Época mais florida do ano chegando: aprenda este risoto de primavera

Para quem quiser, vale optar por A época mais florida do ano se aproxima, então, por que não fazer um risoto especial para celebrar? Vale lembrar que os legumes dessa estação são: abobrinha, cenoura, batata doce, chuchu, abóbora, pepino e muito. Mas, calma, que não será preciso usar tudo para criar um prato diferente e saboroso!

uma carne de acompanhamento. Embora esse alimento esteja com preço mais salgado nos últimos meses, existem alternativas interessantes, como a bisteca suína. Enquanto muitos cortes de carne bovina sai por mais de R$ 30 em grande parte dos mercados, como Extra e Carrefour, nestas ofertas do Savegnago há bisteca suína por R$ 14,90.

Este risoto que será apresentado a seguir tem poucos ingredientes e fica pronto em poucos minutos. Por isso, ele pode ser preparado para o dia a dia ou, ainda, um evento importante – acompanhado de uma carne, salada ou algo mais sofisticado. Veja só!

Ingredientes

●        Meia abobrinha pequena, em pequenos cubos;

●        Meia xícara de chá de cenoura cortada, em pequenos cubos também;

●        Meio pimentão vermelho médio, em pequenos cubos;

●        Meia xícara de chá de milho verde (em conserva);

●        Meia cebola média picada;

●        1 xícara de chá de arroz arbóreo cru;

●        2 colheres de sopa de manteiga sem sal;

●        1 litro de água fervente;

●        Caldo de legumes da sua preferência (ou natural);

●        4 colheres de sopa de queijo parmesão ralado.

Modo de preparo

  1. Em uma panela em fogo alto, coloque a manteiga e deixe-a derreter. Em seguida, adicione a cebola e refogue-a por uns dois minutos, até ficar cozida (transparente).
  2. Em um recipiente misture o caldo de legumes com a água.
  3. Coloque os cubos de abobrinha, cenoura, pimentão, milho e arroz. Mexa bem todos os ingredientes. Adicione a água com o caldo de legumes e mude o fogo para baixo. Mexa sem parar até perceber que a cenoura e o arroz estão macios. Em geral, isso leva 20 minutos.
  4. Retire o risoto do fogo, adicione o queijo ralado e sirva.

Observação: por conta do queijo e do caldo de legumes, o risoto já fica levemente salgado. Porém, é possível adicionar uma pitada de sal, se preferir.

Dicas e acompanhamento

Para fazer risoto, o ideal é optar pelo arroz arbóreo, porque ele retém muito bem o sabor dos outros ingredientes. No entanto, se não tiver e não puder comprá-lo, pode fazer com o arroz branco tradicional. A textura e até o sabor serão um pouco diferentes, mas não deixa de compensar como uma ótima opção de prato para qualquer momento.

Por se tratar de um risoto de legumes, ele combina bem com vinho branco. Uma escolha interessante são os rótulos de médio corpo, que podem ser encontrados em safras chilenas e francesas, principalmente.

Além das carnes, existem outros alimentos que casam perfeitamente com risotos, como aspargos, cogumelos refogados, camarão, salada caprese e salmão assado. Independentemente da escolha, o sabor agradará a todos.

Como esse prato é delicado, e menos calórico do que as versões com muitos queijos, a sobremesa pode ser mais intensa. Torta de limão, mousses e até pudim são doces deliciosos que valem a pena ser servidos depois de um risoto de legumes como esse.

Viu só como é fácil e rápido preparar um risoto para agradar a amigos e familiares? Além de essa opção ser perfeita para a primavera, já que usa legumes da estação, ela combina com vinhos, carnes e saladas. Então, que tal dar uma chance e se aventurar na cozinha?

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here