
Há dois dias atrás tivemos a “Hora do Planeta” onde diversos monumentos, pontos turísticos e outros lugares importantes do mundo, apagaram suas luzes como uma lembrança simbólica para que todos nós, possamos de alguma forma pouparmos os recursos do planeta e assim preservarmos o nosso clima. Já estamos cansados de saber que essas mudanças precisam começar dentro das nossas casas e com pequenas atitudes, que somadas, podem transformar o rumo das coisas.
Por isso eu te pergunto: Como anda o consumo de energia elétrica na sua casa? Você fala com seus filhos sobre a importância de economizar esse recurso? Que medidas podemos tomar para evitar o desperdício ajudando na preservação do meio ambiente e ainda pagarmos mais barato na conta de energia?
Vamos lá então porque não custa recapitularmos o que já aprendemos há muito tempo, mas que pelo corre corre dos nossos dias ou mesmo pela falta de hábito, esquecemos de colocar em prática:
- Pinte as paredes internas e os tetos da casa com cores claras. Elas refletem e espalham a luz para todo o ambiente;
- Aproveite ao máximo a luz do dia deixando cortinas e portas abertas. Em caso de mesas de trabalho e de leitura, coloque-as próximas às janelas;
- Deixe os globos e lustres transparentes sempre limpos para aproveitar ao máximo a potência das lâmpadas;
- No caso dos aparelhos de ar-condicionado, mantenha os filtros sempre bem higienizados;
- Use o termostato do ar-condicionado para regular a temperatura e evitar a sobrecarga do aparelho
- Máquina de lavar roupa e ferro de passar consomem bastante energia. Portanto, tente usá-los quando houver bastante roupa acumulada para realizar o trabalho de uma única vez;
- Em dias secos, ao invés de usar umidificadores eletrônicos, coloque um pano úmido pendurado no recinto e uma bacia com água;
- Evite deixar aparelhos eletrônicos em stand-by. Apesar de desligados, esse modo pode representar um gasto mensal de até 12%;
- Evite colocar o fogão e a geladeira próximos um do outro. Eles podem interferir no consumo de energia;
- Mantenha a borracha de vedação da geladeira sempre em bom estado;
- Regule a temperatura da geladeira no inverno, ajustando o termostato para evitar desperdício de consumo, e não forre as prateleiras para não exigir esforço redobrado do eletrodoméstico;
(Via: Atitudes Sustentáveis)
E pra reforçar a importância da economia de energia em nossas casas, A SECOM (Secretária de Comunicação Social) lançou no Youtube, no canal do Portal Brasil, o Vlog da Gabi, onde de forma bem humorada, didática, jovem, descolada e blogueira, hahaha, ela fala sobre o assunto e ainda dá outras dicas muito boas, olha só:
Já chamei o Vinícius pra sentar aqui no colinho da mamãe e assistimos alguns vídeos juntos. O melhor de tudo é que a curiosidade dele me levou a muitas outras reflexões e a conversa rendeu horas mesmo depois que saímos da frente do computador. Explicar para o pequeno que juntos podemos fazer a nossa parte pra preservarmos o nosso planeta, fez até que ele se sentisse meio super-herói e nem preciso dizer que a auto-estima dele ficou ótima né? Hahaha.