
APAIXONADA. É assim que eu tô desde que descobri as possibilidades mil deste materialzinho chamado de hama beads pela maioria. Pela maioria. Mas como o idioma francês tem a fama de dificultar qualquer coisinha, toma lá: “perles à repasser” é o nome delas por aqui. E cadê que eu sabia disso? Fiz mímica até dizer chega e cair na mão de vendedoras pacientes e entendedoras, que me mandaram seguir pra lojinhas certas. Depois, foi só paixão, minha gente, ê diaxo…
As hamas ou “pérolas” de passar são estes tipos de miçangas em plástico e você vai montando desenhos nas bases de acrílico. Depois, com um papel sulfite que costuma vir em kits junto com as Hama, a gente passa ferro não muito quente, elas derretem e formam os desenhos que a gente quiser.
Por aqui são vendidas assim, em saquinhos, com cores separadas ou juntas e com mil unidades. Mas também há potes enormes com mais delas. As bases, em diferentes formas, te possibilita milhares de criações. Além disso, uma pinça própria pra elas ajuda muito.
Pra montar os desenhos, já há moldes próprios para esta técnica. Ok. Geralmente são voltados só para crianças, mas aí a gente vira essa net de cabeça pra baixo até achar um que agrade. Ou então, encontra uma imagem comum, imprime e põe por baixo da base, pra ir te guiando, sabe? Como a base é transparente, fica tudo certo.
Mas se não achar nada que te agrade, vai criando, se inspirando no que já existe e em formas simples. Meus primeiros porta-copos foram donuts. E estavam tão gostosos que comi um pedaço 😀 Super fácil, hein? Só ir seguindo o formato da própria base.
Mas eu queria mais e a dificuldade, claro, também aumentou, tipo grau créu 4. Fui no zoião mesmo, olhando a imagem e montando. Há Hama menorzinha e ainda maior, pra o público infantil acima dos 5 anos, por exemplo. Mas esta pra mim foi ideal. Fui montando o desenho, relaxando, uma delícia!
Depois do desenho pronto, peguei o papel sulfite e apliquei o ferro. Aí tá a dica: o ferro não pode tá quentãooo, na última temperatura, porque derrete demais as miçangas e até a base de acrílico. É melhor passar várias vezes o ferro morno até notar que o papel vai ficando molhadinho por cada miçanga. Observa bem se tudo tá derretido. Vai repetindo o processo até notar que as miçangas estejam mais gordinhas, com o furinho do meio menor.
Esperei esfriar e faz isso também, plis! Porque é plástico quente aí, queima mesmo. Nota como elas ficam derretidas?
E aí está a minha kombi retrozinha! Este é o lado derretido…
E outro que fica virado pra base, fica assim..
Você pode passar ferro dos dois lados como eu fiz. Prefiro passar pra ficar mais poroso e não escorregar quando for servir algo, quando o copo “suar” com aquele cerva geladjéénha!
Ainn que eu tô amando as possibilidades e adorando criar vários desenhos!
Beijo estalado e até breve!
pelamordedeus!!! onde compro isso no Brasil???
Gráficos para bordado em ponto cruz devem ficar o máximo!
@Marilia,
Ainnn mulher,deve ficar mesmo! Mas como eu nunca bordei ponto cruz, achei que fosse diferente, que precisaria mais destreza. Mas vou tentar! Um bjo!
Eva,
Realmente isso vicia, um perigo…rsrs… da gente ficar pobre comprando miçanga e plaquinhas 🙂
No verão passado, meu filho Daniel (com 12 anos)quebrou o braço direito no primeiro dia de férias . E ficou um xarope, “num dá prá ir a praia, num posso nadar, jogar bola…”
Minha irmã que mora em Bruxelas, esteve aqui e minha sobrinha de 6 anos, tava uma craque nesse negócio . E eu nem conhecia, nunca tinha visto. Pensei : “como estou por fora…rsrs…que véia”…Os meus aprenderam logo a fazer , comprei placa de vários formatos e miçanga de tudo quanto foi cor. Foi a salvação da lavoura. Fizeram chaveiro, imãs de geladeira, porta copos.
Passavam o dia concentrados , tenho um albúm no Pinterest lotado de idéias.Mas até risco de ponto cruz dá prá inspirar e montar letras, números, flores, etc…
PS: No IKEA vendem um potão tudo misturado, mas não são de boa qualidade, umas derretem mais rápido que outras. Besitos
@Michelle Hernandez,
Mulher do céu, vicia muito. E também não conhecia, descobri aqui, toda veinha eu também hahahaha 😀 Que bom que salvou as férias do teu filhote! Oooo eu vi esse potão! Fiquei me coçando pra comprar, mas como já tinha comprado vários pacotinhos, segurei a onda. Mas volto pro Brasil em agosto, e não sei se até lá ainda sobra alguma pra contar história e talvez precise mesmo ir lá hahaha Um beijão!
