Decorando salas de jogos de maneira criativa

A maioria das pessoas, na hora de mobiliar e decorar suas casas, procuram estampar em cada cômodo a sua identidade de acordo com suas afinidades e gostos. Outras pensam em ilustrar toda a sua versatilidade, transformando o ambiente em um lugar aconchegante e vivaz.

As salas de jogos têm sido cada vez mais comuns nas casas e apartamentos; estes espaços são geralmente destinados à diversão e lazer, aos passatempo e sobretudo a um tempo que a família pode passar juntas, desfrutando de jogos lúdicos. Algumas pessoas optam por criar um sala de jogos em um cômodo específico, destinado apenas à essas atividades; já outras preferem inseri-la em cômodos pré-existentes como a sala de estar, varanda ou mesmo na garagem.

Separamos aqui algumas dicas valiosas para quem deseja ter um desses espaços em casa, confira!

Primeiramente, é ideal que o proprietário do imóvel defina quais os jogos poderão ser realizados na sala ou no espaço para que, desta forma, ele possa delimitar os espaços e começar a escolher os móveis que combinem melhor com a sua decoração. Se optar por jogos eletrônicos, deve-se ficar atento para que estes não sobrecarreguem o ambiente.

Seria interessante em um ambiente desses, uma mesa para jogos como dominó, damas, xadrez ou até mesmo jogos de baralho, como o Poker. Entretanto, ter uma mesa nestes ambientes só é realmente necessária quando há um número ideal de jogadores para isso;Mas caso o proprietário jogue poker online em sites como a PokerStars, por exemplo, uma boa opção é ter um espaço com um computador personalizado e ambientado para os jogos, como este:

Imagem 01Lousas para marcar a pontuação também dão um ar mais despojado para o espaço e podem ainda ser combinadas com puffs e luminárias que trazem temas de jogos em seu design; e para deixar o ambiente mais alegre, a escolha das cores pode também se misturar à decoração. Cores quentes e frias podem ser mescladas na busca pela identidade do espaço e podem ainda ser complementadas com pôsteres animados com temas de jogos e afins. O interessante aqui é se atentar para a iluminação, que deve ser apropriada a prática dos jogos. No caso da sinuca, por exemplo, uma luminária baixa seria ideal para não prejudicar a visão dos jogadores e pode combinar muito bem com o estilo da decoração.

imagem 02 imagem 03imagem 04Alguns jogos a serem escolhidos podem ser inseridos em espaços menores, como a sala de estar e o living, por exemplo. Este é o caso, geralmente, de jogos de tabuleiro ou de alguns jogos eletrônicos. Entretanto, algumas mesas de jogos como pebolim, pingue-pongue ou sinuca exigem um espaço mais amplo e uma circulação generosa ao redor dela. Neste caso, seria mais sensato dedicar um cômodo a estes jogos.

imagem 05imagem 06 imagem 07imagem 08Por serem grandes ambientes capazes de armazenar toda a sorte de objetos, podemos abusar da marcenaria na sala de jogos como parte integrante da decoração.imagem 09 imagem 10

Outra dica bastante importante é para o piso, que deve ser adequado para evitar qualquer tipo de acidente durante os jogos (o pingue-pongue, por exemplo, é um esporte que exige uma movimentação constante, e requer um cuidado especial). Para estes casos, os pisos laminados ou algum outro tipo de piso anti-derrapante são os mais indicados.imagem 11

Vocês tem algum ambiente em casa destinado a diversão? Conta pra gente aqui nos comentários, ou nos mostra usando nossa querida hastag #avoqueria nas redes sociais.

COMPARTILHE
Ana Medeiros
É a neta de D. Edite. Ana comanda o #ACQMVQ e vive diariamente decorando aqui e ali. Trabalha home office produzindo conteúdo para o blog e outras empresas das internetes. É mãe de dois pioios lindos, ama comer, desaguar nas palavras, e não dispensa uma caipirinha no fim de semana. Sabe que ser livre também é perder o controle, que morar é mais do que habitar e que um abraço apertado é melhor que banheira de ofurô.
Faça seu comentário

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here