Como fazer um Brainstorming?

Devido a pandemia e o pós pandemia, muitas equipes de empresas estão com suas equipes em Home Office. Sendo assim, elas procuraram ferramentas para agilizar os trabalhos, processos e melhorar a produtividade.

Sendo assim, o processo de brainstorming é uma forma de organizar uma atividade, de forma detalhada e bem meticulosa. O brainstorming é algo que requer a atenção total de todos que participam sendo feito no local.

Sendo assim, quem está atualmente em Home Office poderá usar o brainstorming para melhorar seus processos. Isso irá ajudar a pessoa a render mais, colocar as ideias em prática, e melhorar o ambiente de trabalho junto a equipe remota.

Mas, você sabe como usar o brainstorming para isso? Selecionamos algumas dicas para você e sua equipe!

Identifique os Participantes

Normalmente para se ter um brainstorming eficaz, é necessário que tenha-se em número de participantes de 8 a 10, ainda que no ambiente online. Sendo assim, procure ter uma equipe diversificada para que você possa ter um bom sucesso em sessões de brainstorming.

Procure inserir dentro de uma sessão de brainstorming indivíduos diferentes, e com diversas habilidades. Pessoas que têm conhecimentos relevantes em vários assuntos para que haja uma boa discussão. Sendo assim, define a finalidade e diversifique.

Para que a sessão tenha bons resultados, recomendamos que se misture pessoas extrovertidas e introvertidas. Pegue participantes não muito criativos e coloque com criativos, visando assim ter respostas das mais diversas possíveis.

Depois dessa montagem, você terá de verificar a disponibilidade deles em perguntas. Mas, se ocorrer de serem pessoas de vários locais do globo, selecione um horário bom para todos. Mas, sempre faça isso com o melhor esforço possível, para que se tenha bons resultados.

Envie um bom e-mail de apresentação para a Reunião

Procure por meio desse e-mail de apresentação, informar a equipe que você espera que eles se apresentem de uma determinada forma na sessão. Se possível explicando a finalidade e com antecedência, já permitindo que eles cheguem abertos.

Além de explicar o objetivo, dê uma introdução ao problema e que você está procurando uma resolução. Envie material de apoio, links de matérias, ferramentas, agendas, ou qualquer coisa relevante para isso. Podendo ser calendários para eventos ou um convite por e-mail para o dia da sessão.

Depois que enviar o e-mail, procure permitir respostas por meio de um chat, para que eles possam confirmar o recebimento do convite e tirar dúvidas.

Procure incitar para que os participantes aproveitem a oportunidade para que eles possam pesquisar temas relevantes para a reunião. Sim, para que possa ser programado pautas relevantes, e que deixe a reunião objetiva, economizando tempo para todos.

Estabeleça um limite de tempo e mantenha-se fiel a ele

Se tem uma coisa que deve-se ter atenção em uma reunião de brainstorming online é a questão do tempo. Procure respeitar o tempo para cada tópico e a agenda do usuário. Qualquer tempo ganho com objetividade irá ajudar na agenda pessoal do participante.

A depender da empresa e do projeto, as pessoas nem sempre se encontram no mesmo fuso horário. Procure fazer com que a reunião não caia nem no horário de café da manhã nem no almoço deles. Planeje uma data e dia o máximo possível de conforto para todos.

Confie em Métodos de Brainstorming Adequados

Existem várias técnicas por aí de brainstorming. Porém, dependendo da sua necessidade, nem todas elas se aplicam ou funcionam. A técnica de role storming, por exemplo, é melhor aplicada e se tem melhores resultados em uma sessão presencial de roda.

Nem toda técnica é adequada pro tema que você escolheu. Mapas mentais é para sessões onde ideias precisam ser criadas. A técnica dos 5 porquês por exemplo é melhor aplicada para resolver problemas ou descobrir de onde ele se iniciou.

Conclusão

O Brainstorming é ótimo para gerenciar equipes e obter resultados. Sendo assim, procure entender as mais variadas técnicas existentes. Atente-se para o tempo e procure ser objetivo em cada ponto. Quanto mais profunda, rápida e séria for a reunião, melhores resultados virão. 

Tenha em mente que é possível criar um brainstorming para literalmente tudo, desde uma  decoração de sala até um trabalho mais voltado para administração empresarial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho de compras