Instalação Elétrica: Cuidados na hora de construir

A instalação elétrica é de extrema importância para qualquer estabelecimento, empreendimento ou domicílio. Seja residencial ou industrial, uma instalação elétrica mal feita apresenta sérios riscos aos proprietários de um imóvel.

Ameaça de incêndio, explosões causadas pela eletricidade e acidentes envolvendo choque elétrico são alguns dos principais fatores de risco.

Segundo dados do Departamento de Qualidade da Krona, riscos de choque elétrico estão diretamente relacionados aos valores das voltagens da instalação elétrica. E muito embora apenas altas voltagens causem grandes lesões, estamos expostos à baixas voltagens na maior parte do tempo e elas também oferecem perigo.

Contando com ajuda profissional, a elaboração de um projeto elétrico em uma edificação e seu processo de instalação devem ser executados levando em conta alguns cuidados na hora de construir:

Regulamentação

Instalação elétrica é um assunto sério. Uma instalação elétrica incorreta pode resultar em uma série de falhas, como fuga de corrente, curto-circuito e problemas de sobrecarga, além de oferecer sérios riscos e aumentar as chances de acidentes causados por tensões elétricas.

Para evitar que isso ocorra, toda instalação elétrica deve ser criteriosamente avaliada por um profissional qualificado e habilitado.

As normas técnicas (NBR5410) estabelecem parâmetros e condições mínimas de qualidade e desempenho que instalações elétricas de um projeto elétrico de edificação devem apresentar para que ofereçam funcionamento seguro.

Consumo

Outro ponto importante a ser levado em conta em projetos de instalação elétrica é o tipo de lâmpada e eletrodoméstico a ser utilizado.

O consumo consciente é uma preocupação cada vez maior e você deve estar atento a isso. Adquira produtos que reduzem o consumo de energia elétrica, como lâmpadas de led que consomem apenas 9 watts e eletrodomésticos com classificação de energia eficiente.

Manutenção 

Processos de manutenção eliminam riscos de acidente e devem ser facilitados. Sendo assim, o uso de Perfilado Perfurado é uma boa escolha para projetos de instalação elétrica.

Perfilados são perfis fabricados em aço carbono galvanizado, alumínio, aço inox ou aço C5Zl responsáveis por realizar a distribuição dos fios e cabos de maneira segura e organizada em instalações elétricas de pequeno e médio porte.

O uso de Perfilado 38x38mm facilita o transporte de eletricidade e encaminhamento da rede de dados, eliminando riscos e oferecendo maior praticidade aos processos de manutenção.

COMPARTILHE
Ana Medeiros
É a neta de D. Edite. Ana comanda o #ACQMVQ e vive diariamente decorando aqui e ali. Trabalha home office produzindo conteúdo para o blog e outras empresas das internetes. É mãe de dois pioios lindos, ama comer, desaguar nas palavras, e não dispensa uma caipirinha no fim de semana. Sabe que ser livre também é perder o controle, que morar é mais do que habitar e que um abraço apertado é melhor que banheira de ofurô.
Faça seu comentário

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here