Passeio no final de semana: Garanhuns

Meu querido marido antes de se apaixonar por mim nunca tinha vindo até a terrinha (PE), e imaginava que aqui era um lugar muito diferente do que encontrou quando chegou. Ele diz que começou a se surpreender desde o aeroporto, que modesta parte é lindo, quiçá o mais bonito do Brasil, desculpaê.

Deixando a ignorância do meu amado de lado (Pensava que iria encontrar chão rachado e uma menininha singela de vestidinho de chita ou algo bem ao estilo Lisbela, ô dó!), Pernambuco é mesmo um Estado que reserva muitas surpresas. Claro que como toda cidade brasileira, temos muitos problemas urbanos, pobreza e mais alguns clichês desse Brasil tão desigual.Mas essa terra é muito é da gostosa, e pra quem não é daqui e não conhece, se prepara que vou mesmo explorar as belezas da minha terra natal nesse blog, como diria Xuxa em um passado não muito distante “É o meu jeitinho”. Dizem que Pernambucano é um povo que valoriza muito as tradições e é meio “amostrado” com as belezuras do Estado, como eu iria ser diferente?! Lembro que a gente cantava todos os dias antes da aula o Hino de Pernambuco, e hoje sei decoradinho de trás pra frente, sinta o drama.

 
Irmã,marido, eu e Vinico lobinho.

Geralmente todo o turismo de “fora pra dentro” é voltado para as praias. A zona da mata, agreste e sertão nem aparecem muito na mídia para o resto do país, exceto época de São João neah? E você fica ai pensando só em terras secas e desgraça (ou espero que não).

Depois de mostrar um pouquinho a cidade que estou morando, agora te convido a conhecer mais um interior bacana: Garanhuns! A cidade ficou conhecida no Brasil inteiro depois do presidente Lula, que nasceu em Caetés, na época um distrito de Garanhuns. Esse lugarzinho é famoso pelo frio, no inverno a temperatura varia de 13 a 18 graus. Aqui também acontece o Festival de Inverno, uma das festas mais bacanas do mundo, sem exageroooo, juro!

Garanhuns também é conhecida como a cidade das flores e do chocolate. As ruas são super limpas e arborizadas, e diferente de Gravatá, tem um pólo médico hospitalar muito bom e mais opções de lazer, apesar de ser bem mais distante da capital. Garanhuns tem cinema, parques ao ar livre, restaurantes ótimos e também um comércio mais vasto.

Esse final de semana partimos pra lá e mais uma vez marido ficou encantado com as nossas belezas (Pra quem não sabe, ele é carioca) e ficamos até com vontade de ir morar lá daqui uns anos.

Conhecido como Parque dos Eucaliptos
Vinico correndo loucamente atrás dos pombos, dando milho e se sentindo um Chico Bento.
Mosteiro de São Bento - Também funciona como pousada, uma delícia para descansar.

Parque Ruber Van Der Linden - Um jardim enooorme no meio da cidade

 

Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, desde criança a gente chama "Igreja Cuscuz" por causa da arquitetura,rs.
Relógio das flores

Acho que nunca tirei tantas fotos em uma única viagem,rs. Em um próximo post mostro mais um pouquinho…

 

COMPARTILHE
Ana Medeiros
É a neta de D. Edite. Ana comanda o #ACQMVQ e vive diariamente decorando aqui e ali. Trabalha home office produzindo conteúdo para o blog e outras empresas das internetes. É mãe de dois pioios lindos, ama comer, desaguar nas palavras, e não dispensa uma caipirinha no fim de semana. Sabe que ser livre também é perder o controle, que morar é mais do que habitar e que um abraço apertado é melhor que banheira de ofurô.
Faça seu comentário

34 Comentários

  1. Aposto que o nome da igreja é “Nossa Senhora do Perpétuo Socorro”.

    Puxa, que cidade linda mesmo! Aqui no sul, a gente imagina mesmo que e só chão rachado e meninas vestidas de chita. Que burro que a gente é!

  2. Quando morava em Salvador namorei um sergipano naturalizado alagoano, que passou metade da vida em Garanhus. Mais nordestino que ele não conheci.
    E ele tecia declarações de amor infundáveis ao festival de inverno de lá…
    :***

  3. Como eu já te disse, sou uma Paulista, filha de pernambucanos que mora em Recife…kkk
    Minha mãe é de Garanhuns e a família da mãe do meu marido de Caetés… A região é muito bonita e fria!!! kkk
    Bom demais pra passar finais de semana e feriados, tb indico… Bjs

    • queria saber de sua mae , pq estor a procura das minhas irma de garanhuns q foi pra sao paulo , meu telefone e 081 86450922

  4. Ana querida!!! Sou fão do seu blog há tempos. Gosto das dicas, de como vc escreve, gosto tanto do seu jeito simples de ver e viver a vida… Olha, tive o prazer de conhecer o seu estado no mês passado, fui acompanhada de meu marido e meus dois lindos filhos. É LINDO DEMAIS! Comecei por Porto de Galinhas e fiz um tour por Recife e Olinda. Fiquei muito emocionada com a beleza e com a história deste lugar, marcado por lutas de um povo trabalhador e guerreiro, Leão do Norte mesmo!!!Que Deus abençoe sua família nesta terrinha maravilhosa. Ah, o aeroporto é muito bonito, concordo! Beijos.

