
Cheguei até o MAOS – Movimento de artesãs e ofícios, após um post viral que estava rolando no meu Facebook a respeito desse filtro de barro que é a coisa mais maravilhosa que você verá hoje, feito pela artesã Adriana, lá do Vale do Jequitinhonha (Mais informações, clica aqui. Ele está esgotado, mas é possível fazer encomendas através do Instagram @maos.art.br). Eu que estou doida por cactos, me apaixonei, e vou só esperar o bolso aliviar pra encomendar o meu.
Mas além dessa lindeza de cacto, preciso falar sobre esse projeto maravilhoso que é o Maos, que lançou o Mira, e é de fato algo muito lindo e INCRÍVEL na vida de comunidades e no protagonismo feminino:
“Enxergamos o artesanato como um manifesto local que exprime contextos sociais, políticos, culturais, ambientais ou espirituais complexos, e que se mantêm influências vivas transitando entre o ancestral e o contemporâneo.
Por meio de imersões, encontros e prosas, queremos ser um canal para as vozes dessas mulheres, brasileiras, artesãs, lideranças, autoras de saberes e protagonistas de suas histórias”.
E após estudos e vivências com essas mulheres por várias partes do país, nasce o Mira, um ateliê itinerante que serve não só como um espaço de visibilidade, como facilitador de negócios, onde todo o lucro é revertido para a sustentabilidade e financiamento do próprio projeto e ações locais.
No site tem histórias lindas, mais informações sobre o projeto e as comunidades, dados importantes (Você sabiam que 90% dos artesãos no Brasil atualmente são do sexo feminino?) fotos incríveis e uma série de produtos disponíveis.
Artesanato é resistência <3
Emocionante! Aiii como amo o fazer manual!
Adorei o filtro .Porém , com todo respeito ao artesanato …não vale 620 reais .É uma pena ,pois poderiam girar muito mais grana para quem faz ,se não fosse superfaturado a nivel de Brasil ,que o salario mínimo não chega a R$ 1.000 reais.
Por isso a arte brasileira é sempre estancada .Tipo ,continua o feudalismo ..trabalhos manuais só pra classe Alta.
Concordo com você, Roger! Como vamos valorizar o artesanato local dessa forma?!
A peça é lindíssima, mas por esse valor fica bem difícil obtê-la.
Infelizmente a artesã não deve ficar com 30% dessa valor.
Concordo com vc ! Muito caro, é uma pena;
Concordo. Eu amo e valorizo o artesanato, mas raramente consigo comprar o que desejo. Tudo muito caro.
Concordo plenamente
Esse valor muito alto.
Eu super valoriso o artesanato, muito lindo o trabalho e dedicação em cada peça… mas ficarei só no desejo, salário de prof contratado não cabe esse valor.
Concordo plenamente com vc, pois algumas pessoas exploram o artesão pagando uma miséria a eles pela sua arte e vendendo fora, se locupletando e extorquindo os outros.
Lindo o filtro!
Mas o preço é um absurdo não desmerecendo nem desvalorizando o trabalho artesanal!
Por até ser produto brasileiro, o preço deveria ser melhor para o mercado e clientes brasileiros !
Parabéns pelo trabalho de todas as artesãs independente de qualquer sugestão, elogios ou até críticas!
Concordo com você, Roger! Como vamos valorizar o artesanato local dessa forma?!
A peça é lindíssima, mas por esse valor fica bem difícil obtê-la.
Infelizmente a artesã não deve ficar com 30% dessa valor.
Concordo com todos os comentários acima! Um absurdo o preço praticado!
Lindo mas não vale. Muito caro e só 3litros não cabe nada.
Absurdo mesmo!!! Como pode? Adoraria ter essa peça em casa, mas a esse preço, não dá!
Apenas para concordar com os comentários sb o preço absurdo e a questão da artesã que mete a mão no barro, literalmente, ficar com a menor parte certamente.
Comprei o Filtro achei lindo, mas não vale o valor cobrado, não comprarei e não indico.
Lindo, mas muito caro mesmo.
Quero presentear uma pessoa e ainda terei o frete a pagar, não dá
Achei o preço um absurdo!
Realmente é muito lindo comecei a procurar mais infelizmente não posso comprar pois o vlr é muito alto, e ainda tem o vlr do frete . Somente as pessoas da classe alta pode obter este produto, derrepente ele não foi feito para pessoas de baixa renda como várias outras coisas no Brasil.Só lamento.