
Que tal destravar suas chances de convocação para uma entrevista de emprego? Aproveite estas dicas de especialistas em seleção profissional e comece a reservar espaço em sua agenda!
1. Defina bem o seu objetivo
Qual o grau de definição do seu objetivo profissional? Uma coisa é querer arranjar um emprego logo ou, talvez, imaginar que seria legal trabalhar em home-office… mas a dica aqui é aprofundar esses pensamentos para entender muito bem o seu propósito e traçar uma estratégia certeira.
Quanto mais você tiver clareza quanto ao seu objetivo, melhor será o direcionamento da sua candidatura às oportunidades certas — e isso também ajuda a colocar você no radar das entrevistas nos processos de recrutamento e seleção de talentos.
2. Mude o visual do seu currículo
Nada como marcar um recomeço com uma nova versão do seu curriculum vitae! Use um modelo pronto de CV para garantir a formatação perfeita e permitir que você faça quantas edições forem necessárias para personalizar o documento básico ao se candidatar a cada vaga.
Como fazer a personalização do currículo:
- Inclua o nome da empresa e o título exato da vaga na seção Objetivo do CV.
- Use alguns termos que fazem parte do anúncio de emprego e outras palavras-chave ao longo do documento para reforçar a sintonia de suas qualificações com as expectativas para o cargo — como você vai ver a seguir.
- Se necessário, altere a aparência, a ordem das seções currículo ou até o tipo de currículo, de acordo com a cultura da empresa a que for se candidatar ou as características específicas de cada oportunidade.
3. Escolha as melhores palavras-chave
É cada vez mais importante colocar palavras-chave no currículo, no seu perfil no LinkedIn e em outros tipos de candidatura online. Isso porque muitos processos de seleção profissional usam softwares de triagem automática de candidatos com base na relevância do texto.
Mas lembre-se que as melhores palavras-chave são aquelas que passam longe de clichês e frases usadas apenas para impressionar.
4. Prepare uma boa carta de apresentação
Enviar a mensagem certa junto com o seu currículo é uma atitude que demonstra profissionalismo e pode contar pontos a favor de uma convocação para entrevista de emprego. Dica: você também pode partir de um modelo pronto de carta de apresentação para acertar na formatação e personalização!
Para isso, é importante que você escreva um texto enxuto, com começo, meio e fim para complementar (e não repetir de forma idêntica) as informações do seu CV.
<h3> Como escrever uma carta de apresentação profissional: <h3>
- Ao se apresentar, mencione sua profissão e/ou formação e o cargo para o qual você está se candidatando.
- Esclareça o seu objetivo, por exemplo, explicando por que você tem interesse no cargo, como se identifica com os valores da empresa e/ou de que forma poderia contribuir com a equipe.
- Dê exemplos de como suas habilidades ou experiências prévias podem ser úteis no desempenho do cargo desejado.
- Agradeça e não deixe de reforçar sua intenção de conversar melhor sobre a oportunidade.
5. Faça networking com moderação
Além de pesquisar anúncios de emprego online e se inscrever em sites de recrutamento de talentos, vale a pena consultar seus contatos para saber se há vagas na empresa em que trabalham. Você pode fazer isso através de aplicativos de mensagem direta pelas redes sociais, mas evite enviar o seu currículo para mais de um contato por vez.
O ideal é ter uma breve conversa com cada pessoa para que você possa explicar sobre o tipo de trabalho que está procurando e ouvir as indicações que elas quiserem compartilhar. Afinal, mesmo quem não está atuando em sua área pode lhe dar uma dica que tenha tudo a ver com o seu perfil profissional e até resulte na convocação para uma entrevista de emprego!