  5. Olha, se eu já gostava de cidades do interior, imagina agora?!
    Não é a toa que meu pais e meu irmão, cariocas, se casaram com pernambucanas e vivem aí! Meu pai até já fala de um jeito “arretado”, ôxi! Também, mais de 30 anos morando por essas bandas! kkkkkkkkk
    Eu e meu marido amamos locais assim, e se Deus quiser, rs, ainda este ano nos mudamos deste caos que está o RJ e vamos pro “interiorzão”! ^.^
    Garanhuns é o nosso sonho de cidade materializado… ♥
    Abraços!!!

  6. Sou fã do seu blog!!! Gosto da maneira como escreve e da sua visão de mundo! Sou paulista e nunca fui para Pernanbuco, não imagina que no interior tinha cidades lindas assim, e que a temperatura de alumas cidades poderiam ser baixas! Me encantei por essa cidade, linda , toda arvorizada! Um encanto!

  7. Quando eu era criança, sempre achava que se tivesse morado sempre no mesmo lugar, teria sido mais feliz do que me mudando constantemente. Nasci em Sta. Maria, no RS. Com 2 anos, nos mudamos pra Natal/RN (meu pai é potiguar). Depois de 6 anos, mudamos pra Brasilia. Mais 4 anos e fomos pra Floripa pra, finalmente, após uns 2 anos e meio, voltarmos pra Natal (não, meu pai não é militar. Coisas da vida mesmo). Só quando fiquei adolescente pude perceber que tantas mudanças foram ótimas! Aprendi a ser tolerante e a admirar as diversas culturas, sotaques e imagens desse Brasil tão lindo! Lembro que, quando saí de Floripa pra voltar pra Natal, meus amigos diziam exatamente o que vc citou no post “Vai fazer o que lá? Passar fome e sede? Lá só tem terra rachada e bicho morrendo de sede!”. E eu ouvia e pensava “Ai como a ignorância é uma tristezaaaa!” kkkkkkkk! Amo Garanhuns, visitei durante um Festival de Inverno e também, quase vou morar lá!kkkkkk! Gravatá já tá lista!! Um beijo!

  8. Aninha, o bom disso tudo é as pessoas ficarem sabendo que nem tudo tem que corresponder ao que a mídia prega, né!!! Eu acredito muito nisso e adoro desvendar cidadezinhas aqui perto de Porto Alegre, a gente descobre gente feliz, simples, cidades bonitas e muito mais bem cuidadas que onde moramos, muitas vezes!!!
    Acho tão bom poder abrir um pouco o olhar e se permitir esses achados!!!
    Já ouvi falar de Garanhuns, mas ainda não conheço nada além de Santa Catarina, preciso dar jeito de empreender umas viagens pelo resto do Brasil (interior, minha paixao e primeira escolha sempre)!
    Amei seu post!
    Beijo grande pra vcs!!!!

  9. Pernambucana e Recifense com muito orgulho. Amo ir a Garanhuns fiquei hospedada no seminário são José e fui ver o show de Jorge Vercilo no FIG.
    Bom demais. Parabéns Ana

  10. Ana, amei as fotos. Vinícius deve ter gostado demais. As praças são lindas. Chã Grande, cidade vizinha de Gravatá tbm tem um mosteiro, pequeno, bem pequeno, mas muito aconchegante vale a pena conferir. Abraço, Leyla

  11. Nossa, que lugar mais lido. As imagens que você postou mostram de forma singular este estado de que já ouvi falar tantas vezes. Adorei e se puder, ainda irei visitar os lugares que você mostrou aqui. Beijos.

  12. Que linda essa cidade!!! Também não imagiva uma cidade assim no interor de Pernambuco. Como você disse, ficamos só nas praias e capitais e perdemos toda essa beleza… Abraços.

  13. Ana é verdade a cidade é linda e ótima para morar ,e realmente com uma ótima estrutura de hospitais e escolas como tenho três filhos é muito bom esta infraestrutura. sou de Recife mas gosto muito de morar aqui.já moro aqui em Garanhuns à seis anos e acho que realmente fincaremos as nossas estacas aqui pois já construimos nossa casa o meu filho mais velho trabalha no orgão público e é aqui que Deus tem nos abençoado,um abraço e um cheiro para você .

  14. Tb sou nordestina, de Aracaju, e ADORO o Pernambuco, mas adoro MESMO. Identifico-me demais com a cultura da terra, tem o único carnaval que gosto no Brasil. Tem belezas pra dar, vender, emprestar e fazer negócio….rs Espero que nunca perca a força cultural e nem se deixe contaminar por culturas que se infiltram sorrateiramente.
    Enfim, adoro Pernambuco. Adoro o nordeste, visse?

