O filtro de barro mais lindo do mundo e o Maos

Cheguei até o MAOS – Movimento de artesãs e ofícios, após um post viral que estava rolando no meu Facebook a respeito desse filtro de barro que é a coisa mais maravilhosa que você verá hoje, feito pela artesã Adriana, lá do Vale do Jequitinhonha (Mais informações, clica aqui. Ele está esgotado, mas é possível fazer encomendas através do Instagram @maos.art.br). Eu que estou doida por cactos, me apaixonei, e vou só esperar o bolso aliviar pra encomendar o meu.

filtro de barro
Mas além dessa lindeza de cacto, preciso falar sobre esse projeto maravilhoso que é o Maos, que lançou o Mira, e é de fato algo muito lindo e INCRÍVEL na vida de comunidades e no protagonismo feminino:

“Enxergamos o artesanato como um manifesto local que exprime contextos sociais, políticos, culturais, ambientais ou espirituais complexos, e que se mantêm influências vivas transitando entre o ancestral e o contemporâneo.

Por meio de imersões, encontros e prosas, queremos ser um canal para as vozes dessas mulheres, brasileiras, artesãs, lideranças, autoras de saberes e protagonistas de suas histórias”.

E após estudos e vivências com essas mulheres por várias partes do país, nasce o Mira,  um ateliê itinerante que serve não só como um espaço de visibilidade, como facilitador de negócios, onde todo o lucro é revertido para a sustentabilidade e financiamento do próprio projeto e ações locais.

No site tem histórias lindas, mais informações sobre o projeto e as comunidades, dados importantes (Você sabiam que 90% dos artesãos no Brasil atualmente são do sexo feminino?) fotos incríveis e uma série de produtos disponíveis.

artesãs

Artesanato é resistência <3

COMPARTILHE
Ana Medeiros
É a neta de D. Edite. Ana comanda o #ACQMVQ e vive diariamente decorando aqui e ali. Trabalha home office produzindo conteúdo para o blog e outras empresas das internetes. É mãe de dois pioios lindos, ama comer, desaguar nas palavras, e não dispensa uma caipirinha no fim de semana. Sabe que ser livre também é perder o controle, que morar é mais do que habitar e que um abraço apertado é melhor que banheira de ofurô.
Faça seu comentário

17 Comentários

  1. Adorei o filtro .Porém , com todo respeito ao artesanato …não vale 620 reais .É uma pena ,pois poderiam girar muito mais grana para quem faz ,se não fosse superfaturado a nivel de Brasil ,que o salario mínimo não chega a R$ 1.000 reais.
    Por isso a arte brasileira é sempre estancada .Tipo ,continua o feudalismo ..trabalhos manuais só pra classe Alta.

  2. Lindo o filtro!
    Mas o preço é um absurdo não desmerecendo nem desvalorizando o trabalho artesanal!
    Por até ser produto brasileiro, o preço deveria ser melhor para o mercado e clientes brasileiros !
    Parabéns pelo trabalho de todas as artesãs independente de qualquer sugestão, elogios ou até críticas!

  3. Concordo com você, Roger! Como vamos valorizar o artesanato local dessa forma?!
    A peça é lindíssima, mas por esse valor fica bem difícil obtê-la.
    Infelizmente a artesã não deve ficar com 30% dessa valor.

  4. Apenas para concordar com os comentários sb o preço absurdo e a questão da artesã que mete a mão no barro, literalmente, ficar com a menor parte certamente.

  5. Realmente é muito lindo comecei a procurar mais infelizmente não posso comprar pois o vlr é muito alto, e ainda tem o vlr do frete . Somente as pessoas da classe alta pode obter este produto, derrepente ele não foi feito para pessoas de baixa renda como várias outras coisas no Brasil.Só lamento.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here