meninas espertas: a Penélope, 11 anos; e a Cleópatra, 9 anos. Elas me ajudam na cozinha, fazendo várias receitinhas saudáveis e outras nem tanto!

Se você, como eu, trabalha fora e passa menos tempo com seu filho, cozinhe com ele! Além de ser terapêutico, rende bons momentos de lembranças eternas! Fora a garantia de que vocës saberão a qualidade do que estão comendo… #feitoemcasaémelhor!

De minha parte, tenho feito isso praticamente todos os dias… Costurei aventaizinhos para as meninas e as apelidamos de #ascozinheirinhas, só conferir no mei IG elas sovando pão (@deolhonacasa) Hahahahaha!

Acontece que Ana e eu estamos no afã de perder uns quilinhos a mais que fomos ganhando pelo caminho, o que gerou nosso projeto #véiasboassentaenãodobra. Sinto informar que ainda dobra, mas estamos ganhando qualidade de vida, com tudo isso! E, como ninguém é de ferro e muito melhor uma receita funcional que a família toda coma que ficar comendo alface o final-de-semana todo, concordam?  Então lá vai uma receitinha MARA de pão-de-mel da tia Cidinha pra minha amiga e pra quem quiser fazer!

receita de pão de mel5

Super fácil, super råpida, barata, super saudável, não usa batedeira e não vai ovo. Não tem como dar errado, mesmo com criança ajudando!

São 5 passos: 1) separe os ingredientes; 2) misture os secos; 3) misture os molhados; 4) forno; 5) boca!

Vamos lá?!

Ingredientes:

2 xícaras de farinha ( eu uso 1 de trigo branca e outra integral… Pode usar as 2 integrais se preferir);

1 xícara de açúcar mascavo;

1 xícara de chocolate em pó ( achocolatado, não, tem açúcar¡ E cacau em pó não é chocolate)

1 colher de chá de canela em pó

1 colher de café de cravo em pó ( se não achar, moa no pilão o cravo… Nåo deixe de usar porque faz toda a diferença!)

2 xícaras de leite

2 colheres de óleo ( usei de coco, pode ser de girasol, de canola, de soja…)

6 colheres de mel

1 colher de sopa de fermento em pó.

2 barras de chocolate para cobrir

receita de pão de mel1

 

Modo de preparo

Separe os ingredientes, ligue o forno a 200 graus e unte a forma. Untamos com óleo e chocolate em pó. Você pode usar também: margarina, cacau em pó, açúcar e canela, farinha… Lembrando que a farinha vai deixar crostas brancas.

Misture os ingredientes secos, incluindo cravo e canela, à exceção do fermento ( deixe a criança mexer!); Adicione agora o leite e o mel; O fermento vai por último e incorpore bem, com espátula, fouet ou colher de pau; Asse em forno médio ( 200 graus Celsius) por 20 minutos ou até passar no teste do palito.

Aproveite o tempo de forno pra derreter o chocolate no micro-ondas, parando a cada 30 seg e mexendo. Limpe a bagunça e dance na cozinha. Desenforme depois de frio, cubra e coma!

receita de pão de mel3 receita de pão de mel4

Considerações:

Eu cobri com chocolate ao leite derretido. Você tá na dieta lascada? Cobre com whey derretido no micro com um pouquinho de água, bom também!

Cravo e canela são termogênicos ( ajudam a queimar banha);

Açúcar mascavo ( menos processado) e mel são boas fontes de açúcares e a farinha integral tem fibras;

Criança não merece viver de abobrinha refogada, faça receitas saudáveis que a famîlia toda coma!

Não está de dieta? Pode rechear com doce-de-leite, brigadeiro, beijinho…

Eu fiz em formato de bolo, numa forma de 22 cm redonda, sem furo; você pode fazer em forminhas individuais de pão de mel, se quiser;

Aliás, fica massa pra dar de lembrancinha de aniversário, hein! Ou pra vender também!

Deixa um pedaço pras crianças! Hahahahaaha!

Se fizer, me mostra? Pode marcar no IG ( @deolhonacasa!)

Espero que tenham gostado! Nós amamos!

receita de pão de mel2

COMPARTILHE
Ana Medeiros
É a neta de D. Edite. Ana comanda o #ACQMVQ e vive diariamente decorando aqui e ali. Trabalha home office produzindo conteúdo para o blog e outras empresas das internetes. É mãe de dois pioios lindos, ama comer, desaguar nas palavras, e não dispensa uma caipirinha no fim de semana. Sabe que ser livre também é perder o controle, que morar é mais do que habitar e que um abraço apertado é melhor que banheira de ofurô.
Faça seu comentário

5 Comentários

  1. Que fofas as duas na última foto! Adorei os aventais hehe Adorei da receita, pelas fotos parece muito deliciosa 😀 Minha mãe nunca foi muito de cozinhar, mas com certeza vou mostrar essa receita para ela para fazer um dia desses com as minhas irmãs. Beijos

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here