  15. Ana! Que gostoso ler esse post! Amo Garanhuns e tbm sonho em um dia morar lá, hehe! Lugar lindo, tranquilo, clima gostoso… Eu costumava ir pro Festival de Jazz que acontece todo ano durante o carnaval, é perfeito! Amo Garanhuns 🙂

  16. Ana , Adoro o seu Blog , venho aqui pelo menos uma vez por semana!
    Fiquei super feliz quando vi você voltando a morar em Pernambuco , sou Pernambucana também e adivinha de onde ?
    De Garanhuns , morei a vida toda lá e meus pais e familiares ainda moram!
    Você nem imagina como fiquei feliz em ver esse post !! Matei um pouco da saudade agora que estou longe e fiquei que nem uma besta aqui no escritório falando pra todo mundo :
    ” Olha minha cidade no Blog de decoração que eu ADORO , vem ver todo mundo ” rsrsrsrsrs

    Um beijão

  17. Ana!adorei ver a terinha,sou de Garanhuns e moro no Recife toda semana eu dou uma olhadinha no blog e dai vejo vc e sua familia na Suiça Pernambucana.Parabéns pelo blog e familia linda!!! Um cheiro.

  18. Ana, sou de Recife, moro em Candeias -Jaboatão dos Guararapes,no litoral ,adoro o agreste onde está localizada Garanhuns que adoro! Cidade linda , limpa onde tenho bons amigos. Mas Pernambuco tem muitas outras cidades maravilhosas: Flores onde se come o melhor queijo de coalho feito por D Terezinha,
    Triunfo cidade linda e maior altitude do Estado frio gostoso; Gravatá ,Suiça Pernambucana,Caruaru moderna e com a feira tão tradicional;Afogados da Ingazeira e Rio Pajeú;pedra, Caetés;Buique e o Vale do Catimbau com sítios arqueologicos fantásticos e inexploradosParque Nacional da Serra do Catimbau. Antigo Vale do Catimbau, foi criado pelo decreto 913/12 (2002), com 62.300 hectares, em dezembro de 2002, no estado de Pernambuco. Abrange os municípios de Buíque, Ibimirim e Tupanatinga ; estes são só exemplos do petencial natural e turistico da minha terra que tanto me orgulho.Beijos. Venham conhecer Pernambuco, comer queijo de coalho pois é originário de lá.

  19. Ana achei lindo o que vc falou da nossa cidade, Luiz Gonzaga vez uma música para ela que ficou conhecida como suiça Brasileira por causa do frio, esses dias está muito frio chegamos a 13 graus, é um cidade maravilhosa de viver. Obrigada pelo carinho e a forma encantadora que falaste de Garanhuns. Garanhuns é a cidade que fica entre as sete colinas,tranquila e gostosa, sendo conhecida pelo Festival de Inverno onde os habitantes da cidade triplicam e você participa de todas as atrações, oficinas, em diferentes locais desde músicas clássicas até o tradicional forró tudo gratuito, no periodo carnavalesco temos o Festival de JAZZ, várias aguas minerais e o delicioso chocolate Sete Colinas com o tradicional chocolate quente.Abraço carinhoso

  20. Ana, muito feliz de ver minha terrinha citada no blog, tb estou morando no rio, travo essa luta diária para dizer q o nordeste não é só tristeza e pobreza. Mostro as fotos do festival de inverno por exemplo e sempre perguntam se é no sul. Teve um ex professor meu que chegou ao ponto de dizer q os pernambucanos era doentes porque só bebiamos aguá suja. Levantei e disse uma outra coisa que vc esqueceu de citar no blog que nessa cidade tão linda que morro de sds a cada dia é considerada como tendo uma das melhores fontes de aguá mineral atualmente a Asa Branca. Vc me deixou com lágrimas nos olhos relembrando nossa cidade, obg por mostrar a todos o quanto crescemos privilegiadas. bjux

  21. Ana, acompanho seu site a um tempao, mas nunca comentei, hj nao poderia deixar passar, sou santista, mas filha de um pernambucano de Garanhuns, meu pai sempre me dizia com carinho, de sua terra, e um dia gostaria de conhecer as belezas dessa cidade.
    Bjao

  22. Sou alagoano de Maceió, e adoro ir a Garanhuns. A amiga do esqueceu de mencionar o Garanhuns Jazz Festival que se realiza todo ano la na
    cidade das Flores nos dias de carnaval, um grande espetáculo e como o Festival de inverno totalmente grátis para o público, vale conferir

  23. quero localizar minhas irma de garanhuns por nome de maria da conçeiçao casada com paulo fernando q morava na antiga fazenda do coronel figuera , meu telefone e 081 86450922 e tambem mas 2 q foi pra sao paulo por nome de zulmira e maria de lourdes

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here