COMO IA ESTÁ TRANSFORMANDO DRASTICAMENTE O PROCESSO DE EDIÇÃO DE IMAGENS

A Inteligência Artificial (IA) está aí e está a provocar uma autêntica revolução silenciosa nas nossas vidas. Esta tecnologia atingiu finalmente um ponto em que está a alterar significativamente a forma como trabalhamos, como produzimos e até como consumimos. Na verdade, as conquistas tecnológicas são cada vez mais rápidas e regulares, mas mesmo assim as possibilidades imensas da IA ainda são capazes de nos maravilhar e surpreender.

Ao contrário do que muitos filmes e livros de ficção-científica nos contam, não há que temer a IA. As máquinas e os robôs não vão tomar conta da humanidade e escravizar o Homem. Esses são apenas os exageros do drama e do romance. A IA é uma ferramenta poderosa que está ao nosso dispor para nos ajudar, na vida pessoal e profissional, contribuindo para otimizar recursos, para criar um futuro mais sustentável e para facilitar o mundo do trabalho em geral.

Tomemos, por exemplo, a área do design gráfico e da fotografia, que tem sido uma das mais faladas quando é discutida a questão da IA. Para quem necessita de manipular ou criar imagens, sejam amadores ou profissionais, a IA permite melhorar a edição gráfica de forma mais simples, rápida e eficiente. A IA permite evitar ainda todos aqueles passos automáticos ou semi-manuais, que são simultaneamente desinteressantes e consomem muito tempo. Com a IA, é possível cortar imagens, otimizar fotos ou criar do zero arte para os seus projetos.

VANTAGENS DA IA NA EDIÇÃO E CRIAÇÃO DE IMAGENS

A IA está então a mudar drasticamente a indústria da criação de fotos e edição de imagens. Aliás, a próprias máquinas fotográficas digitais já vêm equipadas com vários aplicativos e funcionalidades que ajudam os fotógrafos e os editores a tirar as melhores fotos. São várias as técnicas e aplicações que permitem ajudar amadores e profissionais a optimizarem os seus processos, a pouparem tempo e a criarem mais e melhor conteúdo.

Por exemplo, uma das vantagens da IA passa pela possibilidade de escolher automaticamente as melhores fotos. Em vez de perder horas do seu dia a ver as centenas de fotos que tirou em busca da melhor, a IA pode fazer esse trabalho por si e evitando o erro humano. Há funcionalidades que permitem identificar automaticamente a melhor foto de entre um conjunto de várias semelhantes, com base na luz, no foco e no enquadramento.

Além disso, a IA permite dispor de várias ferramentas de forma simples, fácil e rápida. Ou seja, qualquer pessoa pode agora corrigir ou substituir o fundo das suas fotos, criar mascaras automáticas, melhorar a cor e a luz ou até mesmo utilizar o zoom de certas zonas da foto sem perder qualidade. E tudo isso sem que o conteúdo final demonstre qualquer interferência da IA. Por isso, não admira que esta tecnologia esteja a provocar uma autêntica revolução silenciosa.

O FUTURO DA IA E DA EDIÇÃO DE IMAGENS

Algumas pessoas confessam estar preocupadas ou apreensivas sobre o futuro da fotografia e do design gráfico com o advento da Inteligência Artificial. De acordo com os seus argumentos, acreditam que a tecnologia vai substituir esse trabalho manual e o actor criativo intrinsecamente humano. No entanto, isso poderá não ser bem assim. A verdade é que o que a IA está a fazer é a democratizar estas duas áreas e a torna-las acessíveis a toda a gente.

Obviamente que existem prós e contras sobre a IA, como acontece com tudo na vida. Mas claramente que os benefícios se sobrepõem às desvantagens. Por um lado, é ótimo que qualquer pessoa, inclusive quem não tenha formação ou conhecimento na área, possa produzir conteúdo gráfico de qualidade com a ajuda da IA. Isso pode levar a toda uma nova geração de artistas, designers e fotógrafos que, até então, apenas eram amadores apaixonados.

É impossível adivinhar o futuro, mas tudo parece apontar para as vantagens da IA. São vários os benefícios em recorrer a esta tecnologia no mundo da fotografia e do design gráfico. Como já vimos acima, com a IA pode poupar dezenas de horas de trabalho e, simultaneamente, criar melhor conteúdo para os seus clientes ou para as redes sociais. Mas como saber quando já chega? Seja que chegará um dia em que nada precisará de correção ou melhoria por causa da IA? Será que queremos esse mundo? São muitas as questões sem resposta ainda, mas para já o futuro parece radioso e promissor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho de compras