Do macro ao micro: os três principais níveis de organização do seu planner e como usar cada um deles

Seja para se organizar nos estudos, no trabalho, na vida pessoal ou em tudo isso junto, um bom planner é uma das melhores ferramentas de organização que você vai encontrar.

Prático, personalizável e adaptável para todas as suas necessidades, um planner permanente é a ferramenta ideal para deixar a sua vida muito mais simples e garantir que você sempre se lembre de todas as suas responsabilidades, compromissos, planos e mais.

E para ajudar nessa organização, a maior parte dos modelos de planners são divididos em três principais níveis de organização, de acordo com o tempo: anual, mensal, e semanal ou diário. Cada um desses níveis representa também um nível de organização da sua vida, e deve ser preenchido com uma mentalidade específica.

Quer saber mais como usar cada um desses “níveis” no seu planner 2022 e ter uma vida ainda mais organizada e produtiva no ano que está prestes a começar? Então vem com a gente que vamos te explicar tudo!

Planner anual

Pensado para ser preenchido no início do ano (ou no início do seu planejamento, quando ele começar com o ano já em andamento), o planner anual foi criado para dar uma perspectiva mais ampla de todo o seu ano, apresentando metas, prioridades e compromissos fixos. 

Planos que exigem bastante antecedência como férias, viagens, datas comemorativas e aniversários importantes, ou responsabilidades financeiras anuais como impostos e taxas são algumas das informações que pertencem à essa seção, permitindo que você tenha uma visão mais clara de como será o seu ano, e evitando que você se comprometa com mais responsabilidades do que deveria em determinados períodos.

Planner mensal

Com o planner anual já preenchido e uma perspectiva ampla do seu ano definida, a cada início de mês é a hora de preencher o planner mensal. Esse nível ajuda a incorporar os planos mais abrangentes para o ano em datas mais específicas, além de também organizar cada etapa do seu mês de uma maneira mais precisa. Além de compromissos, datas importantes e lembretes, esse nível também é ideal para a organização financeira, garantindo que você se lembre de contas, transferências e recebimentos nas datas certas, evitando atrasos e preocupações.

Planner semanal e diário

O planner semanal, também conhecido como weekly planner, e o planner diário fazem parte do terceiro nível, o mais detalhado, e são colocados juntos por serem muito similares: você pode escolher qual dos dois sistemas funciona melhor para a sua rotina. Para quem tem compromissos mais espaçados ao longo da semana (mas não menos importantes!), como cursos, consultas, reuniões ocasionais e mais, geralmente se adapta melhor ao modelo semanal, que oferece uma perspectiva ampla da semana como um todo.

Já para quem tem cada minuto do seu dia perfeitamente considerado e preenchido de coisas para fazer, o ideal é o planner diário, que ajuda a organizar todas as vinte e quatro horas de um único dia de maneira funcional e de visualização simples. Só não se esqueça de programar momentos para fazer uma pausa, descansar, comer e mais: produtividade é importante, mas a sua saúde também é.

Para saber ainda mais sobre organização, dicas de produtividade e muito mais, continue navegando pela nossa página e confira nossos outros posts!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here