Olá amiga, estou passando por aqui mais uma vez, desculpa por não deixar comentário na maioria das vezes que te visito, mas dessa vez tenho que confessar que o teu blog está muito bonito, ah, e estou te seguindo há bastante tempo já, beijokas
Visite meu blog – Tita Carré – Crochet
@Tita Carré,
Que bom que gostou, Tita! Muito obrigada!
Um bjo!
que bárbaro!!!!! eu querooo! essa ideia é genial! *_* acabei de conhecer o teu blog, e me encantei por ele. muito fofo! Já coloquei no meu feed. 😀
Riscos e Rabiscos
@bia reys,
Hahahaha êêê Bia, que massa! Que bom que gostou, o trem vicia mesmo! Muiiiiiiito obrigada, viu? Um beijo carinhoso!
Oi, que legal a novidade!! Agora vou começar a dar uma procurada por ai. Mas pode usar para coisas quentes? Estou querendo fazer um descanso de panelas para a mesa.
Bjuss
Parabéns pelo site, está muito legal, sempre acompanho, parabéns pelo trabalho e criativa.
@Luana,
Mulher, eu não acho uma boa ideia usar Hama pra coisas quentes, porque ela vai continuar derretendo. Depois que fiz algumas coisas, ainda achei que precisava derreter mais, apliquei o ferro e elas derretem, mesmo depois de dias do desenho pronto. Ao menos essas que usei. Só se a sua ideia é fazer descanso de panela com uma certa altura e aplicar Hamas na lateral, onde não tenha contato com o calor da panela.
Muito obrigada por ter gostado! Um beijão!
AHhhh que massa!!!! Amei esse material!!! certamente eu ia inventar moda e ia acabar por colocar ele em paredes, fazer quadrinhos ou algo do gênero… consegui visualizar essa Kombi facilmente adaptada para um quarto de menino! In love!!!! Arrasou na dica e na Kombi Eva!
@Moema Bella,
Hahahahha eitaaa mais uma viciada! Hahhaha Moema, é uma cooisa de tão legal, eu tô amando! E a ideia do quadrinho é mesmo muito massa, super ficaria lindo!
Um beijo grandão, viu? Muito obrigada!!
Putz! Nunca tinha ouvido falar desse troço hahaha vende mesmo isso no Brasil?
Tudo lindo.. nunca vi para vender, mas amei!!!
Procure gráficos de ponto cruz q vc conseguirá desenhos lindissímos também.
Beijos
@Bruna,
Ainn Bruna, que bom que gostou! Será que eu consigo fazer por meio do ponto cruz, já que nunca bordei? Eu vou tentar sim, podexá!
Um beijo grande!
Que lindooooooo!!! Amei, adoro esse estilo “pixelzado” rs
@Iriadne Vieira,
Ééé! Fica com essa cara mesmo! E se não me engano, as miçangas tem esse nome no Brasil, “Pixel beads”.
Que bom que gostou, Iriadne! Muito obrigada, viu? Bjoss!!
Curti a ideia! Criançada iria adorar!
@Ramón Rodrigues,
Vixe que se soltar essas miçangas não mão da meninada, não vão querer parar! Vou levar pro meu sobrinho quando voltar. Mas confesso: vou brincar junto com ele hahaha
Bjos, obrigada, Ramón!
Tenho muita vontade de fazer mas nunca vi pra comprar aqui no Brasil, tem algum site banaca que possam me recomendar?
@João,
Eu só conheço uma marca que vende virtual aí no Brasil, deve ter outras, mas te passo a que sei, que é a http://www.pixelshop.com.br Eu nunca comprei, porque conheci a técnica aqui, mas quando voltar, devo comprar. Checa direitinho com eles.
Que bom que gostou, beijos!
Nossa, que ideia linda e interessante! Nunca tinha visto nada igual, amei!
gostei muito sabe se no brasil tem.
Adorei tudo e conheci esta tecnica com vc. Onde consigo mais moldes para fazer? Bjs
Quero saber onde compro esse material
Boa noite, alguem sabe me falar se as plcas tem que ser compativel com os milimetros das beats? Ou sao padrao e serve para todas medidas.
Boa noite onde eu compro tudo isso aqui até a base como as peças, aqui em São Paulo tem?