Filé ao molho de cerveja preta e shoyu – Rápido e prático

Um dos programais mais legais de fazer quando você passa dos 30 (Ok, qualquer idade) é receber os amigos em casa pra um dia de bate papo e comilanças, concordam? Poderia passar o fim de semana inteiro comendo gente, me livrando das amarras da dieta dos dias úteis, hahaha #senhordoemagrecimentotanocomando.

Dia desses Elias e Aninha vieram aqui pra casa com algumas sacolas de supermercado,  chegaram chegando e mexendo nas panelas, acendendo o fogão, com receita em punho e muita disposição pra criar um super almoço de sábado. São tão prendados que já trouxeram a salada prontinha, incluindo molho caseiro maravilhoso de mostarda e mel.

filé ao molho de cerveja preta e shoyu1
Filé ao molho de cerveja preta e shoyu

Obviamente que corri pra pegar a máquina pra fotografar o “prato do dia” e depois de provar a delícia que ficou esse filé, já pedi a receita pra passar aqui no bloguénho. Anote aí que o bicho é bom demais:

Ingredientes:

8 bifes de filé mignon

8 bacon fatiados

150 ml de molho shoyu

300 ml de cerveja preta (preferência a gosto)

1 vidro pequeno de champignon fatiado em lâminas finas

4 colheres de sopa de manteiga

1 cebola média picadinha

1 tabletes de caldo de carne

1 colher de amido de milho dissolvido em água

Pimenta e sal a gosto

Modo de preparo:

A carne

Cortar os medalhões (dois dedos de espessura) e envolvê-los com fatias de bacon (se precisar, prender as fatias de bacon

com palitos de madeira ou linha de costura, pois costumam se soltar na hora de fritar). Fritar em óleo quente. O tempo de fritura vai depender de como você prefere o filé: ao ponto ou mal passado. E depois temperá-los a gosto para evitar a perda de água do medalhão na fritura.

Reserve.

O molho

Doure a cebola na mesma frigideira que fritou o filé com a manteiga, adicione o shoyu, a cerveja, o champignon e o caldo de carne. Deixe reduzir até dissolver o caldo de carne, em seguida adicione o filé e o amido de milho. Deixe engrossar por uns 5 minutos e depois sirva.

Obs.: O molho pode ser substituído por outro de sua preferência.

Foi servido com salada, arroz e purê de batatas. Garanto que se fizerem vão virar os zoinhos comendo viu? Bom demais!

(No mesmo dia peguei um pãozinho pra passar nesse molho, acho que pra sanduíches ele também fica uma delícia).

filé ao molho de cerveja preta e shoyu2

COMPARTILHE
Ana Medeiros
É a neta de D. Edite. Ana comanda o #ACQMVQ e vive diariamente decorando aqui e ali. Trabalha home office produzindo conteúdo para o blog e outras empresas das internetes. É mãe de dois pioios lindos, ama comer, desaguar nas palavras, e não dispensa uma caipirinha no fim de semana. Sabe que ser livre também é perder o controle, que morar é mais do que habitar e que um abraço apertado é melhor que banheira de ofurô.
Faça seu comentário

3 Comentários

  1. “Cerveja preta” é muito genérico. Geralmente associam cerveja preta com a malzbier brasileira, que basicamente é uma cerveja com aromatizante caramelo.
    Mas existem várias outras “cervejas pretas” que vão bem em molho para carnes.
    O melhor é escolher alguma artesanal dos estilos porter, stout e também rauchbier (cerveja com gosto defumado).
    Com certeza deixarão o molho mais gostoso 🙂

  2. Ana, eu faço de vez em qdo uma receita bem parecida, mas muuuito mais prática e só leva 3 ingredientes: 1/2 kg de carne de panela de sua preferência cortada em cubinhos + 2 latinhas de cerveja preta + 1 pacotinho daquela sopa de cebola em pó. Põe tudo na panela de pressão e deixa uns 15 a 20 min na pressão. Pronto! Mais nada. O marido lambe os beiço qdo eu faço essa receita kkkkk

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here