Decoração fora de série: Friends – A cafeteria Central Perk

Sem Título-1

Friends não foi apenas uma sitcom americana, mas a maior sitcom americana que você respeita! A série circulou pelas telinhas por uma década – de 1994 a 2004 – sendo, aqui no Brasil, transmitida pela Warner Channel (mas antes era pela Sony, sabiam?) e conta o enredo da vida de 6 amigos que vivem em Nova York. Sim, o enredo parece batido, mas isso porque as melhores séries vieram DEPOIS dessa e pegaram carona no trenzinho. Entre risadas, namoros, conselhos, bebedeiras, apostas, loucuras, descobertas, bebês, ex mulheres grávidas e muito café, os seis amigos mais famosos de Nova York tinham um ponto de encontro certo: o Central Perk.

O Centrel Perk é a cafeteria logo em frente do prédio onde Monica, Rachel, Chandler e Joey vivem (apenas Ross e Phoebe moram “fora”) e, por isso, acaba virando cenário fixo para o encontro dos amigos, que parecem ter bastante tempo de sobra para tomar café. Além disso, dois personagens trabalham lá por um tempo como garçonete/garçom: Rachel e Joey. E a gente não consegue dizer qual dos dois executou pior essa tarefa!

O cenário da cafeteria é tão icônico e tão lindinho que foi reconstruída uma réplica no Soho, em Nova York, em 2014 para celebrar os 20 anos da atração, mas, infelizmente, tinha data de expiração e só funcionou por um mês. Há boatos de que o cenário original se manteve intacto e é uma das atrações turísticas de Los Angeles, uma vez que os estúdios da Warner ficam lá. E no post de hoje, vamos mostrar cada cantinho dessa cafeteria que todo fã de respeito já sonhou em conhecer. Vamos nessa?!

Cafeteria 10 Cafeteria 10

Abusando do verde, marrom e laranja, a cafeteria tem um estilo meio… er… meio americano anos 90, né? Não consigo buscar uma definição melhor que essa! Há uma mistura de estampas, texturas, móveis e luminárias que, quando juntas, deixa o cenário lindo e confortável, despertando uma vontade enorme de dar uma pausa no trabalho e ir lá tomar um cafezinho, né? O famoso sofá no meio da cafeteria é o cantinho favorito dos amigos, tornando-se quase o cantinho exclusivo deles. Além de caber confortavelmente 4 pessoas e ter um super centro fazendo as vezes de mesa, o sofá tem a localização perfeita pois é perto do balcão, da entrada e tem uma visão perfeita para a área onde Phoebe se apresenta, com suas canções originalíssimas e tão pouco entendidas!

Cafeteria 7Cafeteria 8 (1)

Além do sofá e das poltronas, logo na entrada há um espaço para pendurar chapéus, casacos e guarda-chuva, que também dá uma sensação de conforto e de cantinho que a gente se sente em casa. As mesinhas espalhadas pelo ambiente são bem pequenas e um pouco mais altas, ideal para duas pessoas. As mesas maiores são localizadas na área da direita, bem perto do “palco” onde Phoebe se apresenta e há, ainda, os lugares pra sentar próximo ao balcão, pra quem estiver com mais pressa.

Cafeteria 1Cafeteria 2

A área próxima ao balcão é uma das minha preferidas, pois é cheia de prateleiras e estantes que expõem todos os produtos, desde caixinhas de chá e potes de café, a canecas, cafeteiras e bandejas. Acho uma bagunça organizada e que, mais uma vez, dá aquela sensação de estar em casa. A paredinha de tijolos aparentes é algo que me encanta e que a gente vê demais em cenário americano, né? E ela ainda é complementada pelo quadro negro onde são escritos os especiais do dia. Acho uma graça! E ta vendo aquela cortininha verde, branca e vermelha ali atrás? Olha só o que tem além dela…

Cafeteria 6 Cafeteria 9

Sim, ou você achou que eles subiam pra ir ao banheiro em casa? Apesar de aparecer pouquíssimo, há um banheiro – assim como há a parte da cozinha do café, mas essa unca foi mostrada – na cafeteria. Podemos ver essa parte do local nesse episódio onde Chandler conhece a garota que tem uma perna de pau rsrs. As paredes tem uma cor mais sóbria e há apenas um quadro entre as duas portas dos banheiros, mas o charme se dá por essa prateleira super kitsch à esquerda da parede.

Cafeteria 3 Cafeteria 4

Os quadros também são um charme à parte e eles vão mudando conforme as temporadas vão passando. Nessa mesma parede, por exemplo, ora há esse grande quadro redondo, que parece um bastidor, com esse homem-macaco-santo (???) com flores, ora há o quadro com a xícara de café, que também se tornou um dos símbolos da série. Os painéis luminosos também fazem parte da ambientação, seja em forma de palavras ou de xícaras, porque a regra do “menos é mais” não é nem um pouco aplicada aqui!

E então? Algum detalhe passou batido? Ficou com vontade de maratonar a série? Pois deixa aí teu comentário, que quem gosta de Friends, sujeito ruim não pode ser!

COMPARTILHE
Ana Medeiros
É a neta de D. Edite. Ana comanda o #ACQMVQ e vive diariamente decorando aqui e ali. Trabalha home office produzindo conteúdo para o blog e outras empresas das internetes. É mãe de dois pioios lindos, ama comer, desaguar nas palavras, e não dispensa uma caipirinha no fim de semana. Sabe que ser livre também é perder o controle, que morar é mais do que habitar e que um abraço apertado é melhor que banheira de ofurô.
Faça seu comentário

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here